Use o Utilitário de Disco do Mac para criar um conjunto de discos
Você pode criar uma Matriz Redundante de Discos Independentes (RAID) para otimizar o desempenho de armazenamento e aumentar a confiabilidade em caso de falha no disco. Você também pode criar um conjunto que concatene discos menores para funcionar como um disco maior.
Abra o Utilitário de Disco para mim
Abra o app Utilitário de Disco no Mac.
Se o Utilitário de Disco não estiver aberto, clique em no Dock, digite “Utilitário de Disco” no campo de Busca e clique em .
Escolha Arquivo > Assistente RAID.
Selecione um tipo de conjunto:
Conjunto RAID com gravação múltipla (RAID 0): um conjunto RAID com gravação múltipla pode acelerar o acesso aos dados. Você não pode criar um conjunto RAID em seu disco de inicialização; você deve primeiro inicializar seu computador a partir de outro disco.
Conjunto RAID espelhado (RAID 1): protege seus dados contra falhas de hardware com um conjunto RAID espelhado. Ao criar um conjunto RAID espelhado, seus dados são gravados em vários discos, para que as informações sejam armazenadas com redundância. Você não pode criar um conjunto RAID em seu disco de inicialização; você deve primeiro inicializar seu computador a partir de outro disco.
Conjunto de Discos Concatenado (JBOD): aumenta o espaço de armazenamento com um conjunto de discos concatenado. Se você precisar de um disco de tamanho grande, mas possuir vários discos menores, é possível criar um conjunto de disco concatenado para utilizá-lo como um disco grande.
Marque nas caixas de verificação dos discos que deseja incluir no conjunto.
Em cada disco, clique no menu local na coluna Função e escolha “Segmento RAID” ou “Reserva” para designar o disco como um membro padrão ou reserva no conjunto e clique em Próximo.
Insira um nome para o conjunto RAID no campo Nome do RAID
Clique no menu local Formato e escolha um formato de volume para todos os discos do conjunto. (Consulte Formatos de sistema de arquivo disponíveis no Utilitário de Disco.)
Clique no menu local “Tamanho do fragmento” e escolha um tamanho de fragmento de disco para ser usado em todos os discos.
Quando você cria um conjunto de gravação múltipla, fragmentos de dados do mesmo arquivo são distribuídos pelos discos. Idealmente, deseja-se que os dados sejam distribuídos pelos discos de maneira homogênea e com um tamanho otimizado para que sejam acessados de maneira eficiente. Se você deseja que seu conjunto tenha uma alta capacidade de dados, selecione um tamanho de fragmento menor para que os dados sejam distribuídos pelos discos, e um possa acessá-los enquanto outro procura pelo próximo fragmento. Com conjuntos de discos espelhados, escolha um tamanho de fragmento que corresponda aos dados que você está acessando. Por exemplo, o Mac acessa fragmentos grandes de dados quando trabalha com arquivos de vídeo, mas quando um banco de dados formado por vários registros pequenos é utilizado, os discos podem acessar fragmentos menores de informação.
Se você está criando um conjunto RAID espelhado, selecione a caixa de verificação “Reconstruir automaticamente” para permitir que o conjunto seja reconstruído automaticamente quando discos forem reconectados.
Clique em Criar.
Clique em OK.
Se você possuir um Mac Pro com um cartão RAID para o Mac Pro, utilize o Utilitário RAID. Ele usa o cartão RAID para obter um melhor desempenho e para criar mais tipos de conjuntos RAID.