Otimizar as redes Wi-Fi para dispositivos Apple
Atribuir nomes às rede Wi-Fi
Consoante a organização, poderá querer criar vários identificadores de rede (SSID) para finalidades diversas, como uma rede para empreiteiros ou uma rede para visitantes. Dado que os SSID acrescentam tráfego de gestão à rede, deve haver cuidado em não criar mais do que os necessários, de forma a deixar espaço disponível para o tráfego de dados. Três SSID ou menos é o número recomendado.
Tenha presente estas boas práticas de identificação da sua rede ou redes:
Avoid creating excessive service set identifiers (SSIDs) (Evite criar identificadores de definição de serviço (SSID) excessivos): ao planear os nomes das redes, pondere utilizar um único SSID para todos os dispositivos com funcionalidades semelhantes. Cada SSID ativado numa rede acrescenta tráfego de gestão à rede e diminui o espaço disponível para o tráfego de dados. Três SSID ou menos é o número recomendado para garantir o melhor desempenho. Um sistema de controlo de acesso com base em funções, disponível em muitas implementações LAN sem fios, pode ser usado para ajudar a manter o número de SSID reduzido ao mesmo tempo que os utilizadores têm acesso às redes desejadas.
Avoid using “hidden” SSIDs (É de evitar o uso de SSIDs “ocultos”): as redes ocultas são redes que não transmitem o respetivo SSID através de Wi-Fi. As redes ocultas são, por vezes, incorretamente designadas de fechadas, porque o SSID é omitido na informação do identificador. As redes não ocultas são, por vezes, designadas de redes de difusão, porque o nome do SSID é difundido na informação do identificador. Uma vez que os utilizadores tendem a deslocar-se com os dispositivos Apple, os SSIDs ocultos retardam com frequência a associação à rede e afetam o desempenho do roaming. Além disso, ocultar o SSID não se traduz numa vantagem de segurança, pois os atacantes podem simplesmente obter o SSID a partir de outro tráfego de gestão, como pedidos e respostas de sondas. Os SSID ocultos podem inclusive obrigar o dispositivo a usar mais bateria ao longo do tempo do que com um SSID difundido, reduzindo o tempo de utilização da respetiva bateria.
Obter cobertura Wi‑Fi adequada
Nota: este conteúdo refere-se ao design de redes Wi-Fi na América do Norte. As restrições e os requisitos relativos aos desenho de redes poderão ser diferentes noutros países ou regiões.
A disposição física da escola ou escritórios e a forma como as pessoas interagem nesses espaços são essenciais para o desenho da rede. Por exemplo, numa pequena empresa, os utilizadores poderão deslocar-se pelas instalações durante o dia ou ter reuniões em salas de conferência ou em gabinetes. Neste cenário, o acesso à rede tem origem em:
atividades de largura de banda baixa (por exemplo, consultar o correio e os calendários e navegar na internet);
atividades de largura de banda alta (por exemplo, a utilização de ferramentas de colaboração por voz ou por videoconferência, como, por exemplo, o FaceTime, WebEx ou Cisco Jabber).
Quando os utilizadores participam em atividades de largura de banda alta, a cobertura de Wi-Fi tem a prioridade mais elevada. Um design de Wi-Fi para este tipo de ambiente poderá incluir um pequeno número de pontos de acesso (AP) em cada andar de modo a fornecer cobertura aos escritórios, mas poderá ser também necessário instalar pontos de acesso adicionais em áreas onde um grande número de empregados se reúnem como, por exemplo, salas de conferência. Os pontos de acesso devem fornecer a capacidade adequada para atividades de largura de banda alta, assegurando a colocação e potência de saída adequadas. O número de canais disponíveis também é importante, sendo portanto necessário ter em conta a amplitude das frequências das redes Wi-Fi. Existem duas opções:
5 GHz: no mínimo, estão sempre disponíveis oito canais sem sobreposição, embora o número varie entre os fornecedores e de país para país. Uma vez que os fornos de micro-ondas, telefones sem fios e muitos outros dispositivos partilham as mesmas frequências da banda de 2,4 GHz, a banda de 5 GHz é muito mais adequada à utilização de Wi-Fi. Porque os sinais de 5 GHz não penetram paredes e outras barreiras tão bem como os sinais de 2,4 GHz, o que resulta numa área de cobertura mais reduzida, as redes 5 GHz são ótimas para uma elevada densidade de dispositivos num espaço fechado, como uma sala de aula ou uma sala de reuniões.
2,4 GHz: na América do Norte, existem 11 canais que podem ser utilizados. Muitos destes canais sobrepõem-se entre si, o que pode provocar interferências. Para evitar a interferência de co-canais e de canais adjacentes na rede, utilize os canais 1, 6 e 11, os quais não se sobrepõem.
Importante: a cobertura sem fios deverá abranger todo o espaço de trabalho. Se estiverem a ser utilizados dispositivos anteriores, ambas as bandas Wi-Fi, 802.11b/g/n/ax 2,4 GHz e 802.11a/n/ac/ax 5 GHz, deverão ser relevantes para o planeamento do design.
Durante a concepção das redes, é boa ideia ter presente o modo como os dispositivos Apple procuram uma ligação de melhor qualidade, para assim poder planear mais eficazmente:
Know the trigger threshold for Apple devices (Saber qual o limiar de ativação dos dispositivos Apple): o limiar de ativação é o nível de sinal (em dBm) a que um cliente inicia a pesquisa de uma ligação melhor. O limiar de ativação dos computadores Mac situa-se em –75 dBm e dos dispositivos iPhone e iPad situa-se em -70 dBm. Por conseguinte, por exemplo, se conceber células de 5 GHz com uma sobreposição de -67 dBm, os dispositivos permanecem ligados ao atual identificador de definição de serviço básico (BSSID) durante mais tempo do que o esperado. Quanto é ultrapassado o limiar, os dispositivos iniciam a pesquisa para encontrar possíveis BSSID de roaming para o atual identificador da rede sem fios (ESSID).
Know how iPhone and iPad devices see cell boundaries (Saber de que forma os dispositivos iPhone e iPad visualizam os limites de células): as antenas de um computador portátil são muito maiores e mais potentes do que as de um smartphone ou tablet, daí que os dispositivos iPhone e iPad veem diferentes limites de células do que seria esperado. O ideal será efetuar a medição com o dispositivo de destino.
Obter capacidade Wi‑Fi adequada
O padrão de utilização esperado dos dispositivos Apple deve fazer parte do design da rede Wi-Fi.
A maioria dos pontos de acesso (AP) modernos de categoria empresarial têm uma capacidade até 50 clientes Wi-Fi ou até mais (embora a experiência do utilizador seja muito provavelmente insatisfatória se esse número de dispositivos utilizarem um único ponto de acesso 802.11n). A experiência de cada utilizador depende da largura de banda sem fios disponível no canal que o dispositivo está a usar e do número de dispositivos que estão a partilhar essa largura de banda. À medida que mais dispositivos usam o mesmo canal, a velocidade de rede relativa diminui nesses dispositivos.
Por exemplo, considere-se uma escola com 1100 alunos e 30 professores num edifício de dois andares. Cada aluno tem um iPad e cada professor tem um MacBook Pro e um iPad. Cada sala de aula comporta cerca de 36 alunos e as salas de aula são contíguas. Ao longo do dia, os alunos pesquisam a Internet, veem vídeos educativos e copiam ficheiros de e para um servidor de ficheiros na rede de área local (LAN).
Este cenário necessitaria de um design Wi-Fi bastante complexo. Para a cobertura abranger o elevado número de dispositivos em cada sala de aula, poderia ser necessário um ponto de acesso por cada uma. Para as áreas comuns, o número de pontos de acesso deverá depender da densidade de dispositivos Wi-Fi utilizados nesses espaços.
Dica: realize um estudo prévio do local para determinar o número exato de pontos de acesso necessários e onde esses pontos de acesso deverão ser montados. O estudo do local deverá também determinar as definições de alimentação adequadas para o rádio de cada ponto de acesso. Após a conclusão da instalação da rede Wi-Fi, efetue um estudo de pós-instalação do local para confirmar o ambiente Wi-Fi. Por exemplo, para uma rede desenhada para suportar um grande número de pessoas num edifício, é melhor validar o desenho com as pessoas no edifício porque as pessoas absorvem sinais de radiofrequência (RF). Se as portas das salas de aula estão fechadas quando a rede é utilizada, a porta deve estar fechada ao validar o desenho.
Hardware e difusão
Os pontos de acesso e o restante hardware dedicado à infraestrutura Wi-Fi deverão ter a mesma capacidade e funcionalidades ativadas a fim de evitar que os utilizadores tenham uma experiência de Wi-Fi inconsistente. Por exemplo, uma rede 802.11ac deve ser configurada de forma consistente em todos os pontos de acesso, em vez de alguns pontos de acesso serem configurados para 802.11n com o mesmo nome da rede. A arquitetura de rede de configuração zero do Bonjour oferece suporte para a publicação e descoberta de serviços numa rede de área local ou de área alargada. Bonjour deve estar ativado na rede, sempre que se pretender acesso a aplicações e serviços da Apple como Sala de Aula, AirPlay e AirPrint.