DESLOCAMENTO
A função DESLOCAMENTO tem como resultado uma tabela de células que é o número especificado de linhas e colunas a partir da célula de base especificada.
DESLOCAMENTO(base; deslocamento-linha; coluna-deslocação; linhas; colunas)
base: A referência da célula a partir da qual os deslocamentos são medidos.
deslocamento-linha: O número de linhas da célula-base à célula de destino. deslocamento-linha é um valor numérico. 0 significa que a célula de destino está na mesma linha que a célula-base. Um número negativo significa que a célula de destino está numa linha acima da base.
coluna-deslocação: O número de colunas da célula-base à célula de destino. coluna-deslocação é um valor numérico. 0 significa que a célula de destino está na mesma coluna que a célula-base. Um número negativo significa que a célula de destino está numa coluna à esquerda da base.
linhas: Um valor numérico opcional que especifica o número de linhas a devolver partindo da localização de deslocamento.
colunas: Um valor numérico opcional que especifica o número de colunas a devolver partindo da localização de deslocamento.
Exemplos |
---|
Imagine que introduziu 1 na célula D7, 2 na célula D8, 3 na célula D9, 4 na célula E7, 5 na célula E8 e 6 na célula E9. =DESLOCAMENTO(D7; 0; 0; 3; 1) introduzido na célula B6 resulta em erro, dado que nas 3 linhas e 1 coluna do resultado (a coleção D7:D9) não há uma única intersecção com B6 (não há nenhuma). =DESLOCAMENTO(D7; 0; 0; 3; 1) introduzido na célula D4 resulta em erro, dado que nas 3 linhas e 1 coluna do resultado (a coleção D7:D9) não há uma única intersecção com D4 (há três). =DESLOCAMENTO(D7; 0; 0; 3; 1) introduzido na célula B8 resulta em 2, uma vez que nas 3 linhas e 1 coluna do resultado (a coleção D7:D9) há uma única intersecção com B8 (a célula D8, que contém 2). =DESLOCAMENTO(D7:D9; 0; 1; 3; 1) introduzido na célula B7 resulta em 4, dado que nas 3 linhas e 1 coluna do resultado (a coleção E7:E9) há uma única intersecção com B7 (a célula E8, que contém 4). Os exemplos que se seguem não utilizam os conteúdos de células assumidos, que foram analisados nos exemplos anteriores. =DESLOCAMENTO(A1; 5; 5) tem como resultado o valor da célula F6, dado que é a célula cinco colunas à direita e cinco linhas abaixo da célula A1. =DESLOCAMENTO(G13; 0; -1) tem como resultado o valor na célula à esquerda de G13, o valor de F13. =SOMA(DESLOCAMENTO(A7; 2; 3; 5; 5)) tem como resultado a soma dos valores nas células D9 a H13, as cinco linhas e cinco colunas que começam duas linhas à direita e três colunas abaixo da célula A7. =SOMA(DESLOCAMENTO(INDIRETO(A1); 0; 0; A2; A3)) tem como resultado a soma do número de linhas e de colunas especificado em A2 e A3, respetivamente, começando pela célula base especificada em A1. |