Viagem
Por , Redação Vogue

Quando se trata das melhores férias na Itália, as cidades costeiras podem vir imediatamente à mente. Com cerca de 7.900 milhas de costa, a península italiana oferece sabores muito diferentes de sol, mar e areia por toda a bota europeia: a beleza com aroma de limão de Positano; a bela elegância do verdejante Portofino; as vibrações rústicas e descontraídas das comunas do lado mediterrâneo na Puglia, os edifícios desordenados de tirar o fôlego em todos os cinco assentamentos de Cinque Terre e a grande energia dos iates em Capri dos glamorosos resorts insulares da Itália.

Na Itália, é sempre uma boa hora para ir ao mar, mesmo fora da temporada. É só uma questão de qual cidade costeira visitar e pela qual se apaixonar. Os movimentados restaurantes de Roma, os elegantes hotéis de Milão e os museus históricos de Florença podem esperar; por mais que adoremos as grandes cidades e as encostas onduladas da Itália, as cidades costeiras têm muito a oferecer a todos os tipos de viajantes, seja visitando pela primeira vez ou marcando seu décimo carimbo no passaporte de Roma-Fiumicino.

Abaixo, veja 15 das melhores cidades costeiras italianas, da Sicília a Manarola, bem como recomendações de onde ficar aprovadas pela Condé Nast Traveler. Esses paraísos costeiros têm vistas do Mediterrâneo, praias imaculadas, excelentes frutos do mar e arquitetura bem preservada – todos eles merecem uma parada em sua próxima viagem. Aviso: você pode nunca mais querer voltar de lá.

Ravello, Campania

Ravello, Campania — Foto: Getty Images
Ravello, Campania — Foto: Getty Images

Ravello, localizada no alto de uma montanha a cinco quilômetros da cidade de Amalfi, não é apenas um rosto bonito. Aqui você encontrará muitos restaurantes, cafés, museus e muitas vilas encantadoras. Não se esqueça de visitar a Villa Rufolo, do século XIII, que oferece vistas sublimes da costa, um jardim sempre em flor e um legado musical - o compositor alemão Richard Wagner passou algum tempo aqui em 1800; uma série de concertos ao ar livre inspirados nele e em seu trabalho acontece todo verão.

Onde ficar: Quase todos os quartos do Caruso, A Belmond Hotel, Amalfi Coast possuem terraços ou jardins privados, e os afrescos originais e tetos abobadados contribuem para a sensação de esplendor absoluto.

Cefalù, Sicília

Cefalù, Sicília — Foto: Getty Images
Cefalù, Sicília — Foto: Getty Images

Situada entre as montanhas e a costa, a apenas uma hora de carro a leste de Palermo, a idílica cidade de Cefalù, na Sicília, é pequena, mas popular, especialmente entre os amantes do sol de outras partes da Itália. Agora talvez seja mais conhecido como um dos locais de filmagem da segunda temporada de The White Lotus, mas além do apelo do set-jet, o local tem lindas praias, ótimos restaurantes e uma vida noturna badalada, principalmente nos meses de verão, quando é a população triplica.

Onde ficar: Reserve um quarto nos andares mais altos do Alberi Del Paradiso, situado na colina e longe das multidões da praia, para vistas deslumbrantes do Mar Tirreno.

Portoferraio, Ilha de Elba, Toscana

Portoferraio, Ilha de Elba, Toscana — Foto: Getty Images
Portoferraio, Ilha de Elba, Toscana — Foto: Getty Images

Você pode conhecer a Ilha de Elba como a antiga casa do exilado Napoleão Bonaparte – sua casa de verão, Villa San Martino, está atualmente aberta ao público – mas o local também é uma das ilhas menos turísticas da Itália, pelo menos por enquanto . Embora seja a maior ilha do arquipélago toscano, Elba se parece mais com a exuberante ilha da Córsega, na França, do que com suas ilhas rochosas irmãs, graças às nascentes subterrâneas, que mantêm a ilha verde durante todo o ano. A sua maior cidade, Portoferraio, recebe ferries do continente italiano com a sua densa vegetação, belas praias escondidas e fortes Medici bem preservados.

Onde se hospedar: A apenas 15 minutos de carro do porto da cidade, o Hotel Villa Ottone oferece diversas opções gastronômicas: um restaurante à beira da piscina e outro em um parque; há também um piano bar no verão. O ginásio e os campos de ténis também são perfeitos para se manter ativo.

Portofino, Ligúria

Portofino, Ligúria — Foto: Getty Images
Portofino, Ligúria — Foto: Getty Images

Um refúgio para a aristocracia da Europa desde o século XIX - e um ponto de encontro perene para os jetsetters de hoje - a cidade costeira de Portofino é um dos mais belos portos europeus. Além de seu litoral radiante, possui ótimas lojas, muitos restaurantes de frutos do mar e muitos lugares glamorosos para descansar a cabeça no final do dia. (Mas também é fácil fazer uma viagem de um dia; Gênova fica a apenas 50 minutos de carro.)

Onde ficar: Não existe nada mais indulgente do que o extravagante Splendido, A Belmond Hotel, Portofino, de 70 quartos, instalado num mosteiro do século XVI com vista para as icónicas águas azul-turquesa da cidade. Mas se não houver espaço no morro, vá até o porto e veja se algum dos 16 quartos do Splendido Mare, uma extensão da propriedade, está disponível.

Sperlonga, Lácio

Sperlonga, Lácio — Foto: Getty Images
Sperlonga, Lácio — Foto: Getty Images

Sperlonga foi o antigo refúgio de muitos imperadores romanos, e não é de admirar: as praias imaculadas, a vegetação exuberante e a proximidade de Roma - apenas uma hora de trem - da pequena cidade fazem dela o refúgio perfeito para o fim de semana. A cidade também tem um excelente museu, o Museo Archeologico di Sperlonga, situado entre as antigas ruínas da antiga vila do Imperador Tibério. A Torre Truglia, localizada na ponta do promontório onde está construída Sperlonga, tem as melhores vistas da cidade.

Onde ficar: As instalações do Hotel Marconi são simples e limpas, mas é claro que o que você realmente procura aqui é o fácil acesso à beira-mar. Os quartos são categorizados por tamanho e vistas – “cidade” ou “mar”. É bastante óbvio qual deles você deve escolher.

Positano, Campânia

Positano, Campânia — Foto: Getty Images
Positano, Campânia — Foto: Getty Images

Parece que todo mundo está tentando visitar Positano atualmente, e se você já abriu um aplicativo de mídia social no verão, é fácil entender por quê. Esta vila de pescadores que se tornou um destino global é famosa por seu belo porto e pela elegante arquitetura em estilo mourisco, tudo maravilhosamente situado ao longo das falésias da costa italiana. Lembre-se de que as multidões na alta temporada podem ser sufocantes e que uma visita fora da temporada pode ajudar o comércio local durante os períodos de baixo tráfego de pedestres; sem mencionar que você evitará as hordas.

Onde ficar: A resposta óbvia aqui é o icônico Le Sirenuse, que recentemente revelou sua piscina incrivelmente redesenhada. Talvez menos onipresente no Instagram, mas igualmente magnífico, é o Il San Pietro di Positano, serenamente situado em um penhasco prateado fora da rua principal da cidade.

Aci Trezza, Sicília

Aci Trezza, Sicília — Foto: Getty Images
Aci Trezza, Sicília — Foto: Getty Images

Aci Trezza, uma pequena comunidade piscatória na costa jónica da Sicília, é muitas vezes ofuscada pelos seus vizinhos maiores, Acireale e Catania. Mas seu tamanho diminuto oferece um nível de tranquilidade não encontrado em pontos turísticos mais populares. A cidade é mais conhecida pela isole dei ciclopi – três rochas irregulares que se projetam da água, ao largo da costa – que, segundo a lenda, são as rochas que o Ciclope atirou em Odisseu na Odisseia de Homero. A beira-mar também abriga alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar do litoral, como o Il Covo Marino, onde o cardápio muda diariamente, dependendo da pesca da manhã.

Onde ficar: Há vários pequenos hotéis na cidade, mas o Airbnb tem algumas opções dignas para passar a noite, incluindo esta cobertura com terraço a menos de um quarteirão da água.

Manarola, Ligúria

Manarola, Ligúria — Foto: Getty Images
Manarola, Ligúria — Foto: Getty Images

Manarola é uma das cidades mais antigas de Cinque Terre e sem dúvida uma das mais bonitas. É conhecida principalmente pela pesca, produção de vinho e excelentes caminhadas nas colinas e vinhedos acima da cidade. Não perca a famosa trilha para caminhada chamada Via dell’Amore – traduzida literalmente como a estrada do amor – que liga a cidade à vizinha Riomaggiore. Foi fechado devido a danos sofridos durante deslizamentos de terra, mas o caminho plano de oitocentos metros está previsto para reabrir no verão de 2024.

Onde ficar: Os hotéis bem equipados nas cidades de Cinque Terre são bastante escassos. Existem pousadas e Airbnbs, mas é recomendável ficar em La Spezia, onde você pode reservar o The Poet Hotel e visitar as pequenas cidades ao longo da costa de trem e balsa.

Sorrento, Campânia

Sorrento, Campânia — Foto: Getty Images
Sorrento, Campânia — Foto: Getty Images

Apesar da falta de praia, os turistas adoram Sorrento, que se estende pelas falésias com vista para a Baía de Nápoles. A cidade velha - com a Piazza Tasso, uma praça repleta de cafés, e a Chiesa di San Francesco do século XIV - é uma excelente base para explorar as áreas circundantes: a Costa Amalfitana a leste, Pompeia a norte e a ilha de Capri no mar. Chegue aqui de carro ou de balsa saindo de Nápoles.

Onde ficar: Faça check-in no Grand Hotel Excelsior Vittoria para conhecer a opulência e a conveniência italianas. Esta propriedade cinco estrelas, com seu restaurante Terraza Bosquet com estrela Michelen e spa La Serra, fica a apenas dez minutos a pé da Porta di Sorrento, onde barcos e balsas podem levá-lo por toda a Península Sorrentina.

Castelsardo, Sardenha

Castelsardo, Sardenha — Foto: Getty Images
Castelsardo, Sardenha — Foto: Getty Images

A Sardenha é mais conhecida pelas suas praias imaculadas e pela sua cena culinária alucinante, que pode encontrar facilmente nas proximidades de Castelsardo, na costa norte da ilha. Mas Castelsardo é também uma peça notavelmente bem conservada de uma história que remonta à civilização nurágica que fez da Sardenha o seu lar durante a Idade do Bronze, há quase 4.000 anos. Restos desse antigo legado podem ser encontrados na área, nas ruínas nuraghe, características da região, mas você também pode avançar alguns milênios e apreciar vistas deslumbrantes do oceano a partir da catedral da cidade, construída no século XVI.

Onde ficar: O Riviera Castelsardo Hotel and Spa tem tudo que você precisa para uma estadia na ilha, incluindo a proximidade da Porta di Castelsardo e também do Castello dei Doria, um castelo fortificado que oferece magníficas vistas do mar.

Camogli, Ligúria

Camogli, Ligúria — Foto: Getty Images
Camogli, Ligúria — Foto: Getty Images

Esta pequena vila de pescadores italiana situada na Riviera Italiana não é apenas bonita – também está acontecendo surpreendentemente. Além de fileiras de casas coloridas, há um pequeno porto com lojas e restaurantes, um carrossel perto da água e uma grande praça que é o local perfeito para tomar café e observar as pessoas. Dada a sua curta distância de Génova, a apenas trinta minutos de carro, é uma excelente alternativa (ou adição) a uma viagem a Portofino.

Onde ficar: Vá direto para a área da piscina do Hotel Cenobio dei Dogi; sua área de convés está voltada diretamente para o deslumbrante Mar da Ligúria, com apenas uma balaustrada, uma pequena faixa de terra verdejante e uma queda de dois andares para separar os dois.

Polignano a Mare, Apúlia

Polignano a Mare, Apúlia — Foto: Getty Images
Polignano a Mare, Apúlia — Foto: Getty Images

A trinta minutos de carro da cidade de Bari, a cidade perfeita de Polignano a Mare ergue-se em um penhasco no Mar Adriático. Além das vistas deslumbrantes sobre o Adriático, a cidade também está repleta de encantadoras ruas caiadas de branco, encantadoras igrejas antigas e praias com águas mornas azul-turquesa, como a faixa de seixos brancos chamada Cala Porto, cercada por uma antiga ponte romana.

Onde ficar: Com um nome como Sei Stelle Mama – em italiano, vagamente, “mãe seis estrelas” – esta pequena mas refinada pousada à beira da baía promete hospitalidade calorosa e serviço excelente. Para escavações mais urbanas, há muitas opções na vizinha Bari.

Atrani, Campânia

Atrani, Campânia — Foto: Getty Images
Atrani, Campânia — Foto: Getty Images

Escondida entre duas falésias com vista para o Mar Tirreno, a vila de Atrani é o segredo mais bem guardado da Costa Amalfitana. Muitas vezes é ignorado no caminho para as cidades maiores e mais famosas de Amalfi, Positano e Sorrento, e isso é uma coisa boa - você quase sempre terá suas belas igrejas, praças e trattorias charmosas (os frutos do mar frescos e a mussarela defumada no A 'Paranza é incrível) só para você. Bônus adicional: é uma caminhada fácil de 30 minutos de Amalfi.

Onde ficar: O Hotel Luna Convento está instalado, você adivinhou, em um antigo mosteiro. (Os italianos adoram os seus conventos transformados em hotéis.) Está situado numa parcela de terra que se projeta para o mar, num local equidistante de Amalfi e Atrani. Porque por que não fazer as duas coisas?

Levanzo, Sicília

Levanzo, Sicília — Foto: Getty Images
Levanzo, Sicília — Foto: Getty Images

Com uma população de cerca de 450 habitantes e uma área total de 2,25 milhas quadradas, Levanzo é a menor das três ilhas Aegadian, na costa oeste da Sicília - e vale a pena uma visita para quem tenta fugir de todo o barulho da vida moderna. A cidade da ilha com o mesmo nome é o ponto de partida para explorar toda a ilha, melhor vivida seguindo os extensos trilhos pedestres que passam por planícies agrícolas férteis e sobem suavemente em direção a picos que oferecem vistas espetaculares sobre o Mar Mediterrâneo. Depois de suar bastante, pare para dar um mergulho em uma das muitas praias da ilha, como Cala Tramontana, uma baía isolada cercada por falésias calcárias.

Onde ficar: Não há muitos locais onde você possa passar a noite na própria ilha de Levanzo, então é melhor reservar um quarto na vizinha Isola di Favignana, que tem algumas opções. Fique no Il Baglio sull’Acqua, um resort a apenas cinco minutos de Porti di Favignana.

Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?

Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!

Mais recente Próxima 9 dicas para aproveitar férias em Mendoza
Mais do Vogue

Influenciadora publicou vídeo em seu perfil do Instagram

Kéfera Buchmann posa em frente ao espelho da academia para mostrar resultado dos treinos

Na coluna desta semana, a cantora Assucena, que é editora digital convidada do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, aborda como suas experiências alinharam sua espiritualidade

Da solidão ao abraço: narrativas de transcendência e reconexão

Atriz está curtindo temporada na Europa

Maisa abre álbum de fotos de viagem para Algarve, Portugal

A apresentadora compartilhou fotos em Bodrum. "Enlouquecida por esse lugar"

Mariana Rios abre álbum de viagem na Turquia

Modelo publicou novos cliques em seu perfil do Instagram

Izabel Goulart faz topless em nova sessão de fotos na praia

Jogador publicou novo clique em seu perfil do Instagram

Cristiano Ronaldo posa com os filhos e arranca elogios na web

O evento que celebrou a comunidade LGBTQIAPN+ aconteceu em um rooftop com vista panorâmica do centro da capital paulista

Orgulhe-se: saiba o que rolou na 4ª edição do evento em São Paulo

Atriz e empresária já é mãe do pequeno Roberto

Fiorella Mattheis exibe evolução da segunda gestação

"Que prazer te conhecer", celebrou o jogador de futebol

Alexandre Pato tieta Rafael Nadal em Mallorca, na Espanha
  翻译: