Viagem
Por , Redação Vogue

Testemunhar o fenômeno natural da aurora boreal pertence à lista de desejos de todo viajante. Mas determinar onde ver a aurora boreal é uma questão complexa - na verdade, encontrar o majestoso e alienígena brilho verde e roxo do céu noturno não é apenas uma questão de localização, mas também de tempo (dezembro a março é ideal em muitos casos; de agosto a março). Abril em outras partes), posicionamento (normalmente das latitudes 65 a 72 graus Norte) e pura sorte (um céu claro, escuro e sem nuvens).

A visão inspiradora – que ocorre quando partículas solares eletricamente carregadas interagem com gases na atmosfera terrestre – é melhor apreciada em áreas rurais, onde a pouca poluição luminosa permite que a aurora brilhe mais intensamente. Tradicionalmente, os caçadores de auroras dirigem-se para destinos de alta latitude acima do Círculo Polar Ártico, em lugares como Finlândia, Suécia, Noruega, Canadá, Islândia, Groenlândia e Alasca ao longo de um anel conhecido como Aurora Oval. Embora um show de luzes nunca seja garantido, esta área próxima ao pólo norte da Terra apresenta a maior probabilidade de capturar atividade de aurora.

Nunca houve um momento melhor para ver esta exibição extraordinária: a atividade está em alta, com os cientistas (incluindo a NASA) prevendo que as luzes do norte acontecerão com mais frequência e intensidade ao longo de 2024 e 2025. Isso não significa apenas que os pontos de aurora favoritos dos viajantes podem brilham mais do que nunca, mas locais menos esperados – como Escócia e Michigan – estão fazendo o mapa da aurora. Tente ir com guias indígenas, de comunidades que há muito tempo têm laços com esta visão - eles podem tornar a sua experiência com a aurora boreal ainda mais especial, mesmo quando a magia meteorológica não acontece.

Bláskógabyggð, Islândia

Pegue sua câmera: Bláskógabyggð é um dos melhores lugares para tirar fotos da aurora boreal. — Foto: Getty Images
Pegue sua câmera: Bláskógabyggð é um dos melhores lugares para tirar fotos da aurora boreal. — Foto: Getty Images

Quase todas as imagens que vemos das paisagens sobrenaturais da Islândia nos fazem parar no meio do caminho – especialmente aquelas com aquele famoso brilho contra o céu noturno de inverno. Embora muitos pontos ao longo do anel viário costeiro deste país sejam propícios à observação da aurora boreal, o terreno plano do Parque Nacional Thingvellir, no sudoeste da Islândia, e sua proximidade com Reykjavík (que fica a apenas 40 quilômetros a sudoeste) tornam-no um dos melhores - e mais facilmente acessíveis - locais para obter aquelas fotos valiosas e com velocidade lenta do obturador da aurora boreal.

Svalbard, Noruega

O norte da Noruega é, sem dúvida, um dos melhores lugares para ver a aurora, mas Svalbard, um arquipélago norueguês entre o continente e o Pólo Norte, é o único destino habitado no mundo onde você pode testemunhar a aurora boreal a qualquer hora do dia. Para vivenciar o fenômeno enquanto toma café da manhã ou almoça, vá para Svalbard durante a Noite Polar - a estação escura mais longa do país - que dura 113 dias entre novembro e janeiro. Com tantas horas passadas na escuridão, você terá muitas oportunidades para perseguir auroras. Embarque em um safári pela aurora boreal em trenós puxados por cães, gatos de neve ou motos de neve, ou aprenda como capturar a aurora em todo o seu brilho durante um workshop prático de fotografia.

Abisko, Suécia

Abisko, Suécia — Foto: Getty Images
Abisko, Suécia — Foto: Getty Images

Viva seu conto de fadas escandinavo inspirado em Frozen no norte da Suécia, primeiro hospedando-se no Icehotel original do mundo (ou propriedade irmã Icehotel 365) e depois seguindo 70 milhas a noroeste até o Parque Nacional Abisko, o principal local da Suécia para a aurora boreal. O posicionamento das montanhas em ambos os lados do parque cria um microclima, protegendo a maioria das nuvens, chuva e neve, e criando o chamado “buraco azul sobre Abisko”, onde a aurora boreal aparece quase todas as noites durante a alta temporada. .

Rovaniemi, Finlândia

Se o seu sonho é dormir sob as estrelas e o brilho sobrenatural do inverno, não há lugar melhor para fazê-lo do que a Lapônia Finlandesa. A região mais ao norte do país está repleta de hotéis construídos especificamente para cochilar sob o céu noturno, onde a aurora boreal é visível cerca de 200 noites por ano. Aconchegue-se no Arctic Treehouse Hotel em Rovaniemi, onde você pode admirar as vistas panorâmicas da aurora através de janelas do chão ao teto sem sair da cama (e se aquecer em sua sauna particular se decidir enfrentar o frio).

Fairbanks, Alasca

Fairbanks, Alasca — Foto: Getty Images
Fairbanks, Alasca — Foto: Getty Images

Alerta de spoiler: você não precisa de passaporte para vivenciar a aurora boreal – basta seguir para o norte, para o Alasca. Idealmente localizado sob o oval da aurora, a baixa pluviosidade e a localização no interior contribuem para inúmeras noites claras de inverno e excelente visualização durante uma longa temporada de auroras (21 de agosto a 21 de abril). Nos arredores da cidade existem vários mirantes imperdíveis, como o Cleary Summit, que ainda tem seu próprio e aconchegante Aurora Borealis Lodge. Alternativamente, dirija-se a um dos resorts de águas termais da grande Fairbanks para mergulhar na cena da aurora. Uma hora a leste fica o Chena Hot Springs Resort, que oferece pacotes da Northern Lights durante a temporada.

Península Superior, Michigan

Ok, então você nem precisa sair do Lower 48 dos EUA para apreciar a beleza da aurora. Cercada por natureza intocada e pelos Grandes Lagos, a Península Superior de Michigan possui pouca poluição luminosa e centenas de quilômetros de vistas desobstruídas voltadas para o norte ao longo da costa do Lago Superior. (Ao contrário dos destinos no oval Aurora, a atividade normalmente aparece no horizonte aqui). Para um território privilegiado para observar a aurora boreal, monte seu tripé no Keweenaw Dark Sky Park, sediado no rústico Keweenaw Mountain Lodge, que realiza oficinas e eventos de observação de estrelas durante todo o ano. A temporada da aurora boreal aqui é entre agosto e abril, com os meses de pico sendo outubro, novembro e abril. Um bônus adicional se você vier no outono: você também estará na cidade para espiar as folhas.

Churchill, Canadá

Churchill, Canadá — Foto: Getty Images
Churchill, Canadá — Foto: Getty Images

Planeje uma viagem para Churchill a cada temporada e você poderá realmente fazer tudo: chegar perto das baleias beluga no verão; faça um safári de ursos polares no outono; e consiga um lugar na primeira fila para ver a aurora boreal no inverno (ou vá em setembro, quando os três às vezes podem se sobrepor). Em meados de janeiro, os mesmos veículos de tundra aquecidos usados ​​para observar os ursos polares no outono se transformam em aurora boreal-mobiles, com decks a céu aberto para uma visualização ideal. Se possível, visite em fevereiro ou março com o Frontiers North Adventures para o Dan’s Diner, um evento de gastroturismo experimental que combina o rastreamento da aurora boreal, a travessia do rio Churchill congelado pelo Tundra Buggy® e o desfrute de um banquete preparado por um importante chef canadense.

Yellowknife, Canadá

Adora a ideia das lutas do norte, mas não no frio congelante? Basta olhar para a capital dos Territórios do Noroeste do Canadá, que tem uma segunda temporada de observação da aurora boreal no final do verão/início do outono, além dos tradicionais meses de observação de inverno. Escolha um dos pacotes baseados na aurora boreal no Blachford Lake Lodge, no remoto Blachford Lake, onde é possível observar o fenômeno das amplas janelas de vidro da casa principal, da banheira de hidromassagem e até da sala de jantar. Observe que, embora valha a pena a visita, o luxo aqui está na localização, não nas comodidades. (Você terá que compartilhar banheiros no alojamento principal, enquanto as cabines possuem banheiros de compostagem privativos).

Kangerlussuaq, Groenlândia

Não há lugar ruim para observar a aurora boreal na Groenlândia, mas gostamos de Kangerlussuaq. — Foto: Getty Images
Não há lugar ruim para observar a aurora boreal na Groenlândia, mas gostamos de Kangerlussuaq. — Foto: Getty Images

Não há realmente nenhum lugar ruim para observar a aurora boreal na Groenlândia, mas a acessibilidade pode ser o principal desafio nesta massa de terra escassamente povoada (cerca de 56.000 residentes), mas enorme, de 836.300 milhas quadradas. (Em comparação, a Islândia tem apenas 39.769 milhas quadradas). Para uma experiência ideal na Groenlândia, vá para Kangerlussuaq, na região centro-oeste do país, que é abençoada com mais de 300 noites claras por ano. Surpreendentemente, esta cidade de 540 habitantes tem um aeroporto internacional com voos regulares, tornando-a bastante fácil de chegar.

Shetland, Escócia

Conhecidas no dialeto local de Shetland como “dançarinas de Mirrie”, parece realmente haver uma magia de fada nas cintilantes fitas verdes da aurora nessas remotas ilhas escocesas. Os visitantes do destino mais ao norte do Reino Unido podem consultar a Wild Skies Shetland, uma instituição de caridade com sede na Unst que visa mostrar os céus locais através de exposições, mapas e aplicações acessíveis. Venha entre outubro e março para ter a melhor chance de ver a aurora e planeje sua viagem para coincidir com um dos famosos festivais de fogo de inverno do arquipélago, como o Lerwick Up Helly Aa (realizado entre janeiro e março), uma celebração do passado viking de Shetland. Aproveite ao máximo seu tempo em Shetland reservando a Belmont House, uma casa de campo georgiana neoclássica e edifício histórico listado como categoria A, onde - com um pouco de sorte - você poderá ver a aurora brilhando sobre os jardins bem cuidados e o mar.

Tromso, Noruega

Tromso, Noruega — Foto: Getty Images
Tromso, Noruega — Foto: Getty Images

A maior metrópole a norte do Círculo Polar Ártico também é apelidada de “Paris do Norte”, por isso não deve surpreender que Tromsø também seja a Cidade da Luz – isto é, aurora boreal. Embora a escuridão e o mínimo de poluição luminosa sejam normalmente essenciais para testemunhar o espetáculo, Tromsø fica em um local de aurora boreal tão nobre que a observação da cidade é possível, nomeadamente durante as noites polares mais claras e escuras (quando a noite dura mais de 24 horas) em dezembro e janeiro. Apenas certifique-se de levar um pouco de vitamina D.

Utqiaġvik, Alasca (também conhecido como Barrow)

Na latitude 71 graus norte, a cidade mais ao norte dos Estados Unidos é um dos lugares mais distantes, intrigantes e gratificantes para ver a aurora boreal. Embarque em um voo da Alaska Airlines (surpreendentemente, há voos diários para esta cidade de 4.429 residentes); check-in no Hotel Top of the World; mergulhe na cultura Iñupiat durante o dia; e mantenha-se cafeinado entre 10h e 3h, quando as luzes são facilmente visíveis nas janelas dos quartos. As vistas são ainda melhores ao ar livre, mas trazem muitas camadas – a máxima média é de -6° Fahrenheit em janeiro.

Ylläs, Finlândia

Além de abrigar a principal estância de esqui da Finlândia e a mais extensa rede de pistas de esqui cross-country do país, Ylläs, na Lapônia Finlandesa, também é um local sem exceção para o show de luzes da Mãe Natureza. Os hóspedes que ficam no charmoso complexo à beira do lago Ylläksen Yöpuu ainda têm acesso ao seu próprio alarme da aurora boreal graças ao aplicativo de telefone “Ylläs Aurora”, que rastreia o céu noturno e envia alertas de texto sobre avistamentos de aurora boreal para ajudar a evitar aqueles que eu posso ' momentos de t-acredito-que-perdi enquanto você está dormindo. A propriedade também possui uma câmera Northern Lights, que você pode assistir ao vivo em seu telefone ou tablet.

Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?

Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!

Mais recente Próxima As 15 mais belas cidades costeiras da Itália
Mais do Vogue

Atriz surgiu sorridente em fotos na web

Rita Guedes posta foto em fazenda e ganha enxurrada de elogios: "Diva"

Na onda dos fios supercompridos, o trançado maximalista ganha força entre os looks da vez

Das passarelas ao tapete vermelho, a máxi trança é o penteado da vez

Casal surgiu sorridente em fotos na web

Junior Lima surge com Mônica Benini durante viagem ao Maranhão: "Não poderia ter sido melhor"

Cantora postou uma mensagem carinhosa para a filha nas reds sociais

Elba Ramalho posta homenagem de aniversário para a filha mais velha: "Mais um dia de festa no meu coração"

Casal curte momento juntos. "Nós", celebrou o empresário

Isis Valverde ganha beijo de Marcus Buaiz enquanto se refrescam na piscina: "Os haters piram"

De olho nas férias de julho: confira dez produtos essenciais para arrumar sua mala de forma prática e eficiente

Uma seleção de itens para otimizar a mala de viagens

Descubra a importância da limpeza frequente das escovas de cabelo e como realizá-la corretamente

Com qual frequência e como limpar a escova de cabelo? Especialistas ensinam

Atriz se derreteu por Eduardo Menga na legenda da publicação

Bianca Rinaldi posta foto rara em família para lembrar aniversário do marido: "Te amo"

"Vida de artista não é fácil", observou uma seguidora

Rosamaria Murtinho dribla frio durante gravação de filme em SP: "14 graus"
  翻译: