10 Dicas para Desenvolver sua Inteligência Emocional
Mas afinal, o que é Inteligência emocional? É um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Para ter Inteligência Emocional (IE), é necessário entender o que se está sentindo: saber reconhecer suas capacidades e, também, seus limites.
Quando existe consciência das próprias habilidades e competências, a pessoa é capaz de traçar metas e objetivos, transformando sonhos em realidade.
Se você quer desenvolver a sua IE, siga à risca as 10 dicas abaixo:
1. Observe e analise seu comportamento
A observação deve ocorrer quando as situações se colocarem diante de você, independentemente de serem boas ou ruins.
Observe quais são as reações da mente e do corpo, além das sensações e dos pensamentos que foram instigados. Em um segundo momento, analise o que desencadeou essa reação física e mental.
2. Domine suas emoções
O ideal é dominar os impulsos e as emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa. Em situações desafiadoras, haja com calma e razão em vez de simplesmente deixar o instinto atuar.
3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas
A IE é uma ferramenta poderosa, que nos apresenta um ponto de vista mais equilibrado sobre a vida.
Quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança e tristeza, por exemplo) aparecem, é preciso dominá-las e não permitir que elas nos controlem.
4. Aumente a sua autoconfiança
O cérebro humano é dotado de um enorme potencial. A questão é que a maioria das pessoas são ignorantes neste assunto, e desacreditam de si mesmas ao enfrentar obstáculos que julgam serem impossíveis de superar.
Acreditar no seu potencial e em suas habilidades fortalece a sua crença de merecimento, e consequentemente os seus resultados positivos.
5. Aprenda a lidar com a pressão
A pressão pode ser externa, vinda de chefes ou pessoas a quem devemos prestar contas, ou interna, pois nós mesmos acabamos por nos cobrar resultados. Devemos aprender a priorizar o que é mais importante.
Quanto mais a inteligência emocional for aprimorada, mais confortável e seguro você se sentirá para resolver seus problemas.
6. Expresse suas ideias
Expor o que sente e expressar sua opinião é fundamental para que o equilíbrio seja mantido.
Por meio do diálogo, esclarecemos os pontos de vista, não permitindo que fiquem obscuras caso não haja uma conversa sincera e madura.
7. Seja empático
Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se no lugar dele. Isso ajuda a pessoa a entender suas atitudes e a ser mais tolerante e compreensiva.
8. Seja resiliente
A resiliência está em receber os impactos da rotina e ter a capacidade de absorvê-los, mantendo-se firme e focado, aprendendo com os próprios erros e lidando, de maneira inteligente, com os fatos.
9. Analise antes de responder, evite “reagir”
Conhece o efeito de ação e reação? Basta que alguma coisa aconteça para que o indivíduo sem muita inteligência emocional deixe essa parte de seu cérebro reagir instantaneamente.
Pare de reagir no modo automático.
10. Conheça os seus limites
Seus limites serão descobertos à medida que você avançar no autoconhecimento, por isso é tão importante conhecer-se cada dia mais.
Coloque essas dicas em prática!
Nos vemos no próximo artigo.
Sucesso!