Bom dia, por favor e obrigado. Ser educado impacta sua imagem profissional.

Bom dia, por favor e obrigado. Ser educado impacta sua imagem profissional.

"Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais."- Ralph Waldo Emerson

Dizem que dinheiro compra praticamente tudo. Menos berço. Não o móvel usado para crianças dormirem, mas os valores que vem desde nosso nascimento como ter bons modos, ser íntegro, honesto e tratável.

A imagem acima é do famoso filme My Fair Lady, com Audrey Hepburn e Rex Harrisson. Só conheço o filme porque meu pai sempre gostou e assistíamos juntos com ele. Não tenho idade para ter visto o filme no cinema, ele foi lançado em 1964. A história gira em torno de um professor de línguistica, Prof. Henry Higgins e de uma vendedora de flores, Eliza Doolittle, que fora a ausência de modos, fala um inglês terrível, tanto sonoramente quanto gramaticalmente. O professor aposta que somente mudando a forma de falar e ensinando modos, poderia fazer com que Ms. Doolittle se passasse por um membro da nobreza inglesa. O filme é um musical e não acredito que todos gostem do estilo, mas confesso que sempre que posso revejo o filme, talvez pelas boas memórias que me traz com meu pai e também pelas lições de vida e pela verdadeira aula da língua de Shakespeare.

O sábio Salomão disse: As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos - Provérbios 16:24. Quem não gosta de conviver com alguém gentil e educado?

A realidade é que na vida e principalmente no trabalho convivemos com pessoas sem educação, soberbas e cheias de si mesmo. Não importa se você tem curso superior, MBA, especialização em Stanford, MIT ou na NASA. A forma como você trata as pessoas fica marcado para o resto da vida na história delas. Mesmo que você morra será lembrado como uma pessoa educada ou um mal educado que ninguém quis por perto. Respeitado pelo cargo mas desprezado pelo exemplo e liderança que não tinha. Fato: grandes líderes captam o coração de seus liderados.

Por imaturidade, ansiedade ou orgulho sei que já fui mal educado e grosseiro com algumas pessoas. Disso me envergonho e tomo como aprendizado, afinal, o tempo é um ótimo professor. Sei que talvez para algumas pessoas a marca que deixei não tenha sido a melhor, mas já tem bastante tempo que procuro sempre ser gentil, educado e me colocar no lugar das pessoas que convivo. Lembrando que por mais que esforcemos não vamos agradar a todos.

Possivelmente você tem aquele colega que passa por você no corredor e não te cumprimenta, ou aquele jovem talento que quando entrou na empresa, brilhou os olhos do RH pela educação e gentileza. Bastou ser contratado ou promovido e ele se transformou, a exemplo do Pateta no clássico desenho Sr. Volante.

Assim são algumas pessoas que convivemos no dia a dia do trabalho. Gente que só cumprimenta de acordo com o cargo, que elogia e só te trata bem na frente do chefe. Do que adianta fazer curso de gestão, autoconhecimento e liderança se não dá bom dia pra faxineira? Não adianta, as pessoas que convivem com você sabem quem você é.

Qual memória você deseja deixar nas pessoas que convivem com você? Faz toda a diferença, principalmente para um líder, a forma como ele trata as pessoas. Hoje falamos muito sobre ser coerente. Não adianta ter discurso e não ter atitude.

Tra il dire e il fare c'è di mezzo il mare. Esse é um conhecido ditado italiano que diz: entre o dizer e o fazer existe meio mar.

Selecionei algumas dicas para você que tem dificuldades em ser gentil no seu ambiente de trabalho ou para aqueles que desejam expressar de outras formas sua gentileza:

  1. Cumprimente as pessoas. Não importa se é o diretor, o porteiro ou o presidente.
  2. Sorria. Um conhecido meu tem um lema pessoal que gosto muito: Smile is always on the style. Um sorriso muitas vezes pode tornar o dia de alguém melhor.
  3. Diga obrigado pessoalmente. Se alguém fez algo que te agradou ou foi gentil com você, agradeça pessoalmente.
  4. Veja o lado bom das pessoas. Por natureza somos críticos mordazes. Criticamos tudo e todos. Procure ver as competências e qualidades das pessoas.
  5. Se coloque no lugar das pessoas. Amar o próximo como a si mesmo, um dos principais mandamentos bíblicos. Empatia é a arte de entender o outro. Alguém arrogante e cheio de si nunca se coloca no lugar do próximo.
6. Convide algum colega de outro departamento para almoçar. Se você é introvertido faça o esforço de conhecer pessoas novas. Ser introvertido não tem nada a ver com ser mal educado. Ouvir a história das pessoas ao seu redor gera empatia, conecta.

7. Comece e termine as reuniões no horário marcado. Sim, isso também diz muito sobre o quanto você valoriza o tempo das pessoas, mesmo que você seja um executivo da empresa.

8. Parabenize as pessoas por suas realizações. Toda conquista, por menor que seja, merece ser reconhecida.

9. Pergunte como vai a pessoa e realmente ouça a resposta dela. Muitas vezes as pessoas se sentem um número, uma peça dentro de uma organização. Quando interagimos e nos importamos, lembramos que elas são importantes, afinal uma empresa é feita de pessoas.

10. Compartilhe sua experiência, seja um mentor. Todos temos marcas daquele ou daquela colega que nos ensinou e serviu de inspiração em nossa vida profissional. Procure fazer o mesmo com as pessoas ao seu redor.

Claro que existem exceções. Eu por princípio não cumprimento alguém que depois de diversas tentativas se mostrou impassível com minha educação. Ser educado e gentil não significa ser bobo ou sem amor próprio.

Seja gentil ou esforce para ser, tudo aquilo que semeamos, colhemos.

To view or add a comment, sign in

More articles by Cristiano d'Alcântara

Others also viewed

Explore topics