Como adotar a TI verde na sua empresa?

Como adotar a TI verde na sua empresa?

Para organizações em todo o mundo, hoje, o verde deve ser considerado em todas as decisões de TI – desde a virtualização de servidores até o descarte eficiente de tecnologia em fim de vida. Se os recursos naturais do planeta estão escassos, se o aquecimento global é fato consumado, como a sua empresa pode colaborar?

Um primeiro passo nesse caminho é estabelecer tratamento diferenciado às soluções utilizadas em Tecnologia da Informação (TI), ou seja, a forma como o seu negócio consome e descarta recursos tecnológicos. Esse movimento refere-se a um conjunto de estratégias baseadas no uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI. Assim, a TI verde diz respeito à engenharia, fabricação, utilização e descarte de dispositivos de computação, esforços que mostram apenas parte da transformação de longo prazo no comportamento do mundo corporativo. O movimento verde pode ser considerado em todas as decisões de TI aplicadas aos negócios, tais como;

1. Virtualização de servidor - Projetos de virtualização são implantados para impulsionar a utilização dos servidores, otimizar o uso da infraestrutura e reduzir os custos de energia, refrigeração e armazenamento. Eles contam com modelos de computação em nuvem; desmonte de hardwares de TI ociosos; troca de servidores e equipamentos por ferramentas que reduzam o uso de eletricidade.

2. Incentivo ao trabalho remoto – O trabalho remoto reduz a quantidade de espaço físicos que precisam ser aquecidos e resfriados, o número de computadores e o deslocamento de funcionários, reduzindo os custos para empregadores e colaboradores.

3. Adoção do SaaS - O Software as a Service (SaaS) transforma a maneira como trabalhamos, compartilhamos dados e nos comunicamos. Precisamos de menos programas para acessar dados e serviços a partir de dispositivos em qualquer lugar do planeta.

Para impulsionar as metas de sustentabilidade e conduzi-las a partir de uma perspectiva de negócios, as organizações devem adotar uma abordagem em fases. Iniciar colocando a segurança ambiental no centro do modelo de negócios e apoiar-se em recursos de TI verdes que acelerem os esforços de alto impacto. Medidas mais simples e rotineiras também fazem parte do rol de ações voltadas para a sustentabilidade, como, por exemplo: a educação e a conscientização dos colaboradores; as licitações sustentáveis; a contratação de fornecedores verdes; o incentivo ao uso de ferramentas eletrônicas e da refrigeração eficiente; o uso de sensores inteligentes para monitoramento da energia; a gestão de resíduos. Todos esses são recursos que as organizações podem implementar aos modelos de gestão sustentáveis, para se criar um ambiente corporativo consciente e comprometido. É inegável que as atuais questões climáticas e as normas reguladoras tenham colocado o tema sustentabilidade no epicentro dos negócios e tenham se tornado metas estratégicas das grandes administrações, demandando mais inovação e contínua transformação digital. Naturalmente, o primeiro passo para qualquer mudança é a conscientização sobre esses conceitos e essas necessidades. Assumir um papel social mais responsável é uma transformação que redefine o propósito da organização, alinhando-a com as demandas atuais da economia e com a compreensão de quais ações efetivamente geram os efeitos esperados na promoção de um desenvolvimento sustentável.

To view or add a comment, sign in

Explore topics