Competência emocional e respiração consciente: entenda essa relação
Competência emocional é a capacidade de resistir ao impulso emocional, mantendo a nossa energia direcionada para alcançar os nossos objetivos. Ela evidencia a nossa habilidade para administrar nossos pensamentos e emoções.
Como nenhuma competência se obtém apenas em livros, e sim na prática sustentada, com essa não é diferente.
A prática que conduz a “Competência Emocional” demanda o treino de “cinco competências básicas”, de acordo com Fred Kofman: Autoconsciência, Autoaceitação, Autorregulação, Autoindagação, Autoexpressão.
Qual a relação entre competência emocional e respiração consciente?
As emoções o lançam para o passado ou para o futuro. A respiração consciente tem o efeito de ancorar você no momento presente. Nesse espaço de presença consciente, a mente funciona com mais clareza, lida melhor com o impulso das emoções, aproveitando suas informações, mas sem embarcar em suas histórias.
Qual a demanda de tempo para estabelecer a prática da respiração consciente na vida diária?
Bastam 10 minutos diários por 8 semanas consecutivas para que note a diferença em sua capacidade de trazer e sustentar sua mente no momento presente, aumentando sua resistência a respostas e comportamentos automatizados e ineficazes.
Berenice Kuenerz é psicóloga, life&business e instrutora em Mindfulness
I help coaches, consultants, mentors, and small business owners. Together, we create intelligent sales systems. Daily, we generate highly qualified potential clients. All this with less effort and more predictability.
2yExcelente, Berenice :)