Erros e Acertos com Inbound Marketing em empresas B2B – e porque continuo utilizando este método!
Colocar o Inbound Marketing em prática não é algo tão simples quanto parece. São necessárias diversas predefinições* antes de começar a colocar os primeiros posts e automações para funcionar. Mas, mesmo assim, muitas empresas já têm colocado essa metodologia no seu dia a dia. O modelo de prospecção misto, que envolve Inbound e Outbound, é usado por mais da metade das empresas de tecnologia no Brasil (52,4%), segundo dados da Martech, 2016.
Nos meus casos de implementação deste método – sendo que eu já estava convencido que traria os resultados que as companhias precisavam – iniciava pela venda interna. Colocar à prova o conceito, os números das empresas que deram certo e, principalmente, o seu conhecimento sobre o tema é parte fundamental para que o projeto “vingue”. O engajamento da equipe de Vendas faz com que o resultado das ações de marketing seja, posteriormente, correlacionado com os fechamentos de negócios. Porém, o engajamento do executivo da companhia se faz necessário para que o alinhamento da abordagem esteja de acordo com os objetivos estratégicos da empresa – e, neste momento, você, de fato, percebe como o Inbound Marketing tem impacto direto no negócio.
“O engajamento do executivo da companhia se faz necessário para que o Inbound Marketing esteja de acordo com os objetivos estratégicos da empresa”
Com o projeto em andamento, muitas dificuldades aparecem. E acredito que algumas delas são facilmente evitadas. O alinhamento com a equipe comercial faz toda a diferença. Em uma das minhas experiências, que contei para o canal da Rock Content, não comecei contando a importância do projeto e o que exatamente estávamos fazendo para a equipe comercial. Isso gerou um “atraso” nos resultados que, após o alinhamento, cresceu exponencialmente.
A partir de todo o alinhamento e execução com todos os pontos estratégicos alinhados, o resultado aparece rapidamente. A cadência em reuniões rápidas de resultados e entendimento da melhor maneira para acompanhamento dos leads e conversão das oportunidades faz o trabalho demonstrar seu valor com pequenas vitórias (quick wins) ao longo do tempo.
O plano implementado está gerando leads e as conversões estão começando – acabou o trabalho? Não! Agora inicia uma parte fundamental que é criar a escala e refinar as automações de marketing para melhorar as taxas de conversão. O grande ponto que mais traz satisfação com Inbound Marketing é o trabalho constante para refinamento deste modelo para alcançar os melhores resultados. Os “novos gargalos” ficam visíveis rapidamente quando uma situação é resolvida – além de sempre demandar a mescla de novos conhecimentos e novas maneiras de trabalhar com outras disciplinas de Marketing.
*No começo do texto comentei das predefinições para um plano Inbound, que abordarei na próxima semana!
Executivo de Contas
6yAwesome!
Global Talent Acquisition Partner / Recruiter / Talent Acquisition
6yMuito bom texto! Adorei o conteúdo. Escreva sempre!
Enterprise Sales l GTM l SaaS l Martech l B2B l B2C
6yExcelente texto. Se todos tivessem a consciência que você seríamos mais felizes. O trabalho feito por você é ímpar. Parabéns e continue assim. Estou ansioso pelo próximo texto.
CEO | CxO | General Manager | Tecnology, Data&AI, Cybersecutity | Mentoring | Advisory Board | Board Director | Entrepreneurial | Organizational Systemic Consultant
6yO "sistema imunológico" das empresas sempre gera forte resistência para mudanças. Preparar o terreno e engajar os stakeholders é fundamental para uma boa implementação. Compartilhar os indicadores de sucesso sempre ajuda a evidenciar que o esforço se paga.
LatAm Sales Strategy at HubSpot
6yMuito bacana, Felipe! É muito comum ver empresas desistirem de inbound rapidamente pois não deram a devida atenção ao “buy in” interno, principalmente do time de vendas. Continue compartilhando com o mercado o que você aprende nessa jornada contínua de implementação. ;)