Lições em Série: Mr. McMahon

Lições em Série: Mr. McMahon

O que é a WWE e a luta livre profissional?

A WWE é a maior liga de luta livre do mundo, é conhecida por seus eventos grandiosos, personagens icônicos e a capacidade de transformar a luta livre em um fenômeno cultural global. E apesar de ser simulada os golpes muitas vezes são bastantes reais, cortes, entorses e até concussões são bastante comuns.

Sim, eu sei que no Brasil a luta livre não faz sucesso, mas nos Estados Unidos ela é um verdadeiro blockbuster e a WWE é a maior e mais conhecida liga do mundo nesse tipo de entretenimento. Existem várias outras ligas menores mas nenhuma hoje chega perto dela.

E mesmo você que não conhece a WWE diretamente, certamente já ouviu falar em The Rock, Hulk Hogan, Dave Bautista, John Cena e muitos outros atores, e todos eles foram para o cinema após o sucesso na WWE.

A luta livre, embora simule combates, é uma forma de entretenimento esportivo que combina elementos de drama, atletismo e coreografia. Os lutadores, ou "wrestlers", interpretam personagens e encenam rivalidades, criando histórias e disputas que culminam em lutas elaboradas.

A série da Netflix "Mr. McMahon" mergulha na vida controversa de Vince McMahon, o homem por trás da criação e ascensão da World Wrestling Entertainment (WWE). A produção explora a jornada de McMahon desde os primórdios da empresa familiar até a transformação da WWE em um império global do entretenimento esportivo. A série não se esquiva de abordar os aspectos mais polêmicos da vida de McMahon, incluindo as acusações de assédio sexual e as disputas internas que marcaram a história da empresa.

Esse conteúdo nos oferece um rico material para análise e extração de lições valiosas para o mundo dos negócios afinal ela conta desde os primórdios da criação da WWE até os dias de hoje. Então vamos as lições.

Expansão de um negócio pequeno para uma empresa global 

Assim como muitos herdeiros de empresas familiares, Vince McMahon não se contentou em manter o negócio do pai em um nível local. Ajudando nos negócios da empresa tentava sempre elevar o nível da empresa, mas o pai não permitia, até que resolveu comprar o negócio do próprio pai e enfim poder aplicar tudo desejava na empresa.

Iniciou fazendo um confronto direto com todos os concorrentes, no caso as outras ligas de luta, antes, havia um acordo, um oligopólio entre elas em que uma não invadia o território do outro. Ele rompeu isso, e começou a comprar os melhores lutadores das outras ligas e fazendo eventos nos seus territórios. Foi o primeiro passo para o sucesso.

Lição: A ambição e a vontade de expandir os negócios são motores poderosos para o crescimento, mas é preciso ter uma visão clara e assumir riscos.

Inovação e Inspiração em outros Mercados - Wrestlemania

A WrestleMania é um evento anual, que traz o encerramento de uma série de histórias que vão se desenvolvendo ao longo do ano, e que culminam no último e maior evento do ano. Normalmente ocorrendo em um grande estádio e reunindo mais de 70 mil pessoas, anualmente. E esse evento foi totalmente inspirado no famoso Superbowl, e virou um grande marco na WWE.

Lição: Ao criar um evento único e memorável, McMahon conseguiu capturar a atenção do público, mesmo daqueles que não acompanham e gerar um marketing potente bem como uma alta lucratividade em um único dia.

Aproveitando Oportunidades

Por muitos anos a figura do chefão da WWE que sempre aparecia narrando ou apresentando alguma luta era vista como odiosa, e ao mesmo tempo pairava um mistério sobre ele. Alguns escândalos foram veiculados em jornais, tornando ainda mais controversa aquela figura, e ao mesmo despertando a curiosidade de todos sobre ele.

Enquanto alguns no seu lugar teriam se retraído e até sumido esperando a poeira baixar. Ele foi lá e criou um personagem baseado exatamente nessas polêmicas, o chefão malvado, e foi um sucesso, conectando-se ainda mais com o público e fortalecendo sua marca.

Lição: Aproveitar as oportunidades quando aparecem, mesmo as situações ruins as vezes podem ser convertidas em algo positivo.

A Importância do Storytelling

A WWE transformou a luta livre em um espetáculo repleto de histórias, personagens e rivalidades. Antes, as lutas ocorriam, como em um campeonato, não havia nada por trás. Aos poucos foram criando histórias para deixar os espectadores mais envolvidos. Mas a WWE elevou isso a outro patamar, histórias bizarras e cada vez mais chamativas, com grandes reviravoltas, e enredos, que envolviam até a família dos criadores, como briga entre pai e filho, entre irmãos, amante e esposa, entre outras foram sendo inseridas. Essa abordagem, que pode parecer exagerada para alguns, foi fundamental para atrair um público cada vez maior e fidelizá-lo.

Lição: O storytelling é uma ferramenta poderosa para conectar com o público e criar uma experiência memorável.

Falta de Ética Pode Destruir Negócios

Infelizmente o chefão da WWE, bem como vários lutadores se envolveram em diversos escândalos antiéticos, como assédios, uso de drogas, esteroides, corrupção e abusos. Muitos desses casos se tornaram processos e milhões de dólares foram gastos em acordos e com advogados quase arruinando a empresa em todas as vezes. E quando a WWE teve aberto o seu capital em bolsa, esses escândalos não puderam mais ser tolerados, e assim o grande chefão e criador da maior liga de luta livre teve que se demitir da sua própria empresa e se aposentar

Lição: Os escândalos envolvendo McMahon e a WWE mostram os perigos de colocar a ética em segundo plano no trabalho. A ética e a transparência são valores fundamentais para construir uma empresa sólida e duradoura.

To view or add a comment, sign in

Others also viewed

Explore topics