A origem do termo Coaching e seus objetivos
Sabemos que o Coaching é uma metodologia de desenvolvimento que utiliza ferramentas, técnicas e conhecimento de várias ciências para conectar duas pessoas. Nesta conexão o Coach ouve, conduz e apoia seu coachee (pessoa em que está sendo aplicado o processo de Coaching) a uma reflexão e busca de um estado desejado para si. Mas onde nasceu o termo “Coaching”? Como o Coaching moderno foi criado? Quais os seus objetivos?
Para responder essas questões, a ID SINGULAR - organização de destaque mundial em Coaching - traz alguns detalhes e curiosidades sobre a origem da metodologia e conta como um processo de treinamento se transformou em uma extraordinária ferramenta de desenvolvimento pessoal.
A origem do termo Coaching
A palavra Coaching é derivada do inglês "coach" e surgiu na Hungria em meados do século XV para denominar uma carruagem - meio de transporte puxado por cavalos - inventada na cidade de Kócs. Os condutores do veículo eram chamados de cocheiros e tinham a função de transportar os passageiros até seu destino desejado.
Mais tarde, por volta de 1850, o termo passou a ser empregado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor”, para professores e mestres de universidades reconhecidos por auxiliar seus alunos em exames avaliativos. No início do século XX o Coaching ganhou os campos e começou a ser integrado aos esportes e, em 1950, foi relatado em literatura Business como ferramenta de desenvolvimento pessoal.
O Coaching Moderno
Os contornos do Coaching como conhecemos hoje começaram a ser desenhados no meio esportivo norte-americano. Era utilizado para definir o trabalho de orientação feito por treinadores para motivar profissionais de esportes individuais, como o tênis e o esqui.
Existem várias correntes de estudos sobre a origem do Coaching Moderno, mas há um consenso datando sua origem na década de 1970 com a atuação do ex-tenista profissional da Califórnia Timothy Gallwey. Percebendo que as instruções dadas aos seus alunos sofriam mais interferências internas do que externas, Gallwey criou um novo processo de treinamento que visava explorar as possibilidades de disciplinar a mente.
Em 1974 o ex-tenista escreveu o livro “The inner game of tennis” contando ao mundo como funcionava o que chamou de "uma nova forma de treinar". O método deixava claro que as limitações e fraquezas dos grandes esportistas na verdade eram seus reais oponentes. Por isso, o jogo interno era praticado para superar hábitos mentais inibidores e melhorar o desempenho dos esportistas.
Em sua definição, Gallwey reforça que o Coaching é a maneira pela qual você ajuda uma pessoa a aprender algo em vez de ficar tentando ensiná-la. Na década de 1990, ele firmou parceria com o consultor de negócios da Inglaterra John Whitmore - autor do livro “Coaching para Performance” - e juntos ajustaram o conceito ao mundo corporativo.
Eles desenvolveram um novo método de aprendizagem que leva em consideração as potencialidades dos indivíduos e os treina para alcançar seus objetivos de forma sustentável. A cada ano surgem novas abordagens sobre o assunto. As técnicas e os planos de ação são sempre aprimorados para otimizar ainda mais os resultados obtidos pelos clientes. A associação entre Coaching e PNL é um bom exemplo disso.
Em tese, o Coaching continua sendo a proposta de uma viagem ao autoconhecimento, desafio muito bem expressado por Sócrates na frase "Conhece-te a ti mesmo". Ele propicia a consciência de qual caminho o coachee deseja seguir, auxiliando a tomar a decisão de segui-lo e a assumir a responsabilidade tanto pela viagem, quanto pelo aprendizado.
Conheça alguns dos objetivos que o coaching pode ajudá-lo a conquistar:
- definir um propósito de vida;
- conseguir emprego;
- planejar a aposentadoria;
- perder peso;
- melhorar relacionamentos;
- organizar os negócios;
- melhorar resultados;
- ser uma pessoa mais organizada;
- planejar a carreira;
- melhorar oratória;
- ganhar dinheiro;
- ser mais equilibrado.
A ID Singular
A ID Singular oferece metodologia exclusiva de atendimento de Coaching e desenvolve projetos de atendimentos corporativos individual ou em grupo. Entre em contato com a ID Sigular em www.idsingular.com.br e conheça também os diferenciais de uma formação singular.
Acompanhe as Redes Sociais em Facebook, Google+, e Linkedin. Aproveite para seguir o canal no Youtube e receba dicas sobre Coaching, liderança, processos transformadores e muitos outros.