Por que não sou promovido? Entenda o que está fazendo de errado.
Você trabalha o dia todo, leva serviço para casa, colabora com melhorias significativas para o processo e alavanca os resultados do departamento. Sua a camisa o ano inteiro e na hora da promoção, nada?
Você não está só neste mundo corporativo tão acirrado e cheio de surpresas! Isto acontece por que o que você entrega de resultado, pouco tem a ver com seu sucesso profissional.
Como assim?
O quão bem você faz o seu trabalho representa apenas 10% de seu sucesso nele, portanto, se ainda não conquistou a posição que tanto almeja, você está fazendo algo errado.
Em meus treinamentos sobre gestão de carreira, sempre gostei de usar o conceito que Harvey Coleman utiliza em seu livro “Empowering Yourself, The Organizational Game Revealed”. De acordo com ele, o sucesso na carreira de um profissional se baseia em três elementos-chave de desempenho, são eles Performance, Imagem e Exposição – PIE. E, é a receita desta “torta” do sucesso, que vou compartilhar com vocês.
Primeiro ingrediente – a Performance. Esta “matéria prima” é tão fundamental para a receita, quanto o fermento é necessário para fazer um bolo crescer. Mas assim como o fermento requer uma dose pequena para fazer seu efeito, a performance não representa muito para garantir um novo cargo.
Meta alcançada, resultado entregue, qualidade inquestionável. Embora em muitos casos, esses sejam os argumentos usados para pleitear uma promoção salarial, esta entrega já é esperada pela empresa e mencionada na descrição de cargo, ou seja, “performar” apenas, não te garante promoção, mas empregabilidade. Apenas um lugar ao sol. Por isso vamos continuar nossa receita.
Segundo ingrediente – Imagem. Perceba, imagem não é o que sou, mas aquilo que pensam a meu respeito. Há quem não se preocupa com o que os outros pensam sobre si, mas saiba que a imagem que você transmite através de seu comportamento representa mais do que o resultado que você entrega. Segundo Coleman, 30% de seu sucesso no trabalho, se dá pela credibilidade que sua imagem produz. Faz sentido o RH promover um sujeito extremamente eficiente, mas cheios de rótulos que o desqualificam? Lembre-se, comportamento é a razão de demissão de muitos, e de igual maneira, a causa da ascensão de outros.
Mas assim como o ovo não consegue sozinho fazer um bolo, só a imagem não sustenta uma carreira. Vamos então ao último ingrediente e de maior impacto à nossa receita – A Exposição.
Responsável por 60% do sucesso profissional, se expor assertivamente está relacionado ao marketing que faz sobre os resultados que você alcança. Assim como a galinha ao botar o ovo, cacareja com orgulho para todo o galinheiro, é preciso que as pessoas saibam sobre seus feitos. Mas cuidado, é preciso ser sutil para que não passe uma imagem de soberbo ou arrogante!
Um e-mail para seus pares com cópia ao seu superior, “apenas para compartilhar as boas práticas que resultaram do projeto que entregou, para o caso de alguém precisar”... pode ser um bom exemplo de exposição positiva de seu trabalho. Entendeu o fio da meada? Há profissionais excepcionais para a empresa, mas que ninguém sabe o quanto ele bom. Entrega, mas não vende. Faz, mas ninguém sabe. Como promover se ele não está mapeado como um talento?
Mas cuidado, há quem cacareje sem ter ovo no ninho. Só venda seu trabalho, se ele de fato for bom. Não queremos manchar sua imagem com rótulos do tipo “o papudo” ou o “contador de vantagem”.
Percebeu? Três ingredientes, dosagens distintas, torta garantida.
Cabe agora a você, analisar como tem preparado a sua receita. Ela conta com todos os ingredientes? As dosagens estão adequadas? Caso contrário, refaça tudo, mas se estiver no caminho certo, te desejo, bom apetite: Sua refeição será saboreada brevemente!
Vânia Cardador
Especialista em gestão de pessoas
Eng. Civil Sr | Gestão de Contratos e Custos | Planejamento de Obras Industriais (Facilities) | Gerenciamento de Projetos | Green Belt (Lean Six-Sigma)
5yMuito legal. Já tinha ouvido este conceito, mas você trouxe de uma forma bem didática e agradável..! Parabéns..!
Gestão de fluxo de caixa | Contas a pagar e receber | Conciliação financeira | Fechamento financeiro | Metodologia de custos | Folha de pagamento e suas obrigações| Gestão de contratos | SAP Módulo financeiro| DPCOMP.
5yConteúdo muito bem elaborado, objetivo e instrutivo!
Representante Técnico de Vendas na Bayer Cropscience
7yMuito bom texto, analogia perfeita. Parabéns!
Electronic Engineer - Six Sigma Black Belt - Automation - Software - Quality - Professor - Amateur Astronomer
7yExcelente texto!!!
Químico Bacharel
7yVania Cardador, ótimo texto. Parabéns.