Entrevista - perguntas frequentes
FALE-ME SOBRE VOCÊ..
Esta é uma solicitação aparentemente simples e recorrente em processos de contratação e entrevistas de seleção, mas que costuma provocar grande desconforto nos candidatos, pois não é uma pergunta “sim ou não”, mas uma solicitação mais ampla e provoca dúvidas de como responder no que se refere a: quanto tempo de seu discurso deve-se dedicar a ela e a que tipo de informação o selecionador deseja.
Vamos tentar esclarecer de maneira didática, lembrando de antemão que:
1. Deve -se ater à carreira profissional e ao seu desenvolvimento;
2. Você tem controle somente sobre o que diz, portanto, não tente ficar imaginando o que o outro deseja saber, além da solicitação explícita: conhecer a sua trajetória profissional;
3. O que você disser é o que deverá ser lembrado pelo interlocutor, especialmente nos primeiros minutos da conversa. Então, pense no seguinte: Como você deseja ser lembrado? A que aspectos da sua história profissional gostaria de dar ênfase?
4. A solicitação acontece com frequência no início da entrevista e objetiva também, mas não somente, a aproximação, o quebra gelo e a criação de vínculo entre entrevistado e entrevistador. É a sua oportunidade de causar boa impressão logo nos primeiros minutos e criar atmosfera agradável de intercâmbio de informações;
5. Prepare-se bem para responder com propriedade e encantar seu interlocutor. Para isso, faça a sua lição de casa: reflita sobre sua história profissional, suas escolhas e principais marcos de evolução e de desenvolvimento pessoal.
FALANDO SOBRE SI:
1. Entusiasmo conta!!! O interlocutor não quer ouvir uma narrativa longa e monótona cheia de fatos irrelevantes. Portanto, elabore um resumo de sua trajetória em ordem cronológica crescente, destacando os principais marcos: empresas pelas quais passou, cargos que ocupou, principais responsabilidades e resultados alcançados. Sobretudo, quais foram os momentos de crescimento e evolução, justificando consistentemente suas escolhas. Seu entusiasmo e emoção ao falar sobre as coisas que realizou prenderão a atenção de seu entrevistador. A energia positiva colocada na sua narrativa também conta na percepção e julgamento do entrevistador. Muito provável que o que você disser nesse momento é o que deverá ser aprofundado nos momentos seguintes da entrevista.
2. Destaque, de forma breve e direta, suas realizações e resultados alcançados nessa trajetória, concentrando-se no passado recente e, principalmente, naqueles que foram motivos de grande satisfação profissional e resultados expressivos para a(s) empresa(s) onde passou.
3. Fale sobre suas competências: aquelas que mais aplicou, associando-as aos desafios enfrentados e aos resultados conquistados. Dê exemplos específicos que comprovem o exercício de suas competências.
4. Deixe espaço para o entrevistador. Ele tem o papel de investigar suas experiências e avaliar o grau de aderência com o perfil da vaga. Não tente ficar imaginando qual a resposta mais adequada que o entrevistador deseja ouvir nem tente esgotar todos os questionamentos possíveis numa resposta ao pedido “fale sobre você”.
5. Perguntar não ofende. Serve para ambos os lados. Na dúvida sobre se o entrevistador está satisfeito com as informações contidas em sua resposta, se deseja algum detalhe ou aprofundamento, pergunte a ele. Em qualquer situação, seja autêntico, interaja, crie conexão agradável com seu interlocutor. Essa é uma conversa de iguais, de dois profissionais que discutem sobre uma oportunidade e sua adequação em relação a ela.
6. Reavalie e exercite continuamente: A cada entrevista faça sua autocrítica: reavalie com cuidado quais os aspectos que você destacou bem e quais poderiam ser melhorados. Este também é um exercício de aprimoramento contínuo.
Assessoria Contábil e Fiscal
7yParabéns sempre apresentando artigos muito interessante!!!
CIO | CTO | Head of IT | IT Director | IT Senior Manager | Head of IT Innovation & Transformation
7yParabéns, excelente artigo.
Outplacement & Career Consultant ★ LinkedIn Advisor ★ Resume Expert ★ Career Support to Foreigners in Brazil
7yEsta é uma pergunta que muitos têm dificuldade em responder de forma assertiva. Excelente artigo Vera, ótimas dicas! Parabéns!