TIMES

Por Denison Roma — Maceió


O futebol alagoano se despediu na última semana do goleiro César, de 69 anos. Ele marcou época com a camisa do CRB, sendo tetracampeão alagoano, e chegou a ser contratado pelo Corinthians na década de 80 para jogar ao lado de Sócrates e Casagrande. Um dos fãs do goleiro é Peu, ídolo do CSA e campeão mundial com o Flamengo, em 1981.

Ídolo do CSA, Peu elogia a lenda do CRB: "Fenomenal" — Foto: Augusto Oliveira/GloboEsporte.com

O ex-camisa 10 contou ao ge que César, além de demonstrar muita qualidade técnica, precisou superar o preconceito para jogar nas décadas de 1970 e 1980.

- Ser goleiro negro não era nada fácil. Os caras já julgavam só por ser negro, não só em Alagoas, mas no Brasil todo. E isso se deu muito por conta do Barbosa, goleiro do Brasil na Copa de 1950 que foi perseguido pelo gol sofrido na decisão contra o Uruguai. Acabou sobrando para os outros goleiros negros.

"Para você ter ideia de como as coisas funcionavam na minha época de jogador, quando estávamos no aquecimento, chegava o recado: ´Olha, chuta de longe que o goleiro é negro, é frangueiro´. Um absurdo!"

César, ex-goleiro do CRB, morreu em Maceió na semana passada — Foto: José Feitosa/Arquivo Gazeta

Sobre o potencial de César, Peu revelou um detalhe interessante do goleiro, que o diferenciava dos demais companheiros de posição.

- Todos os goleiros quando os atacantes pegavam a bola, diziam: "Marca, não deixa ele chutar". O César era o contrário. Ele dizia: "Pode deixar chutar que eu pego". Ele era fantástico! Eu já chutei bola pra ele em clássicos que outros goleiros levavam o gol fácil, fácil. Ele, não. Voava quase rente à trave, ia lá e tirava a bola - contou Peu, continuando:

- Ele era fenomenal. Pra mim, foi o melhor goleiro que joguei contra, que vi jogar.

César se destacou com a camisa do CRB nos 70 e 80. Era conhecido como o "Goleiro Baixinho", por ter 1,75 m, e defendeu o Corinthians de abril de 1981 a junho de 1982. Ele disputou 58 partidas com a camisa alvinegra.

Barbosa salta para defender um chute na Copa do Mundo de 1950 — Foto: Arquivo Nacional

Veja também

Mais do ge
  翻译: