TIMES

Por Redação do ge — Varginha, MG


O Boa Esporte foi rebaixado neste sábado (22) para a última divisão do futebol mineiro. Menos de 10 anos após atingir seu auge, quase conseguir o acesso para a Série A do Brasileirão e se sagrar campeão da Série C, o clube consolida o seu declínio ao cair para a terceira divisão de Minas Gerais.

Boa Esporte perde para a URT e é rebaixado para a Segunda Divisão do Mineiro

Boa Esporte perde para a URT e é rebaixado para a Segunda Divisão do Mineiro

A queda foi confirmada após a derrota por 2 a 0 para a URT neste sábado (22) pela última rodada da fase de classificação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Precisando vencer, o time do Sul de MG levou o primeiro gol logo aos 3 minutos, teve chance de se salvar aos 45 do 2º tempo com bola na trave, mas ao se lançar ao ataque, viu a zaga bobear e levar o segundo gol já nos acréscimos.

Um desfecho melancólico para uma equipe acostumada a enfrentar equipes tradicionais do futebol brasileiro e por onde passaram nomes importantes do esporte nacional.

Boa Esporte é rebaixado para a última divisão do Mineiro uma década após quase subir para a Série A do Brasileiro — Foto: Reprodução / ge Sul de Minas

Quase acesso à Série A e declínio

O Boa Esporte quase subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro em 2014. Na última rodada, precisando vencer o já rebaixado Icasa, perdeu e desperdiçou a grande chance da história do clube.

Presente na Série B entre 2011 e 2018, a equipe foi rebaixada em 2015, mas voltou em grande estilo em 2016, quando se sagrou campeã da Série C daquele ano.

O Boa ainda voltou a disputar a Série B nacional entre os anos de 2017 e 2018, mas depois começou o período de declínio do clube.

Boa Esporte perde para o Icasa e deixa sonho do acesso para a Série A escapar em 2014 — Foto: Arquivo ge / Tiago Campos

Após o rebaixamento para a Série C em 2018, a equipe voltou a cair, desta vez para a Série D, em 2020. Não bastasse o fracasso nas competições nacionais, o Boa voltou a sofrer outro rebaixamento, desta vez do Módulo I do Campeonato Mineiro, em 2021.

E agora, após três anos tentando retornar à elite, é rebaixado para a última divisão do futebol Mineiro.

Para um clube onde já passaram grandes nomes do futebol brasileiro, como Marcelinho Paraíba (já aposentado), Petros (Al-Suqoor - Arábia Saudita), Tchê Tchê (Botafogo), Thiago Galhardo (Goiás), Moisés (América-MG), Carlos Miguel (Corinthians) e Thaciano (Bahia), só restam lembranças e muito trabalho para retomar o período de glórias.

Boa Esporte foi campeão da Série C em 2016 — Foto: Rodrigo Villalba/ GloboEsporte.com

Veja também

Mais do ge
  翻译: