TIMES

Por Rafael Lopes

Comentarista de automobilismo do Grupo Globo

Voando Baixo — Rio de Janeiro

Duda Bairros

A etapa de Londrina da Copa Truck e da Nascar Brasil será totalmente dedicada às vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul, a maior da história do Brasil. As categorias disponibilizarão uma carreta no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade do norte do Paraná, para levar as doações para os gaúchos no próprio domingo, logo depois das corridas. Equipes e pilotos também fazem campanhas de arrecadação de itens essenciais, como água potável, para serem entregues às vítimas. A ação será feita em conjunto com a Charada Truck, parceira da categoria de caminhões.

Público na arquibancada da etapa de Londrina da temporada 2023 da Copa Truck — Foto: Duda Bairros

- Nosso campeonato reúne pessoas de todas as partes do Brasil e sentimos na pele junto com elas. Não dá para não fazer nada e, junto com a Nascar Brasil, a Charada Truck, equipes e pilotos, vamos correr em prol dessas vítimas e esperamos a colaboração do povo de Londrina e região para levarmos carretas cheias de mantimentos para quem mais precisa - disse Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, promotora do evento.

A etapa de Londrina, a terceira da temporada 2024 da Copa Truck, terá transmissão ao vivo do sportv 2 neste domingo, a partir de 12h30 (de Brasília), comigo nos comentários, Luiz Prota na narração e Kathulin Tanan na reportagem. Já o #NightChallenge da Nascar Brasil será mostrado em horário alternativo, às 21h de segunda-feira no sportv 3.

Caminhão de Régis Boessio, da Boessio Competições, uma das equipes atingidas pela catástrofe — Foto: Duda Bairros

Além disso, a Copa Truck tem membros e equipe em Canoas e no Vale do Taquari, duas das regiões mais afetadas. A Boessio Competições, uma das mais tradicionais da categoria, foi atingida. Na cidade de Canoas, a sede do time do piloto Regis Boessio está coberta pela água. Ele e sua família não correm riscos e estão seguros, mas a situação do caminhão ainda é incerta, uma vez que a oficina foi completamente inundada.

Outra vítima foi Nenê, locutor oficial do evento, que mora em Encantado, na região do Vale do Taquari. Ele perdeu tudo pela terceira vez em oito meses. Uma das ações capitaneadas pela Nascar Brasil, é justamente voltada para esta região, onde as pessoas podem comprar itens em um site específico. Tudo será levado para o mesmo ponto de distribuição.

Nascar Brasil fará o tradicional #NightChallenge neste fim de semana em Londrina — Foto: Luciano Santos

Endurance Brasil: etapa para os gaúchos

Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, recebe o Endurance Brasil neste fim de semana — Foto: Bruno Terena

A segunda etapa da temporada 2024 do Endurance Brasil, que será realizada no sábado no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será completamente dedicada aos gaúchos. O evento servirá como ponto de coleta de donativos às inúmeras pessoas afetadas pelas enchentes dos últimos dias no Rio Grande do Sul, berço da categoria e de onde são oriundos diversos pilotos e equipes do grid. As carretas das próprias equipes gaúchas serão responsáveis por levar os donativos de volta ao Estado e encaminhar aos responsáveis pela distribuição.

Diante da tragédia no Rio Grande do Sul, equipes como a FTR Motorsport não poderão participar da prova. Com isso, o trio formado por Emílio Padron, Fernando Ohashi e Henrique Assunção irá competir com um protótipo Sigma P1 cedido pela equipe Sigma Kraucher/Tech Force, que será operado por membros do próprio time. O carro foi transportado até São Paulo pela MC Tubarão, outra equipe gaúcha e responsável pela preparação dos carros da Eurobike. O piloto Marçal Müller, um dos atuais campeões da classe GT3 ao lado de Marcel Visconde e Ricardo Maurício no Porsche 911 GT3 992 da equipe Stuttgart, participa de grupo que junta donativos e distribui às pessoas ilhadas em helicópteros particulares. Os voluntários buscam doações para o abastecimento das aeronaves.

O Porsche 911 GT3 da equipe Stuttgart, que terá o gaúcho Marçal Müller ao volante — Foto: Bruno Terena

- Mais do que nunca, é hora de mostrarmos o poder da união que sempre foi marca desta categoria. No nosso grid, vimos as enchentes afetando pilotos, equipes, mecânicos, gente da organização, direção de prova e afins. Vamos fazer a nossa parte para dar todo o suporte a eles e a toda a população gaúcha que vive essa tragédia - disse Henrique Assunção, presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE).

Na quinta-feira, o Endurance Brasil já enviou as duas primeiras carretas com donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, já que a prova deste fim de semana serve como ponto de coleta de doações aos atingidos. Por causa da tragédia ambiental, cinco carros estão ausentes desta etapa. Eles pertencem às equipes Mottin Racing e FTR Motorsport, time do próprio Henrique Assunção, cujas sedes ficaram em Porto Alegre e estão ilhadas e alagadas após as fortes chuvas.

Largada da etapa de Interlagos da temporada 2023 do Endurance Brasil — Foto: Bruno Terena

Endurance Brasil: como ajudar

EM DINHEIRO:
Campanha Aeroclube de Garibaldi (RS) e piloto Marçal Müller
Pix: 87858973000144

EM DOAÇÕES:
Ponto de coleta no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, neste fim de semana, na prova do Endurance Brasil

VOANDO BAIXO: piloto Marçal Müller faz voos humanitários para ajudar vítimas no RS

VOANDO BAIXO: piloto Marçal Müller faz voos humanitários para ajudar vítimas no RS

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Veja também

Mais do ge

Brasileiro correu uma das principais provas de endurance do automobilismo mundial na Bélgica

Pedro Ebrahim é top 10 na classe bronze nas acidentadas 24h de Spa

Blog Voando Baixo traz as íntegras em vídeo do programa de esportes a motor dos canais Globo

#NaPontadosDedos 207: papo com Enzo Elias, no top 10 da Stock Car

Paulista de 40 anos vai para vaga de Felipe Fraga com contrato mais longo e salário maior em 2025

Após oito anos e três títulos, Daniel Serra sai da RC e vai para a BFM

Blog Voando Baixo traz as íntegras em vídeo do programa de esportes a motor dos canais Globo

#NaPontadosDedos 206: papo com Ricardo Maurício, tri da Stock Car

Em Lima Duarte, jogador ficou impressionado com a velocidade dos caminhões da categoria

Copa Truck: ex-goleiro Gomes se aventura ao lado de Jaidson Zini - Programa: ge.globo

Brasileiro vai disputar uma das principais provas de longa duração do automobilismo mundial

Aos 19 anos, Pedro Ebrahim estreia nas 24 horas de Spa com uma BMW

Blog Voando Baixo traz as íntegras em vídeo do programa de esportes a motor dos canais Globo

#NaPontadosDedos 205: papo com Sergio Sette Câmara, da Fórmula E

Mantiqueira Speedway Club ficará a 140 km de São Paulo, em Tremembé. Empreendimento inclui cotas e lotes com um autódromo de quase 3 km com padrão FIA para receber categorias nacionais

Ex-F1, Tarso Marques apresenta autódromo e clube de velocidade

Paulista de 36 anos disputou etapas do TCR South America e do Endurance Brasil no Velocitta. E ainda vai correr em Portugal pelo Porsche Endurance Challenge e pela Stock Car em Mogi Guaçu

Maratona: Rafael Suzuki, líder da Stock Car, faz fim de semana duplo

Piloto do Cupra Leon #77 da W2 ProGP escreve sobre automobilismo aqui no Voando Baixo

Coluna do Raphael Reis #53: Altos e baixos no TCR South America #50
  翻译: