TIMES

Por Redação ge — Spielberg, Áustria


Enfim, a primeira do ano. Aguardando por uma definição de seu futuro - que pode ser com uma vaga na F1 em 2025 pela Haas -, Oliver Bearman venceu neste sábado a corrida sprint da etapa de Fórmula 2 em Spielberg, na Áustria. A prova teve ainda Pepe Martí em segundo lugar e Paul Aron completando o pódio, em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto foi de oitavo a quarto.

Oliver Bearman na etapa de Spielberg da F2 em 2024, na Áustria — Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Bearman, de apenas 19 anos, fez história ao se tornar em março deste ano o primeiro inglês na Ferrari em 25 anos, marca que esperava-se ser quebrada com a transferência de Lewis Hamilton para a escuderia italiana em 2025. Substituindo Carlos Sainz na equipe, no GP da Arábia Saudita enquanto o espanhol se submetia a uma apendicectomia, chegou em sexto lugar e faturou oito pontos.

A corrida

Kush Maini foi facilmente ultrapassado pelo segundo colocado, Oliver Bearman, e Pepe Marti - de quem, ao tocar no carro, danificou a asa dianteira do rival. O piloto da Invicta quase perdeu o terceiro lugar também para Taylor Barnard que foi de quinto a quarto.

Logo atrás, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi de oitavo para a sexta colocação na abertura da volta seguinte. Bearman seguiu abrindo uma larga vantagem sobre Martí nas voltas iniciais, enquanto Bortoleto duelava com Barnard pelo quinto lugar, sem sucesso.

A vantagem do líder Bearman começou a cair na volta 8, quando Martí já estava a menos de 0s9 dele. Maini também seguia próximo do piloto da Campos, sucedido por Paul Arol. No giro seguinte, Bortoleto conseguiu efetivar a manobra sobre Barnard e enfim assumiu a quinta colocação.

Marti seguiu pavimentando o caminho para o que seria um duelo no fim da corrida pela liderança: na volta 17, chegou a reduzir sua desvantagem em relação a Bearman para meio segundo. Da mesma forma, Bortoleto conseguiu a aproximação de Aron, mas o estoniano herdou o terceiro lugar de Maini. Com isso, o piloto da Invicta entrou na mira do companheiro de equipe e também foi ultrapassado.

Nas últimas voltas, porém, ninguém mais avançou; com isso, Bearman efetivou uma vitória segura, tendo Marti e Aron completando o pódio - de igual modo, Bortoleto não conseguiu a aproximação necessária para tentar a última vaga no pódio, mas manteve-se em quarto lugar.

No fim da corrida, Dennis Hauger e Franco Colapinto acabaram colidindo - na última volta. Fechado, Hauger acabou fazendo o argentino rodar na pista e parar na grama. Detalhe: os dois são colegas de equipe na MP Motorsport. Apesar do incidente, Hauger terminou em quinto lugar.

Resultado

F2 — Foto: F2

Veja também

Mais do ge
  翻译: