TIMES

Por Redação ge — Mogi Guaçu, São Paulo


Após três semanas de pausa, a Stock Car desembarca no interior de São Paulo em Mogi Guaçu para dar continuidade ao campeonato neste fim de semana, com a primeira das duas visitas que fará ao Autódromo Velocitta em 2024. O circuito pode ter novos recordes estabelecidos, principalmente o de pódios para o líder do campeonato Gabriel Casagrande: ele possui oito, empatado com Daniel Serra.

O sportv2 exibe a partir das 9h45 deste sábado a classificação da etapa de Velocitta e, às 15h35, a corrida sprint. No domingo, a exibição ao vivo da principal prova do fim de semana começa ao meio-dia, no mesmo canal. Todas as atividades são no horário de Brasília.

Bicampeão da Stock Car, Gabriel Casagrande conquistou terceiro lugar no GP Wilson Fittipaldi Jr de 2024, em Goiânia — Foto: Duda Bairros/Stock Car

Quarto colocado na corrida sprint, e terceiro na prova principal do GP Wilson Fittipaldi Jr, em Goiânia, Casagrande possui 111 pontos contra 105 do vice-líder Julio Campos. Além do retrospecto positivo de pódios em Mogi Guaçu e que pode impulsionar sua campanha para permanecer na liderança, ele ainda possui uma vitória na pista, conquistada em 2021.

O Velocitta ainda pode ter, depois de domingo, um novo recordista de vitórias: Thiago Camilo ou Ricardo Zonta. Ambos possuem atualmente três triunfos na pista que estreou na Stock Car em 2017, com 3,443 km de extensão, 12 curvas e sentido anti-horário.

Largada da Stock Car na edição 2023 da etapa de Velocitta, no fim da temporada — Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Os atuais vencedores do circuito em Mogi Guaçu são a dupla da RC: Daniel Serra, em sua primeira conquista em Mogi Guaçu, e Ricardo Maurício, que chegou a duas vitórias na pista.

Mais ainda: Serra já deve conquistar outra importante marca neste fim de semana: o número de 300 corridas disputadas na Stock Car, unindo-se ao grupo de veteranos que conta com Cacá Bueno (358 largadas), Thiago Camilo (345), Ingo Hoffmann (332), Allam Khodair (322) e Ricardo Maurício (319).

Além de Camilo e Zonta com seus três triunfos, e dos companheiros de equipe na RC, a pista teve outros 11 vencedores diferentes e que estão no grid atual: Felipe Fraga, Átila Abreu, Rubens Barrichello e Matías Rossi (2 vitórias); e Bruno Baptista, Julio Campos, Diego Nunes, Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Guilherme Salas e Felipe Lapenna (uma vitória).

Daniel Serra e Ricardo Maurício: colegas da RC são os atuais vencedores do Velocitta na Stock Car, em 2023 — Foto: Magnus Torquato/Stock Car

Para o fim de semana, a previsão do tempo é um alerta: há chance de chuva fraca no sábado, quando serão realizadas a classificação e a corrida sprint da etapa. No entanto, a precipitação pode ser maior no domingo, chegando a 15mm no dia da corrida principal.

Correndo por fora

O terceiro lugar é ocupado por um dos vencedores do último fim de semana da Stock Car, no Autódromo Internacional Ayrton Senna: Felipe Baptista. Depois de levar a melhor na corrida de domingo da etapa que abriu o campeonato, o jovem de apenas 20 anos detém 94 pontos na tabela.

Vale lembrar que, com a mudança no formato dos fins de semana da categoria, o número de pontos angariados em uma etapa é bem maior: no sábado, a pole position vale dois pontos e a vitória na corrida sprint, 55. No domingo, o número chega a 80 pontos para o primeiro colocado; ao todo, são 137 pontos em disputa. Ao fim do ano, só dois dos piores resultados dos pilotos poderão ser descartados.

Felipe Baptista comemora a pole position do GP Wilson Fittipaldi Jr, em Goiânia, na abertura da temporada 2024 da Stock Car — Foto: Rafa Catelan/RF1

Classificação da Stock Car 2024

1º - Gabriel Casagrande, 111 pontos
2º - Julio Campos, 105
3º - Felipe Baptista, 94
4º - Lucas Foresti, 91
5º - Bruno Baptista, 83
6º - Rubens Barrichello, 82
7º - Felipe Massa, 82
8º - Rafael Suzuki, 74
9º - Nelson Piquet Jr., 73
10º - Zezinho Muggiati, 68

Calendário 2024 da categoria

2ª - 24/03 – Velocitta (SP)
3ª - 21/04 – Interlagos (SP)
4ª - 19/05 – Cascavel (PR)
5ª - 30/06 – Velocitta (SP)
6ª - 28/07 – Goiânia (GO)
7ª - 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
8ª - 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
9ª - 06/10 – Argentina
10ª - 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª - 24/11 – Brasília (DF)
12ª - 15/12 – Interlagos (SP)

*Etapas seguem pendentes.

Relembre a última etapa, o GP Wilson Fittipaldi Jr em Goiânia

Em Goiânia, Rafael Suzuki vence a primeira corrida do ano na Stock Car

Em Goiânia, Rafael Suzuki vence a primeira corrida do ano na Stock Car

Felipe Baptista vence a segunda corrida da 1ª etapa da Stock Car, no GP de Goiânia

Felipe Baptista vence a segunda corrida da 1ª etapa da Stock Car, no GP de Goiânia

Veja também

Mais do ge
  翻译: