TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro, Brasil


A disputa do tênis em Paris 2024 terá a ausência de um grande nome: a belarussa Aryna Sabalenka. A tenista número 3 do ranking mundial confirmou, nesta segunda-feira, que ficará fora dos Jogos de Paris para focar no calendário oficial da WTA e "cuidar da saúde".

- Eu tenho que sacrificar alguma coisa. Nesta fase da minha carreira e principalmente com todas as lutas que tive nos últimos meses, preciso cuidar da minha saúde.

Aryna Sabalenka comemora ponto diante de Iga Swiatek na final do Masters 1000 de Madrid — Foto: REUTERS/Susana Vera

A atleta de 26 anos, representante de Belarus, justificou a ausência em Paris 2024 devido ao calendário apertado de WTA e grandes desafios que terá nos próximos meses:

- Não vou jogar as Olimpíadas por causa das regras da WTA com torneios obrigatórios. Infelizmente tenho que sacrificar os Jogos - disse a atual número 3 do mundo.

Termômetro olímpico: vôlei feminino e Hugo Calderano são os destaques da semana

Termômetro olímpico: vôlei feminino e Hugo Calderano são os destaques da semana

A disputa do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris acontece nas quadras de saibro de Roland Garros. Vinte e dois dias depois os grandes nomes do esporte estarão no US Open, Grand Slam norte-americano que é disputado nas quadras duras. A atleta ressaltou a diferença entre os torneios e disse preferir se preparar para o torneio de WTA.

- Prefiro descansar um pouco para ter certeza de que estou pronta fisicamente e de saúde para as quadras duras. É demais para mim e tomei a decisão de cuidar da minha saúde - completou.

Aryna Sabalenka estreia com vitória no Miami Open — Foto: Megan Briggs/Getty Images

Vale ressaltar que, além da necessidade de conciliar os calendários, Sabalenka não poderia representar o seu país na competição, já que atletas russos e bielorrussos classificados para os Jogos só poderão competir como atletas neutros, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Daniil Medvedev, por exemplo, estará nas Olimpíadas de Paris 2024 como atleta neutro.

Outra desistência

Além de Sabalenka, a tunisiana Ons Jabeur, que também figura no top 10 do mundo, também anunciou desistência do torneio nesta segunda-feira (17). A tenista, por meio de uma nota oficial, informou que não estará na disputa dos Jogos por conta da mudança de piso e possibilidade de lesões no joelho:

- Após consultar minha equipe médica visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, decidimos que a rápida mudança de superfícies poderia colocar o meu joelho e o restante da temporada em risco, então, infelizmente, estou fora das Olimpíadas. Sempre amei representar meu país, mas preciso escutar meu corpo e minha equipe médica - publicou Ons Jabeur.

Ons Jabeur, da Tunísia, lamenta erro e tenta se concentrar na final do US Open contra Iga Swiatek, da Polônia — Foto: Matthew Stockman/Getty Images

A competição de tênis nos Jogos Olímpicos 2024 será realizada entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.

Veja também

Mais do ge

Líder do ranking mundial, brasileiro é favorito nos Jogos Olímpicos

Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano vão representar o Brasil no tiro com arco em Paris

Seleção brasileira jogará em Riga, na Letônia, e precisará ser campeã para conquistar uma vaga nas Olimpíadas de Paris

Pré-Olímpico masculino de basquete: datas, horários e onde assistir aos jogos do Brasil - Programa: ge.globo

Sensação do Mundial de basquete do ano passado, seleção báltica venceu 23 dos últimos 26 jogos e tem impressionado pela combinação entre força mental, brilho ofensivo e disciplina defensiva

Ataque afiado e momento único: Letônia é a maior ameaça ao Brasil no Pré-Olímpico - Programa: ge.globo

Brasileiro vai disputar os 110m com barreiras após completar a prova em 13s27 no Troféu Brasil

Eduardo de Deus faz índice olímpico e conquista vaga em Paris 2024

Seleção encara Montenegro e Camarões na 1ª fase, deve cruzar com Geórgia ou Filipinas em eventual semi, e, se chegar à final, terá a Letônia como provável rival. Só o campeão vai a Paris

Análise: rival por rival, entenda os desafios do Brasil no Pré-Olímpico masculino de basquete

Brasileira estreia no Grand Slam inglês contra a polonesa número 58 do mundo

Ao vivo Wimbledon: Bia Haddad x Magdalena Fręch

Eritreu Biniam Girmay vence etapa mais longa da competição, com 230,9km; Carapaz é o novo camisa amarela da 111 edição do Tour

Pela primeira vez uma etapa do Tour de France é vencida por um negro: "Agora é o nosso momento" - Programa: RJ2

Seleção brasileira inicia difícil jornada por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

Programa de Ana Maria Braga promove o encontro de atletas brasileiros que vão às Olimpíadas de Paris com chefs de cozinha especialistas na culinária francesa

Esgrimista Nathalie Moellhausen mostra talento na cozinha no Mais Você - Programa: Mais Você

Brasileiros conquistaram medalhas nas categorias Vert Best Trick, park e street

Gui Khury é ouro e Pedro Barros e Filipe Mota sobem ao pódio dos X-Games da Califórnia - Programa: Globo Esporte
  翻译: