TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


Victor dos Santos Almeida, de apenas 15 anos, da classe S9 (limitação físico-motora), atingiu o índice para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, neste sábado. O nadador fez os 100m costas em 1m02s88 no último dia do Open Internacional de natação, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição é considerada a primeira seletiva da modalidade para os Jogos e reúne 80 nadadores de clubes de oito estados (AL, ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP).

Paulista de 15 anos bate índice para os Jogos Paralímpicos de Paris — Foto: CPB

Vitinho registrou o tempo de 1m02s88 nos 100m costas nesta manhã - menor do que os 1m03s65 estipulados pelo CPB como índice mínimo de qualificação para os Jogos de Paris. A marca do jovem é a quarta melhor do mundo no ano.

- Se pudesse traduzir em uma palavra o que estou sentindo agora, eu diria #absurdo". Isso tudo foi resultado de muito treino e muito esforço. Fiquei muito feliz com a minha prova e com o índice. Estou vivendo um sonho - destacou o nadador.

Guilherme Costa traz analisa a semana olímpica no Termômetro da ça va

Guilherme Costa traz analisa a semana olímpica no Termômetro da ça va

O mineiro Arthur Xavier Ribeiro, de 17 anos, da classe S14 (deficiência intelectual), também fez um tempo melhor do que o solicitado pelo CPB como um dos critérios de convocação para os Jogos. Ele completou os 100m costas em 1min00s59. O índice era de 1min01s62.

O Brasil tem 37 vagas na natação para os Jogos Paralímpicos de Paris, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.

Veja também

Mais do ge
  翻译: