TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou a primeira lista de convocados para Paris nesta terça-feira (25). Até o momento, 124 atletas de 10 modalidades representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos, que começam no dia 28 de agosto. Entre os convocados está Carol Santiago, que subiu ao pódio cinco vezes em Tóquio 2020 pela natação, um dos esportes onde o Brasil mais ganha medalhas. Carol foi a maior medalhista brasileira na capital japonesa. A convocação de toda a delegação acontecerá em três partes. Os demais nomes devem ser anunciados nos dias 11 e 18 de julho.

Carol Santiago exibe as cinco medalhas conquistadas em Tóquio — Foto: Ale Cabral / CPB

Nessa primeira lista, o CPB convocou 37 atletas da natação, 24 do vôlei sentado, 15 do tênis de mesa, 12 do goalball, 10 do futebol de cegos, 8 da canoagem, 7 da esgrima em cadeira de rodas, 6 do taekwondo, 3 do badminton e 2 do hipismo. Ao todo, foram anunciados 122 atletas com deficiência e dois goleiros. Na segunda convocação, que está marcada para o dia 11 de julho, serão divulgados os atletas de mais nove modalidades: atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, remo, tiro esportivo, tiro com arco e triatlo. Ficarão faltando os atletas do tênis em cadeira de rodas, que devem ser anunciados no dia 18 de julho.

O recorde de brasileiros em Jogos Paralímpicos foi em casa, na Rio 2016, com 278 atletas em todas as 22 modalidades já classificados automaticamente. Já em Tóquio 2020, foram 235 brasileiros.

— Temos certeza de que será uma das mais importantes participações do Brasil em Jogos Paralímpicos. Os nossos atletas, com certeza, farão história — falou o presidente do CPB Mizael Conrado, que também é bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

O atletismo, que ainda aguarda a convocação, é o esporte que mais somou medalhas para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, foram 170 pódios. Logo atrás, a natação soma 125 medalhas, sendo 40 ouros. Os nadadores brasileiros foram o grande destaque desse ciclo olímpico. Ainda em Tóquio, Carol Santiago foi a maior medalhista brasileira, com cinco medalhas. No ano passado, os atletas também tiveram uma ótima participação no Mundial de Manchester, na Inglaterra, quando ficaram em quarto lugar no quadro geral de medalhas. Além das 120 medalhas conquistadas no Parapan de Santiago, também em 2023.

Além da medalhista Carol Santiago, integram a lista promessas como Samuel Oliveira, Gabriel Araújo, Douglas Matera, Mariana Gesteira e Cecília Kethlen.

— É um momento importante do ciclo, já que estamos próximos ao grande evento, em Paris. Foi um ciclo desafiador, com um tempo menor em relação aos anteriores. Mas conseguimos, ao lado dos clubes, realizar um bom trabalho — disse o diretor de alto rendimento do CPB Jonas Freire.

Além da natação, a seleção brasileira do futebol de cegos também já está convocada. Promessa de medalha em Paris, a equipe é pentacampeã paralímpica e teve um ciclo proveitoso, com ouro no Parapan de 2023 e o bronze no Mundial da modalidade, também no ano passado.

Outro destaque da convocação para Paris 2024 é a mesatenista Bruna Alexandre, que vai se tornar a primeira brasileira a defender o Brasil em Jogos Paralímpicos e Olímpicos no mesmo ciclo. A lista também contou com um recorde no taekwondo. O Brasil conseguiu dobrar a quantidade de atletas no esporte em relação a Tóquio 2020, quando a modalidade estreou no programa dos Jogos. A convocação atual contou com seis lutadores.

Bruna Alexandre vai representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas

Bruna Alexandre vai representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas

O Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze) na história dos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, o país teve a melhor campanha. Foram 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016, sendo 22 de ouro. A marca superou as 21 primeiras colocações em Londres 2012.

Veja a primeira lista para Paris 2024

NATAÇÃO

Alan Basílio
Ana Karolina Soares
Andrey Madeira
Arthur Xavier
Beatriz Carneiro
Bruno Becker
Cecília Araújo
Daniel Mendes
Débora Carneiro
Douglas Matera
Edênia Garcia
Gabriel Araújo
Esthefany Rodrigues
Gabriel Bandeira
Gabriel Cristiano
João Pedro Brutos
Gabriel Melone
José Ronaldo da Silva
Laila Suzigan
Lídia Cruz
Lucas Mozela
Lucilene Sousa
Maiara Barreto
Maria Carolina Santiago
Mariana Gesteira
Matheus Rheine
Mayara Amaral
Patricia Pereira
Phelipe Rodrigues
Raquel Viel
Roberto Alcalde
Ruan Souza
Samuel Oliveira
Talisson Glock
Victor Almeida
Vitória Ribeiro
Wendell Belarmino

TAEKWONDO

Ana Carolina Moura
Claro Lopes
Débora Menezes
Maria Eduarda Stumpf
Nathan Torquato
Silvana Fernandes

TÊNIS DE MESA

Bruna Alexandre
Carla Maia
Catia Oliveira
Claudio Massad
Danielle Rauen
Evellyn dos Santos
Israel Stroh
Jennyfer Parinos
Joyce Oliveira
Lucas Arabian
Luíz Manara
Maliane Santos
Paulo Salmin
Sophia Kelmer
Thiago Gomes

VÔLEI SENTADO

Ádria Jesus
Bruna Lima
Camila Leiria
Edwarda de Oliveira
Gizele Dias
Janaína Petit
Laiana Batista
Luíza Fiorese
Nathalie Filomena
Nurya Almeida
Pâmela Pereira
Suellen Dellangelica

BADMINTON

Daniele Souza
Rogério Oliveira
Vitor Tavares

CANOAGEM

Adriana Azevedo
Aline Oliveira
Débora Benevides
Mari Santilli
Fernando Rufino
Igor Tofalini
Luis Carlos Cardoso
Miqueias Rodrigues

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

Carminha Oliveira
Jovane Guissone
Monica dos Santos
Rayssa Veras
Kelvin Damasceno
Lenilson Oliveira
Vanderson Chaves

FUTEBOL DE CEGOS

Cássio Reis
Jardiel Vieira
Jeferson Gonçalves
Jonatan Felipe
Maicon Júnior
Raimundo Nonato
Ricardo Alves
Tiago da Silva
Luan Lacerda
Matheus da Costa

GOALBALL

Ana Gabriely Brito
Daniele Longhini
Geovana Moura
Jéssica Vitorino
Kátia Silva
Moniza Lima
André Dantas
Emerson Ernesto
Josemarcio Sousa
Leomon Moreno
Paulo Saturnino
Romário Marques

HIPISMO

Rodolpho Riskalla
Sérgio Oliva

Veja também

Mais do ge
  翻译: