TIMES

Por Paulo Taroco — Votuporanga, SP


Vinte e cinco anos de idade, certa experiência pelo interior de São Paulo e título recente do Campeonato Paulista Série A3. Desenhado o cenário, o atacante Nando, natural da região de Presidente Prudente, garante o mesmo embalo no segundo semestre pelo Votuporanguense. E o triunfo sobre o conterrâneo Grêmio Prudente na decisão tornou-se motivação a mais para a disputa da Copa Paulista.

Reapresentação para a Copa Paulista ainda teve a campanha vitoriosa na A3 lembrada — Foto: Rafael Bento/CAV

A próxima competição será a quarta do atacante ao lado do técnico Rogério Corrêa. A conquista da Série A3 deste ano foi antecedida por trabalhos no Marília, no ano passado, e no Marcílio Dias. No futebol catarinense, a parceria rendeu o título da Copa Santa Catarina na reta final de 2022.

– Vencer a A3 foi um título que curti bastante. São três campeonatos com o Rogério, e foi muito especial. É um cara fantástico, que ajuda muito no dia a dia. Mas sabemos que tudo já é página virada, é tudo muito rápido, dinâmico. É um novo começo, do zero.

Antes de reiniciar tudo em Votuporanga, o atacante passou um tempo na terra natal, Euclides da Cunha Paulista. Por lá, a lista de familiares e amigos inclui o irmão gêmeo, o ex-defensor profissional Rique – confira a história inicial da dupla no futebol. Ao "pendurar a chuteira" de forma precoce, Rique decidiu seguir no caminho do mercado financeiro e imobiliário.

Ano do CAV começou com amistoso vencido diante do Mirassol, na inauguração da iluminação da Arena Plínio Marin, palco do título na A3 — Foto: Instagram/Reprodução

Já Nando viu o acesso à Série A2 e o título da A3 pelo CAV renderem algumas propostas. Titular do time de Corrêa na campanha vitoriosa, o euclidense começou no Novorizontino, passou por Iporá (GO), Patrocinense (MG) e Noroeste, além das camisas mencionadas ao lado do treinador com o qual se reencontrou neste ano.

– Tive, sim, outras propostas, umas três ou quatro para pensar. A escolha foi seguir aqui, como também houve o interesse do clube. Eu gosto daqui, e foi também pelo projeto.

– A experiência que acumulei ajudou bastante. O que procuro fazer é o que sempre fiz por onde passei: tentar ajudar, agregar, dar o meu melhor – disse o atacante.

Ao lado de Raul Borges, supervisor do CAV, Nando comemora a conquista da Série A3 — Foto: Instagram/Reprodução

Ainda sobre propostas, o bate-papo com Nando voltou um pouco mais no tempo, e o atleta revelou uma conversa desenvolvida junto ao Grêmio Prudente, antes da Copa Paulista de 2023. A negociação, contudo, não prosperou, e a saída do Noroeste o levou ao arquirrival, MAC.

Voltando a falar de futuro, os próximos passos prometem mais, garantiu o atacante. As certezas são de uma Copa Paulista equilibrada e uma A2 competitiva, como demonstrou a atual temporada. As projeções trazem dificuldades, só que a garantia é de um CAV protagonista.

– O CAV já demonstrou que briga por grandes metas. Com as peças que permaneceram, os reforços para o elenco, dá para acreditar que vamos brigar por uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil. Lógico, respeitando todos, não será fácil.

– Quanto à Série A2, eu não consigo ver, como atleta, isso de entrar para se manter, não entrar para vencer. Conhecemos o alto nível da divisão, mas sempre tive a vontade de entrar para vencer, pensar em título e novo acesso. Sempre entrar com humildade, algo que o grupo teve como diferencial neste ano, nada de vaidade. A vontade é crescer – finalizou.

Atacante falou também sobre experiência acumulada pelo interior paulista e sonho de ajudar o CAV a chegar em competição nacional — Foto: Arquivo Pessoal/Cedida

Mais novidades

Dentre os reforços, há outro nome no clube de Votuporanga ligado ao Oeste Paulista. O meio-campista Gabriel Rapchan, de Presidente Venceslau, é mais um ex-MAC reencontrando Rogério Corrêa. Na A3, o zagueiro Kauan Henrique, de Álvares Machado, fez parte do elenco campeão. Aos 21 anos, agora reforça o Tanabi, na Segundona do Paulista (sub-23).

Nesta semana, o CAV anunciou dois nomes ex-Noroeste, vice-campeão da A2. Vinícius Bala e John Egito ajudaram o Norusca a retornar à elite estadual. John Egito, aliás, é outro conhecido do Oeste Paulista. Ainda com o apelido de Baiano, defendeu o Osvaldo Cruz de 2015 a 2018.

Euclidense Nando é um dos remanescentes do CAV para o segundo semestre, quando o time terá novamente o Grêmio Prudente pelo caminho — Foto: Pedro Zacchi/Cedida

Gabriel Moysés, ex-Bragantino II, apareceu no mesmo anúncio, assim como os remanescentes Nando, Israel (também atacante) e o experiente meia Bady, outras novidades recentes. A retomada dos trabalhos no atual campeão da terceira divisão começou no último dia 15.

A estreia na Copa Paulista será no dia 15 de junho, às 18h, contra o XV de Jaú, no Plínio Marin. Já o reencontro com o Carcará ficou para a quinta rodada, no dia 13 de julho (veja a tabela e regulamento).

"Não consigo ver, como atleta, isso de entrar para se manter", comentou Nando, ao falar dos próximos objetivos, envolvendo Série A2 — Foto: Pedro Zacchi/Cedida

Veja também

Mais do ge
  翻译: