Pulso
PUBLICIDADE
Pulso

O ritmo da opinião pública

Informações da coluna

Vera Magalhães

Jornalista especializada na cobertura de poder desde 1993. É âncora do "Roda Viva", na TV Cultura, e comentarista na CBN.

Pablo Ortellado

Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 07:00

Preferência por candidato independente em SP

Pesquisa em São Paulo indica que metade dos eleitores prefere um candidato independente. Lula é mais bem visto que Bolsonaro na cidade. Eleitores paulistanos estão mais politizados e há desafios para Boulos e Nunes atrair o eleitorado de Lula e Bolsonaro.

Metade dos eleitores de São Paulo (exatamente 50%) afirma que gostaria que o próximo prefeito da cidade fosse um nome “independente”. O dado é de pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, que mostra ainda que o presidente Lula (PT) é um padrinho político mais bem aceito do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). São 29% os paulistanos que dizem desejar um prefeito “aliado do Lula”, enquanto 19% afirmam que torcem por um bolsonarista na prefeitura. Outros 2% não souberam ou não responderam.

Na eleição presidencial de 2022, Lula venceu Bolsonaro na cidade mais populosa do país, com quase 500 mil votos a mais que seu adversário no segundo turno (foram 53,54% dos votos válidos no petista). Já no pleito municipal deste ano, o atual presidente apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), enquanto Bolsonaro é aliado do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).

A pesquisa da Quaest mostra que há uma compreensão maior do eleitorado na cidade sobre o apoio de Lula a Boulos do que em relação à existência do pacto entre Bolsonaro e Nunes. São 50% os que dizem “achar” que Boulos será o nome apoiado pelo presidente, enquanto 29% “acham” que Nunes terá o apoio de Bolsonaro — outros 10% pensam que o ex-presidente apadrinhará Pablo Marçal (PRTB), mesmo percentual dos que acham que José Luiz Datena (PSDB) terá o apoio de Bolsonaro.

Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo — Foto: Divulgação/Quaest
Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo — Foto: Divulgação/Quaest

No grupo que afirma desejar um prefeito “aliado do Lula”, 47% declaram a intenção de votar no deputado psolista. Já dentre os que querem um “aliado do Bolsonaro”, 32% declaram apoio a Nunes, e 31% o fazem para Marçal.

O candidato pelo PRTB é apoiador de Bolsonaro e se encontrou recentemente com o ex-presidente em Brasília. Sua entrada na disputa eleitoral paulistana foi um dos fatores que convenceram Nunes a aceitar a indicação de vice feita por Bolsonaro: o ex-coronel da PM Mello Araújo (PL).

Nunes, além de Bolsonaro, tem também o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo a pesquisa, 46% dos eleitores na cidade afirmam que “votariam” ou “poderiam votar” em um candidato desconhecido indicado pelo governador. Lula tem essa mesma confiança de 45% dos paulistanos, enquanto Bolsonaro alcança 36% nesse índice.

Contratada pela Genial Investimentos, a Quaest entrevistou presencialmente 1.002 eleitores de 16 anos ou mais no período de 22 a 25 de maio. A margem de erro prevista é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08653/2024.

Mais recente Próxima Mais de 70% dos brasileiros veem necessidade de normas para inteligência artificial, aponta pesquisa
  翻译: