Pulso
PUBLICIDADE
Pulso

O ritmo da opinião pública

Informações da coluna

Vera Magalhães

Jornalista especializada na cobertura de poder desde 1993. É âncora do "Roda Viva", na TV Cultura, e comentarista na CBN.

Pablo Ortellado

Professor de Gestão de Políticas Públicas na USP

Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 07:00

Avaliação da gestão de Ricardo Nunes em SP

Pesquisa aponta avaliação mista da gestão de Ricardo Nunes em SP, com 31% de aprovação. Marta Suplicy é citada como melhor prefeita por 13% dos paulistanos. Disputa eleitoral aponta empate técnico entre Nunes, Boulos e Datena.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo é considerada positiva por 31% dos moradores da cidade, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira. São 41% dos eleitores paulistanos os que classificam a administração do pré-candidato à reeleição como “regular”, e 20% consideram o trabalho do governo “negativo”. Outros 8% não souberam ou não responderam.

O desempenho de Nunes é mais bem avaliado pelos paulistanos que o do presidente Lula (PT), mas fica abaixo dos índices registrados na cidade pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). De acordo com a pesquisa, 28% aprovam o trabalho do presidente, contra 35% que o avaliam como “regular” e 33% que o taxam como “negativo”. Tarcísio tem aprovação de 36% dos paulistanos, é “regular” para 37%, e “negativo” para outros 20%.

A Quaest pediu para 1.002 moradores da cidade avaliarem o desempenho da administração municipal em dez áreas. Só em três houve mais pessoas afirmando que houve melhora nos últimos quatro anos: cultura, esporte e lazer (51% acham que melhorou), asfaltamento (49%) e limpeza (48%). As áreas em que há maior insatisfação são o trânsito (74% acham que a situação piorou em quatro anos), a segurança (68%) e a saúde (62%).

Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo — Foto: Divulgação/Quaest
Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest realizada em São Paulo — Foto: Divulgação/Quaest

As queixas da população em relação à insegurança na cidade e aos problemas na rede de saúde pública acendem um alerta para as pré-campanhas eleitorais. Os dois temas são justamente os que encabeçam o ranking daquilo que os paulistanos consideram ser o problema mais grave da cidade: 29% citam violência/crime, e 17% apontam a saúde.

Quando perguntados sobre se Ricardo Nunes merece ser reeleito, os paulistanos se dividem: 47% acreditam que sim, e 46% declaram que não. Outros 7% não responderam.

Os dados fazem parte da primeira pesquisa realizada pela Quaest com foco na disputa eleitoral deste ano em São Paulo. O levantamento indica que há um empate técnico entre Nunes (22% das intenções de voto), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 21%, e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que tem 17%.

Boulos terá como vice na disputa de outubro a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). A escolha, segundo o levantamento, é bem avaliada pelos paulistanos: 13% afirmam espontaneamente que Marta foi a melhor prefeita que São Paulo já teve. A petista aparece numericamente à frente de Paulo Maluf (11%), Bruno Covas (7%), Luiza Erundina (7%), Fernando Haddad (5%), o próprio Ricardo Nunes (3%), Jânio Quadros (2%), João Doria (2%), José Serra (1%), e Gilberto Kassab (1%).

Contratada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest tem margem de erro prevista de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08653/2024.

Mais recente Próxima Em São Paulo, 50% dizem preferir candidato ‘independente’ a aliados de Lula ou Bolsonaro, aponta Quaest
  翻译: