Pulso
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 04:30

Preocupação e otimismo com IA no Brasil

Brasileiros se dividem entre otimismo e preocupação com inteligência artificial. Maioria vê necessidade de normas para regular seu uso, especialmente devido aos riscos de golpes e falta de privacidade. População demonstra desconhecimento sobre o assunto, mas utiliza tecnologias de IA no cotidiano, principalmente em redes sociais. Pesquisa do Instituto Ideia revela a necessidade de maior familiaridade e regulação do tema no Brasil.

Foco de preocupação em meio ao avanço de sua aplicação em campanhas eleitorais pelo mundo, como mostrou O GLOBO, as tecnologias de inteligência artificial (IA) estão no radar e no cotidiano dos brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Ideia, divulgada no Brazil Forum UK, evento organizado por estudantes no Reino Unido, revela que 73% da população veem necessidade de se criar regras para o uso da tecnologia, enquanto 12% são contrários e outros 15% não sabem se posicionar.

O governo foi o mais citado como agente que deveria regular a IA (21%). A maior fatia respondeu não saber (29%).

O levantamento não perguntou sobre um modelo específico de regulação. Um projeto que trata do tema já está em tramitação no Congresso. A proposta de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial, uma estrutura para implementar e fiscalizar o cumprimento da lei, e define diretrizes para o desenvolvimento, implementação e uso de sistemas de inteligência artificial no país.

Resultados da pesquisa sobre IA — Foto: O Globo
Resultados da pesquisa sobre IA — Foto: O Globo

A iniciativa também diz que “todo sistema de inteligência artificial passará por avaliação preliminar realizada pelo fornecedor para classificação de seu grau de risco”. Os conteúdos podem ser classificados como de “risco excessivo” ou, em casos mais graves, de “alto risco”.

Fundador do Instituto Ideia, Maurício Moura aponta que o desejo dos brasileiros pela regulação de uma tecnologia recém-disseminada é inédito desde o surgimento das redes sociais. Entre os mais cautelosos em relação ao tema hoje, estão as mulheres e os mais velhos.

— Essa nunca foi a preocupação das pessoas, seja quando começou o Facebook ou o WhatsApp, por exemplo. Mas agora é diferente, elas estão mais preocupadas — diz Moura.

Fator desinformação

Entre os principais riscos representados pela IA apontados pelos brasileiros, está seu uso para golpes (56%), seguido de falta de privacidade (43%), falsidade ideológica (37%), desinformação (36%) e segurança digital (36%). Para Moura, os fatores mais tangíveis ao público costumam gerar um temor maior.

Frente aos desafios e benefícios das tecnologias, há divisão entre os brasileiros em relação a como percebem esses recursos. São 33% os que se dizem otimistas com a IA, enquanto 32% afirmam estar preocupados. Outros 34% contam não saber como se sentir.

Fator de alerta para especialistas em meio à popularização de serviços de IA generativa, detectar imagens e vídeos falsos é uma dificuldade para a maioria: 59% declararam não saber como reconhecê-los, contra 41% que se dizem capazes de fazer a distinção.

Para Moura, a pesquisa sinaliza que a população está pouco familiarizada com o tema, apesar de fazer uso de tecnologias de IA no dia a dia. Chegam a 43% os que afirmam empregá-las — a maioria em redes sociais. Nesse grupo, 18% citam adotar ferramentas para gerar textos e imagens, como ChatGPT ou Bard.

— O nível de desconhecimento sobre a IA no Brasil é generalizado — frisa o fundador do Instituto Ideia.

A pesquisa do Instituto Ideia entrevistou 1.073 brasileiros de todas as regiões em 17 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

* Estagiário sob supervisão de Marlen Couto

Mais recente Próxima Cinco cenários e peso do apoio de Lula e Bolsonaro: a primeira pesquisa Quaest sobre a disputa eleitoral em SP
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: