Festival LED
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 07:39

A importância da educação na justiça social

Angela Davis defende a importância da educação na luta por justiça social, criticando a censura de livros nas escolas e exaltando o papel dos professores na formação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. A filósofa também destaca a necessidade de garantir segurança e condições dignas para crianças e jovens, além de valorizar a educação como ferramenta de transformação social.

Além de pontuar possíveis caminhos para se alcançar uma sociedade igualitária por meio da educação, a filósofa e ativista americana Angela Davis evocou sua experiência no Festival LED para debater temas que têm impulsionado protestos e mobilização entre os brasileiros: a pouca valorização dos professores e a censura de livros nas escolas.

Com o tema “Educação como caminho para a liberdade”, mediado pela jornalista e apresentadora da Globo News Aline Midlej, a conversa no Museu do Amanhã discorreu sobre um futuro mais inclusivo, justo e livre sob a ótica da educação como ferramenta na luta pela equidade.

Aline Midlej abraça Angela Davis na abertura do Festival LED — Foto: Márcio Alves
Aline Midlej abraça Angela Davis na abertura do Festival LED — Foto: Márcio Alves

Segundo Davis, em um mundo no qual a liberdade ainda é negada para tantos, em especial para as pessoas negras e pobres, a escola é o único espaço capaz de gerar seres humanos críticos e comprometidos com justiça social, defendeu a ativista.

— Sem educação não existe nada. A educação deveria ser prioridade em qualquer lugar. O conhecimento faz com que uma criança deixe de ser um escravo. Tanto aqui no Brasil quanto nos EUA a luta por esse direito precisa ser uma constante — disse ao exaltar o papel dos professores em sala de aula.

Exaltação a Freire

Ao recordar sua trajetória de vida, quando era aluna de uma escola segregacionista, no Alabama, no Sul dos Estados Unidos, onde ataques a casas e igrejas de bairros negros e a presença de membros da Ku Klux Klan eram constantes, Davis afirmou que, apesar dos avanços, crianças pretas e pardas ainda são as menos escolarizadas. Um dos caminhos para mudar essa realidade, segundo a filósofa, é investir na garantia de que todas as crianças e jovens tenham segurança física, intelectual e alimentar, e melhores salários e condições de trabalho para os professores.

— É muito importante entender que educação não é suficiente, de forma abstrata. Ela tem que ser ligada às vidas, aos bairros, e ao dia a dia da vida, porque as crianças que não têm o que comer, não vão aprender. A educação de uma comunidade por inteiro não pode se desenvolver se as entidades de educação são racistas com negros e indígenas — analisou. — Os professores também são as pessoas mais importantes da nossa sociedade e deveriam ganhar os melhores salários — completa a americana, que aos 79 anos ainda leciona como forma de se “manter viva”.

Durante o painel, Davis também exaltou a figura de Paulo Freire, conhecido como o patrono da educação brasileira por defender a alfabetização de adultos pobres como uma via para combater as desigualdades nos ambientes de trabalho e as injustiças sociais.

— A lição mais importante que aprendi de Paulo Freire é que não podemos ensinar de uma posição de superioridade. Você tem que estar no mesmo nível e aprender com seus alunos — comentou.

A filósofa ainda pontuou a importância de não menosprezar pessoas que não tiveram acesso à educação formal:

— Por conta do capitalismo e do racismo na sociedade em que vivemos, assumimos que a pessoa mais educada é superior àquela que não teve acesso. Existe tanto a aprender de pessoas que não foram à escola. Precisamos parar de assumir que uma pessoa com graduação sabe mais que uma pessoa que não tem — disse.

Censura é uma ‘vergonha’

Ao ser questionada sobre formas de combater movimentos que censuram debates em sala de aula, como no caso de livros de literatura retirados de escolas brasileiras sob argumentos de que seriam inapropriados para o uso dos alunos, a filósofa classificou o ato como “uma vergonha”. Obras como a de Ziraldo sobre racismo e “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, da mesma temática, tiveram exemplares recolhidos em escolas estaduais do ensino médio em Goiás, Minas Gerais e no Paraná, sob justificativa de contar atos e palavras impróprias.

— Isso de fato é uma vergonha. Esse conservadorismo no século XXI é uma resposta para reverter o relógio, voltar atrás na conquista dos nossos direitos de acesso à educação. O conservadorismo tem medo de que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e, assim, tenham um futuro melhor — afirmou.

Na abertura do painel, foi feita a apresentação da música “Sweet Black Angel” (Doce anjo negro, numa tradução literal), canção feita em homenagem a Angela Davis. A música foi tocada pelos Batuqueiros do Silêncio, banda formada por músicos surdos.

Mais recente Próxima Artigo: 'Há um buraco no ensino da nossa História', diz ator de 'Macacos'
Mais do Globo

Alvinegro saiu em vantagem no placar, mas levou empate no fim e saiu com um ponto de São Januário

Na bronca com o VAR, Artur Jorge analisa empate do Botafogo em clássico com o Vasco: 'Um ponto somado'

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) introduz “bandeira amarela”, após quase 2 anos de “bandeira verde”, que não tem cobrança adicional

Conta de luz terá taxa extra em julho

Segundo a polícia, ele era segurança pessoal de Willian Souza Guedes, vulgo Corolla, que é ex-chefe do tráfico de Manguinhos

Polícia prende segurança do tráfico que coordenava roubo de carga no Rio

Resultado foi ruim para as duas equipes

Em clássico marcado por falhas de goleiros, Vasco e Botafogo empatam em São Januário

Sorteio aconteceu às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Caixa Econômica Federal

Mega-Sena: ninguém acerta as dezenas, e prêmio vai a R$ 120 milhões; confira os números

Nomes como Sabrina Sato, Bruna Marquezine, Sasha, João Guilherme, Adriane Galisteu e Alice Wegmann aproveitam férias no país oriental

Japão entra na rota turística de famosos brasileiros, e busca por passagens aumenta; entenda

Ministério da Agricultura e Pecuária alertou que itens, pertencentes a 14 marcas, não devem ser consumidos e serão recolhidos

Os 24 lotes de café impróprios para consumo após serem identificadas matérias estranhas e impurezas; veja lista

O pregão, que resultará em gastos de até R$ 197,7 milhões, pode ter violado o sigilo das propostas técnicas das empresas concorrentes

TCU avalia pedir cancelamento de licitação da Secom de Lula

Presidente disse que não seria possível assinar o documento na ausência do prefeito da capital e do governador. Chefe do Executivo não cita nome de Boulos para 'não ser multado'

Sem Nunes e Tarcísio, Lula não assina contrato do metrô em agenda em SP

Artur Jorge promove mudanças no alvinegro para o clássico contra o Vasco

Escalação do Botafogo: Júnior Santos fica no banco e Gregore entra no lugar de Danilo Barbosa
  翻译: