Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 17:10

Descriminalização da Maconha no Brasil

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para descriminalizar o porte de maconha no Brasil. Vários países já adotaram medidas de descriminalização e legalização da cannabis, com debates sobre os impactos na saúde pública e no combate ao tráfico de drogas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira, para descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, embora o resultado do julgamento ainda precise ser homologado. Considerando formas distintas de descriminalização e de legalização, ao menos 25 países flexibilizaram a visão sobre a Cannabis desde os anos 1980. A maioria, 17, alterou as regras a partir de 2010, mostrando que o olhar é crescente sobre o assunto.

Levantamento feito pelo GLOBO, com base nos anúncios de governos e informações do Centro Europeu de Monitoramento de Drogas e Dependência de Drogas, mostra que chegou a cinco o número de países que tornaram a maconha legal. Após a liberação pioneira em 2013 pelo Uruguai, Canadá, em 2018, Malta, em 2021, Luxemburgo, em 2023, e Alemanha, em 2024, também adotaram regras semelhantes.

Desde o início de abril, as regras na Alemanha mudaram, e os cidadãos podem cultivar a planta e andar com até 25g de maconha sem desrespeitar a lei. A partir de julho, “clubes” poderão comercializar a droga, que passou a ser legal no país.

Em outros países, como Colômbia, ainda em 1994, Portugal (2001), Bélgica (2003) e Argentina (2009), houve apenas a descriminalização, sem a legalização em si. Já a Holanda opera, desde 1979, em um modelo de descriminalização parcial, no qual é permitida a venda e o consumo em locais específicos — veja todas as informações no infográfico abaixo.

— A descriminalização trata apenas do aspecto da punição, o Estado deixa de punir quem faz o uso que, até então, era considerado crime. Já a legalização aborda não apenas a pena, mas de que forma será produzido, comercializado, quem terá acesso, se terá algum imposto, como os órgãos competentes irão atuar e outros aspectos que sejam relevantes para organizar o mercado que até então era restrito ao tráfico — esclarece Henderson Fürst, presidente da Comissão de Bioética da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP).

No entanto, em meio ao avanço das medidas que tornam o acesso mais brando à maconha, também crescem as evidências que apontam os riscos do uso contínuo e em grandes quantidades, especialmente para os sistemas cardiovascular, pulmonar e neurológico. Especialistas defendem que, seja a droga liberada ou não, é importante abordar esses efeitos para reduzir o consumo, sobretudo entre os jovens, que são mais vulneráveis aos danos.

— Uma liberação pode ter o efeito benéfico de quebrar a espinha dorsal do tráfico, que é causa de tanta violência, e abrir uma discussão do ponto de vista de saúde pública que, a meu ver, vai ser mais à vontade para nós médicos inclusive. Mas, do ponto de vista clínico, a maconha é uma preocupação em qualquer situação, legalizada ou não. Atendo muitos pacientes que são usuários e surgem com problemas respiratórios — diz Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Mais recente Próxima 'Largatiagem', ‘malandrismo’, mão na cumbuca e pederastia: entenda a cartilha disciplinar do PCC
Mais do Globo

Nico Williams, de 21 anos, é um dos melhores jogadores da Espanha na competição

Destaque da Eurocopa interessa ao Chelsea, mas dá preferência ao Barcelona, diz jornal

Relações sexuais foram identificadas como a principal causa do contágio na capital paranaense

Hepatite A: surto em Curitiba chega a 366 casos e 5 mortes, com 60% dos pacientes internados; saiba como se proteger

Fãs elogiam versatilidade da atriz, mostram empolgação com notícia e resgatam vídeos antigos da novela, que tem vilã politicamente incorreta

Web vibra com possibilidade de Fernanda Torres viver Odete Roitman em remake de 'Vale tudo'

Acidentes fatais são comuns em grandes celebrações religiosas na Índia

Pelo menos 60 pessoas morrem esmagadas após tumulto em evento religioso na Índia

Bombeiros fizeram o atendimento na madrugada de segunda-feira. Polícia Civil investiga

Duas pessoas ficam feridas em explosão em casa em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado no dia 31 de julho

Quando o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será pago?

Compradores podem pedir substituição dos produtos a partir do que foi estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor

Saiba quais são as quatro marcas de café de Minas Gerais classificadas como impróprias para consumo

Deputados do grupo de trabalho que analisa o texto levaram a proposta a Haddad

Lula defende que Congresso inclua carnes na cesta básico com alíquota zero ao regulamentar Reforma Tributária

O equipamento especial instalado no avião é formado por um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12.000 litros de água em áreas de incêndios

FAB mostra bastidores da operação que já lançou 96 mil litros de água para apagar incêndios no Pantanal; vídeo

'Prisão civil é um alento', afirmou Jéssica Veiga após Justiça de SC; defesa do parlamentar afirma que houve erro no desconto do salário do político

Ex de Zé Trovão diz que deputado seguiu sem pagar pensão após ser intimado 'pessoalmente'
  翻译: