Concurso Público
PUBLICIDADE
Por — Brasília

Os editais do Concurso Nacional Unificado (CNU), marcado para o próximo domingo, não preveem a reaplicação das provas, mesmo em casos de desastres naturais, como as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

O estado foi atingido por chuvas fortes, que já resultaram em dezenas de mortes. O governador, Eduardo Leite, pediu o adiamento das provas e afirmou que "o concurso ficou completamente inviabilizado para a população gaúcha". Parlamentares, inclusive aliados ao governo, também pediram o adiamento.

Os editais (são vários, um para cada bloco), dizem apenas que candidatos que tenham a participação afetada por problemas logísticos (que incluem desastres naturais) podem somente pedir o dinheiro de inscrição de volta. Assim, apesar da chuva no RS, governo manteve a data das provas do concurso em todo o país.

O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.

Os interessados podem acompanhar a 'live' pelo link abaixo.

É uma situação diferente do Enem, principal porta de entrada para universidades públicas e que é usado como inspiração para o Concurso Unificado. O Enem, em todos os anos, há reaplicação de provas por diversos motivos.

No CNU, um adiamento da aplicação só poderia ocorrer em todo Brasil, considerando o que consta no edital.

De acordo com o item 11.16 do edital de abertura (que segue um padrão em todos os blocos), "o candidato afetado por problemas logísticos, durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas".

O item 11.16.1 do documento diz que "são considerados problemas logísticos, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato".

Integrantes do governo dizem, porém, que situações de força maior podem ser discutidas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e demais integrantes do governo, inclusive o presidente Lula. A tendência é que uma decisão seja tomada nesta sexta-feira.

O Concurso Unificado, recebeu 2,1 milhões de inscrições. No Rio Grande do Sul, são 80.348 inscritos, em dez cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Sana Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Há uma diferença importante entre o CNU e o Enem. Nas provas para acesso ao ensino superior, há compatibilidade garantida entre diferentes provas por conta de um banco de questões e do modelo matemático da Teoria de Resposta ao Item (TRI). É um cálculo que considera a dificuldade de uma questão e o nível de acerto dela para dar uma nota.

No CNU, não haveria como garantir a mesma dificuldade em diferentes provas.

Horários das provas do Concurso Nacional Unificado

O concurso terá provas aplicadas de manhã e de tarde. De manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser feita entre 9h e 11h30.

  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
  • Ensino Médio (bloco 8): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e redação.

De tarde, os portões serão abertos às 13h e fecharão às 14h. A prova deverá ser feita entre 14h30 e 18h.

  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 50 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos, sendo uma prova diferente para cada bloco temático.
  • Ensino Médio (bloco 8): 40 questões objetivas (múltipla escolha).

.

Webstories
Mais recente Próxima CNU: Apesar da chuva no RS, governo mantém data das provas do concurso em todo o país
Mais do Globo

Nico Williams, de 21 anos, é um dos melhores jogadores da Espanha na competição

Destaque da Eurocopa interessa ao Chelsea, mas dá preferência ao Barcelona, diz jornal

Relações sexuais foram identificadas como a principal causa do contágio na capital paranaense

Hepatite A: surto em Curitiba chega a 366 casos e 5 mortes, com 60% dos pacientes internados; saiba como se proteger

Fãs elogiam versatilidade da atriz, mostram empolgação com notícia e resgatam vídeos antigos da novela, que tem vilã politicamente incorreta

Web vibra com possibilidade de Fernanda Torres viver Odete Roitman em remake de 'Vale tudo'

Acidentes fatais são comuns em grandes celebrações religiosas na Índia

Pelo menos 60 pessoas morrem esmagadas após tumulto em evento religioso na Índia

Bombeiros fizeram o atendimento na madrugada de segunda-feira. Polícia Civil investiga

Duas pessoas ficam feridas em explosão em casa em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado no dia 31 de julho

Quando o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será pago?

Compradores podem pedir substituição dos produtos a partir do que foi estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor

Saiba quais são as quatro marcas de café de Minas Gerais classificadas como impróprias para consumo

Deputados do grupo de trabalho que analisa o texto levaram a proposta a Haddad

Lula defende que Congresso inclua carnes na cesta básico com alíquota zero ao regulamentar Reforma Tributária

O equipamento especial instalado no avião é formado por um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12.000 litros de água em áreas de incêndios

FAB mostra bastidores da operação que já lançou 96 mil litros de água para apagar incêndios no Pantanal; vídeo

'Prisão civil é um alento', afirmou Jéssica Veiga após Justiça de SC; defesa do parlamentar afirma que houve erro no desconto do salário do político

Ex de Zé Trovão diz que deputado seguiu sem pagar pensão após ser intimado 'pessoalmente'
  翻译: