Defesa do Consumidor
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 17:32

Consulta da Anac sobre suspensão de passageiros indisciplinados

A Anac abre consulta sobre regras para suspender passageiros indisciplinados de voar por um ano. Proposta visa punir comportamentos que ameacem a segurança aérea, com supervisão das empresas aéreas. Aumento de ocorrências preocupa, com destaque para casos de importunação e ofensas.

A Agência Nacional de Aviação (Anac) aprovou nesta terça-feira a abertura de consulta pública para discutir uma proposta com regras mais rígidas de punição a passageiros indisciplinados em aviões e aeroportos.

Ainda não há data definida para o início da consulta, mas a previsão é que ela seja disponibilizada ao público nos próximos dias e tenha duração de 45 dias.

Entre as medidas, foi proposta a possibilidade de suspensão do direito de voar por um ano para passageiros que comprovadamente colocarem em risco a segurança de um voo.

Em entrevista coletiva, o relator da proposta, o diretor da Anac Luiz Ricardo Nascimento, disse que o órgão procurou entidades jurídicas do país para debater as novas regras do setor.

— Já procuramos algumas entidades jurídicas. Temos dentro da Anac uma procuradoria federal que deu parecer. A gente entende que pode haver problemas. Procuramos algumas instituições na estrutura jurídica do país onde a receptividade foi boa — disse Nascimento.

Em comunicado, a Anac citou dados da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), que mostram que, em 2023, foram registradas 735 ocorrências de passageiros indisciplinados em aeronaves e aeroportos, o maior volume desde 2019, com uma média de dois casos por dia.

A proposta prevê uma classificação de risco quanto à classificação de sua gravidade. Dessa forma, as condutas mais graves foram identificadas como aquelas que apresentam maior potencial de risco para a segurança das operações aéreas.

Segundo a agência, o comportamento indisciplinado de passageiros é uma ameaça à segurança nacional e causa desconforto e transtorno à tripulação e demais passageiros. Além da proibição de voar, são previstas como medidas como a contenção imediata do passageiro indisciplinado.

— Temos observado aumento de casos envolvendo outros aspectos, como por exemplo a prática de importunação sexual e ofensas entre passageiros. Essas não estariam sujeitas a proibição de voar de acordo com essa minuta — disse o diretor da Anac nesta terça.

A proposta que será votada pela diretoria da Anac após a consulta pública prevê que os processos de sanção a passageiros indisciplinados, inclusive a lista de passageiros suspensos, serão conduzidos pelas próprias empresas aéreas.

No entanto, a Anac será responsável por supervisionar o andamento dos processos e garantir a ampla defesa dos acusados.

Os atos de indisciplina serão classificados por gravidade. As condutas identificadas como mais graves são as que apresentam maior potencial de risco para a segurança das operações aéreas.

Webstories
Mais recente Próxima Golden Cross suspenderá venda de 114 planos de saúde a partir do dia 10 de julho
Mais do Globo

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic
  翻译: