Negócios
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 12:59

Fraude bilionária na Americanas

Investigação do MPF revela fraude bilionária na Americanas envolvendo empréstimos disfarçados de 'cartão de crédito' para maquiar contabilidade. Ex-executivos são presos. Operação fraudulenta elevava lucros e capital de giro da empresa.

A investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) sobre a fraude bilionária da Americanas aponta que a empresa costumava obter junto ao Banco do Brasil uma modalidade de empréstimo chamada “cartão de crédito” para garantir capital de giro e fraudar a contabilidade. É mais uma entre as formas maquiar números de despesas com fornecedores, operadas pelos ex-diretores executivos da companhia.

A Justiça Federal do Rio determinou a prisão preventiva de Miguel Gutierrez e Anna Christina Saicali. Ele chegou a ser preso na Espanha, na última sexta-feira, mas já foi solto, segundo informou o colunista Lauro Jardim. Já ela pediu a reconsideração da decisão e afirmou que voltará de Portugal para o Brasil no próximo domingo.

No parecer enviado à Justiça pelo MPF, o ex-diretor da empresa, Marcelo da Silva Nunes, afirmou que o Banco do Brasil fazia o pagamento de fornecedores para a empresa, que ficava com uma dívida com o banco, sem precisar pagar nada imediatamente. Dessa forma, na contabilidade da companhia, as despesas com os fornecedores daquele mês não eram contabilizadas, elevando a margem de lucro e o capital de giro.

Apenas no mês seguinte, quando a Americanas pagava a dívida com o banco, a contabilidade da companhia registrava o pagamento ao fornecedor, elevando as despesas do caixa. Essa “tolerância” para pagamento, mediante cobrança de juros, se assemelha às operações com cartões de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

“A Autoridade Policial descreve que outro artifício supostamente fraudulento utilizado seria uma operação denominada "Cartão de Crédito", disponibilizada pelo Banco do Brasil, com a finalidade de obter e/ou manter capital de giro, sem que tais operações fossem discriminadas nas demonstrações financeiras e nas cartas de circularização”, explicam os procuradores, no documento.

O MPF ainda destaca que, no primeiro momento, quando o banco pagava os fornecedores, nada era feito na contabilidade; no segundo momento, quando do pagamento ao Banco do Brasil, era dado baixa na nota fiscal, com o registro do pagamento ao fornecedor.

“Desta forma, até o pagamento à instituição financeira, as notas fiscais permaneciam em aberto no passivo do Balanço. Para fins de divulgação, ficava na conta Fornecedores”, afirmam.

Em nota, o Banco do Brasil disse não comenta eventual citação ou caso específico, sujeitos ao sigilo bancário e comercial. O BB reforça que opera no segmento de crédito em total conformidade com a legislação e regulamentos vigentes. E cabe ressaltar que o Banco conta com política de gestão de crédito e risco robusta, observando, com total diligência, as melhores práticas e normas de governança, de forma reconhecida no mercado.

Webstories
Mais recente Próxima Americanas: acionistas minoritários exigem indenização para reaver prejuízo com ações, e pedem investigação nos Estados Unidos
Mais do Globo

O estudo foi feito pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base nos dados do Caged

Rio Grande do Sul: setor de eventos perde cerca de dois mil empregos formais em maio

Estratégia repetida em pleitos anteriores envolve reduzir as opções consideradas 'democráticas' para concentrar os votos dos eleitores e reduzir chances de radicais

Eleições na França: Mais de 160 candidatos anunciam desistência do 2º turno para criar 'cordão sanitário' contra a extrema direita

Em 'Maldito invento dum baronete', historiador Luiz Antonio Simas mostra por que loteria ilegal ainda fascina

Jogo do bicho reforça papel na cultura nacional, inspirando novo livro, produções audiovisuais e memes

Meio-campo foi eliminado com o Chile da Copa América

Pulgar chega ao Rio e reforça o Flamengo contra o Atlético-MG

Em carta, o megainvestidor e CEO da Berkshire Hathaway disse ao magnata do luxo que ele errou ao limitar idade para deixar os negócios

O que Warren Buffet, 93 anos, disse a Bernard Arnault quando ele subiu a idade de se aposentar para 80

Família afirma que menino, estudante do 1º ano do Ensino Médio, havia saído da escola quando foi atingido; PM alega troca de tiros

Adolescente de 15 anos é morto em operação policial na Baixada Santista

Presidente foi o maior derrotado no 1º turno das eleições legislativas que ele mesmo antecipou, e sua coalizão precisou recuar sobre acusações à extrema esquerda para evitar governo Le Pen-Bardella

Eleição na França impõe derrota a Macron e força ao máximo 'cordão sanitário' contra extrema direita
  翻译: