Elevador que despencou em prédio de BH transportava 22 pessoas, mas só tinha capacidade para 17

Estrutura travou no subsolo e desceu cerca de 1,5 metro até o fosso do edifício; nove pessoas tiveram ferimentos leves

Por O Globo — Rio de Janeiro


Elevador que despencou em prédio de BH transportava 22 pessoas, mas só tinha capacidade para 17 Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 13:21

Acidente em elevador de BH

Elevador em prédio de BH despencou por excesso de passageiros, deixando nove feridos. Investigação em andamento para apurar as causas do acidente. Atividades no local seguem normalmente.

As causas da queda de um elevador em um prédio público, na noite desta quinta-feira, em Belo Horizonte, estão sendo investigadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o equipamento tinha capacidade máxima para 17 passageiros. Entretanto, 22 pessoas estavam no elevador no momento da queda. Nove pessoas ficaram levemente feridas. O prédio público fica no hipercentro da capital e, com alto fluxo de pessoas durante todo o dia, conta com 6 elevadores ao todo.

Devido ao excesso de peso, o elevador travou no subsolo e desceu cerca de 1,5 metro até o fosso do edifício comercial. Então, foi acionado um técnico que tentou fazer um nivelamento para a retirada dos ocupantes. Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros Sergio Magalhães, foi registrado um erro no maquinário que fez com que o elevador caísse novamente.

— Quando o elevador chegou ao fundo do fosso, foi chamado um técnico e o técnico no local tentou fazer o nivelamento. Infelizmente, houve um erro do maquinário que fez com que o elevador voltasse a ceder. Nessa queda, o elevador quicou duas vezes, no fundo do fosso —, disse o tenente Sergio à CBN.

Elevador que despencou em prédio de BH transportava 22 pessoas, mas só tinha capacidade para 17 — Foto: Reprodução

Uma vítima foi conduzida pelos bombeiros com dores nos tornozelos. Outras sete foram conduzidas por uma ambulância do Samu com queixas de dores na coluna e outras lesões leves.

A comerciante Daniela Lima tem uma loja na frente do edifício e disse que à CBN que a ocorrência assustou quem estava na região.

— Foi um susto porque foi de repente, rua fechada e muita ambulância... Tinha mais de 10 ambulâncias do Samu. O bombeiro chegou de imediato e o pessoal foi atendido com muita rapidez. O pessoal saiu mancando, uns de cadeira de roda, outros na maca, mas a gente não viu nada de grave —, contou Daniela.

Nesta sexta-feira, o elevador em que ocorreu a pane está interditado para ser submetido a perícia. Em nota, a administradora do prédio informou que os outros elevadores estão em funcionamento e, conforme o engenheiro responsável pela manutenção, eles já foram vistoriados e estão em perfeito estado de utilização.

Em princípio, a empresa atribui a pane no elevador a sobrecarga pelo excesso de 5 passageiros. Uma apuração interna foi aberta para identificar as causas do acidente. As atividades no local seguem normalmente.

Mais recente Próxima Mais de 5,3 mil pessoas estão em situação de rua em Belo Horizonte, diz estudo