Médico envolvido em acidente de trânsito em safari na Namíbia é libertado sob fiança, diz TV

Médico fez publicação sobre viagem dois dias antes do acidente: 'Feliz de realizar este sonho antigo'

Por O Globo com agências internacionais — Rio de Janeiro


Natale Gontijo de Amorim e Charles Sá em foto publicada pelo cirurgião no dia anterior ao acidente Reprodução/Facebook

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 19:47

Brasileiro envolvido em acidente fatal na Namíbia

Médico brasileiro envolvido em acidente fatal durante safari na Namíbia é liberado após pagar fiança. Ele e a esposa tentaram ultrapassar carro e colidiram, resultando em nove mortes. Viagem era um sonho antigo do casal.

Único sobrevivente de um acidente de carro ocorrido durante um safari na Namíbia, o médico brasileiro Charles Sá foi libertado sob fiança, nesta quinta-feira, segundo o jornal namibiano NBC. Ele foi acusado por três homicídios culposos, condução imprudente e direção inconsiderada. Entre os nove mortos do acidente está a brasileira Natale Gotijo, mulher de Charles Sá.

A fiança foi fixada em N$150.000 (aproximadamente R$ 44,9 mil). O brasileiro esteve no Magistrado Ounjandere Ndjiharine, onde foi estabelecido que Charles continue no país africano até o fim das audiências judiciais e que entregue seu passaporte ao oficial. Caso ele precise viajar ao exterior, é necessário fornecer os detalhes do compromisso à polícia namibiana. Ele ainda deverá retornar ao tribunal em 25 de julho.

Segundo a polícia local, o casal brasileiro teria tentado ultrapassar um carro e bateu de frente com um outro veículo que vinha na pista contrária. A inspetora de policiamento comunitário Maureen Mbeha informou ao jornal The Namibian que as investigações seguem em andamento. Mbeha também explicou que o casal brasileiro tentou ultrapassar um veículo quando atingiu um carro sedan preto, que estava com sete pessoas. Todos os ocupantes do carro morreram.

Os médicos tinham viajado para o país para fazer um safari expedicionário. Nas redes sociais, Charles Sá publicou fotos ao lado da companheira há dois dias e compartilhou que estava "muito feliz por realizar esse sonho antigo". O casal iria percorrer três países africanos.

"Hoje a gente começa nosso safari expedicionário por alguns países africanos. Vamos cruzar a África em SUV, só nos dois, sem guia. Passaremos por vários parques e reservas contemplando a natureza primitiva, sua dinâmica e suas regras. Ano passado ficamos alguns dias em um único alojamento. Este ano, iremos visitar e se hospedar em vários alojamentos nas diferentes reservas/regiões da África. Muito feliz de poder realizar este sonho antigo", escreveu o cirurgião.

No dia anterior ao acidente, Charles também fez alguns stories. Em uma das gravações, ele aparece ao lado da esposa Natalie e fala sobre o roteiro do dia. "Amanhã a gente vai para o AfriCat Foundation, do guepardo e depois vamos para o Etosha, que é um lugar maravilhoso. Vocês vão conhecer amanhã, se preparem. Muitos animais, muitas aventuras", disse ele.

Mais recente Próxima Greve na educação: professores e técnicos assinam acordo com o governo e terminam paralisação