Nada de confusão no avião: Anac abre consulta sobre regras que podem impedir passageiro 'brigão' de voar por um ano

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, em 2023 foram registrados 753 ocorrências de passageiros indisciplinados

Por — Brasília


Aeroporto de Congonhas, em São Paulo Renato S. Cerqueira/Ato Press

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 17:32

Consulta da Anac sobre suspensão de passageiros indisciplinados

A Anac abre consulta sobre regras para suspender passageiros indisciplinados de voar por um ano. Proposta visa punir comportamentos que ameacem a segurança aérea, com supervisão das empresas aéreas. Aumento de ocorrências preocupa, com destaque para casos de importunação e ofensas.

A Agência Nacional de Aviação (Anac) aprovou nesta terça-feira a abertura de consulta pública para discutir uma proposta com regras mais rígidas de punição a passageiros indisciplinados em aviões e aeroportos.

Ainda não há data definida para o início da consulta, mas a previsão é que ela seja disponibilizada ao público nos próximos dias e tenha duração de 45 dias.

Entre as medidas, foi proposta a possibilidade de suspensão do direito de voar por um ano para passageiros que comprovadamente colocarem em risco a segurança de um voo.

Em entrevista coletiva, o relator da proposta, o diretor da Anac Luiz Ricardo Nascimento, disse que o órgão procurou entidades jurídicas do país para debater as novas regras do setor.

— Já procuramos algumas entidades jurídicas. Temos dentro da Anac uma procuradoria federal que deu parecer. A gente entende que pode haver problemas. Procuramos algumas instituições na estrutura jurídica do país onde a receptividade foi boa — disse Nascimento.

Conheça os 11 aviões privados mais caros do mundo e quem são seus donos

8 fotos
Lista conta com celebridades como Kim Kardashian, Donald Trump e Oprah Winfrey

Em comunicado, a Anac citou dados da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), que mostram que, em 2023, foram registradas 735 ocorrências de passageiros indisciplinados em aeronaves e aeroportos, o maior volume desde 2019, com uma média de dois casos por dia.

A proposta prevê uma classificação de risco quanto à classificação de sua gravidade. Dessa forma, as condutas mais graves foram identificadas como aquelas que apresentam maior potencial de risco para a segurança das operações aéreas.

Segundo a agência, o comportamento indisciplinado de passageiros é uma ameaça à segurança nacional e causa desconforto e transtorno à tripulação e demais passageiros. Além da proibição de voar, são previstas como medidas como a contenção imediata do passageiro indisciplinado.

— Temos observado aumento de casos envolvendo outros aspectos, como por exemplo a prática de importunação sexual e ofensas entre passageiros. Essas não estariam sujeitas a proibição de voar de acordo com essa minuta — disse o diretor da Anac nesta terça.

A proposta que será votada pela diretoria da Anac após a consulta pública prevê que os processos de sanção a passageiros indisciplinados, inclusive a lista de passageiros suspensos, serão conduzidos pelas próprias empresas aéreas.

No entanto, a Anac será responsável por supervisionar o andamento dos processos e garantir a ampla defesa dos acusados.

Os atos de indisciplina serão classificados por gravidade. As condutas identificadas como mais graves são as que apresentam maior potencial de risco para a segurança das operações aéreas.

Mais recente Próxima Golden Cross suspenderá venda de 114 planos de saúde a partir do dia 10 de julho