Horário, regras e ausências: saiba onde assistir ao debate entre Joe Biden e Donald Trump

Embate entre os candidatos à Presidência dos EUA será o primeiro do atual ciclo eleitoral, e traz algumas mudanças em relação aos últimos anos

Por O Globo


Cartazes promovendo o debate entre Joe Biden e Donald Trump nesta quinta-feira Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Na noite desta quinta-feira, Joe Biden e Donald Trump estarão frente a frente no primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, e que abre a etapa decisiva da disputa pela Casa Branca. Além da expectativa por trocas de acusações, ataques e palavras pouco elogiosas de lado a lado, o duelo também está cercado por peculiaridades e mudanças em relação a anos anteriores, incluindo a data, a organização e as regras impostas aos dois candidatos.

Confira alguns detalhes dessa revanche de 2020, que terá cobertura em tempo real do GLOBO.

Quando e onde será o debate entre Joe Biden e Donald Trump?

O debate está marcado para as 21h, horário local, 22h pelo horário de Brasília, nos estúdios da CNN em Atlanta, no estado da Geórgia. A duração estimada é de 90 minutos. A CNN será a responsável pela transmissão, e o fará através de seus canais locais, internacionais e digitais, além de disponibilizar o sinal para outras emissoras, incluindo Fox News, ABC News, NBC News e agências de notícias.

Quem vai organizar o debate entre Joe Biden e Donald Trump?

Pelo acertado entre as campanhas de Biden e Trump em maio, o primeiro debate será organizado pela rede CNN. O segundo debate, previsto para 10 de setembro, estará a cargo da rede ABC.

‘Ouvi dizer que você está livre às quartas-feiras’: Biden desafia Trump para dois debates

Quais são as regras do debate entre Joe Biden e Donald Trump ?

Segundo a CNN, os dois candidatos serão posicionados em púlpítos similares, e a posição no palco foi definida em lançamento de moeda, com Biden à direita e Trump à esquerda. Em cada uma das rodadas, o candidato terá dois minutos para responder à pergunta feita pelos moderadores, com mais um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica, caso seja necessário. Os microfones só serão liberados quando for a vez do candidato falar, e uma luz acenderá quando faltarem cinco segundos para o fim do prazo — a CNN não indicou se cortará o áudio caso a resposta exceda o tempo permitido. Não haverá plateia, e os moderadores “usarão todas as ferramentas à disposição para controlar o tempo e garantir uma discussão civilizada”, afirmou a emissora em nota.

Os dois não poderão consultar anotações e terão acesso apenas a uma caneta, papel e uma garrafa d’água. Haverá dois intervalos comerciais, e os assessores de Biden e Trump não poderão se aproximar deles durante as pausas. Além das perguntas divididas por temas, eles terão dois minutos para as considerações finais.

Por que a Comissão de Debates Eleitorais não vai organizar os programas em 2024?

Desde a última eleição, Biden, Trump e aliados têm criticado o formato dos debates, afirmando que eles têm um formato engessado, que não permite uma discussão aprofundada de ideias e, especialmente, que as datas são inadequadas para as campanhas. No pleito atual, as datas oferecidas foram 16 de setembro, 1º de outubro e 9 de outubro, após o início das eleições antecipadas por correspondência, e prontamente rejeitadas. Sem acordo, e diante da pressão de Trump para a realização de debates, em maio Biden desafiou o republicano para dois duelos, o primeiro deles nesta quinta-feira, sem a participação da Comissão.

Quais foram os critérios para definir os candidatos aptos?

Atender aos requisitos para ocupar a Presidência (ser cidadão natural dos EUA, ter mais de 35 anos e residir no país há pelo menos 14 anos), receber ao menos 15% dos votos em quatro pesquisas nacionais reconhecidas pela CNN, e se qualificar para a disputa em um número determinado de estados que lhes permita vencer no colégio eleitoral. Com base nestes critérios, apenas Biden e Trump estavam aptos. O candidato que mais se aproximou dos requisitos foi Robert Kennedy Jr. — o último independente a participar de um debate presidencial foi Ross Perot, em 1992.

Quantas pessoas devem assistir o debate entre Joe Biden e Donald Trump?

Uma sondagem divulgada pela agência Associated Press, em parceria com o Centro NORC para Pesquisas de Assuntos Públicos na quarta-feira apontou que seis em cada 10 adultos nos EUA estão “extremamente” ou “muito” dispostos a assistir ao debate, acompanhar vídeos curtos sobre a discussão ou ler sobre o tema. Em números, é esperada uma audiência de algumas dezenas de milhões de pessoas, repetindo números de eleições anteriores: em 2020, o primeiro debate entre Trump e Biden foi acompanhado por 73,1 milhões de pessoas nos EUA, enquanto o segundo assistido por 62,9 milhões. Segundo a Comissão de Debates Eleitorais, o recorde ainda é do primeiro debate entre Donald Trump e Hillary Clinton em 2016, com 84 milhões de espectadores.

Mais recente Próxima Eleitores em estados decisivos confiam mais em Trump do que em Biden para proteger democracia, diz pesquisa