Thiago Lacerda lança cerveja feita em seu sítio, em Petrópolis

Ator se associou ao mestre cervejeiro Leonardo Botto; bebida será vendida em rede de bares no Rio

Por — Rio de Janeiro


Colheita. Leonardo Botto (de preto) e Thiago Lacerda (à direita) recolhem o lúpulo auxiliados por um funcionário Divulgação/Anna Nogueira

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/06/2024 - 09:00

Cerveja Riad de Thiago Lacerda

O ator Thiago Lacerda lançou sua própria cerveja, a Riad, feita com lúpulo colhido em seu sítio em Petrópolis. Em parceria com o mestre cervejeiro Leonardo Botto, a cerveja é uma Session Ipa com toque cítrico e sabor de goiaba, disponível nas unidades do Brewteco no Rio de Janeiro.

Em uma collab inédita, o ator Thiago Lacerda e o mestre cervejeiro Leonardo Botto acabam de lançar a Riad, uma cerveja com lúpulo colhido no sítio do ator, em Petrópolis. A cerveja, que foi lançada na última quinta-feira, na Gávea, vai ser vendida nas unidades do Brewteco.

— A ideia da cerveja nasceu depois que eu comecei a lavoura de lúpulo, durante a pandemia. A gente sabia que quando começasse o cultivo seria natural pensar em uma cerveja. Eu adorei o resultado — revela Thiago.

Thiago Lacerda. Lavoura no sítio — Foto: Divulgação/Anna Nogueira

Naturalmente, o ator aprecia uma boa cerveja, mas diz que a lavoura não surgiu por causa disso:

— Foi algo que nasceu circunstancialmente com a necessidade de se enquadrar na cultura local de Petrópolis. O lúpulo ainda está em fase inicial no Brasil. É uma planta mágica que encontra muitas opções no mercado e bons negócios.

Thiago adorou o resultado. Para Botto, o rótulo é inédito. Foi a primeira vez que o mestre cervejeiro participou de uma colheita de lúpulo. A dupla, que se conheceu em um shopping na Barra onde os dois tinham negócios antes da pandemia, estava conversando há dois anos sobre a possibilidade de criação de um rótulo, e a primeira produção saiu no fim do ano passado.

— É um processo muito raro fazer cerveja com lúpulo fresco, pela dificuldade de colher e ter que levar para produção logo em seguida. Existe uma logística, e eu nunca tinha feito isso. Começamos a colheira às 6h e terminamos por volta das 10h. Descemos a Serra e fomos para Jurujuba, em Niterói, fazer a produção na cervejaria Malteca — detalha o especialista, que mora em Copacabana.

A Riad é uma Session Ipa, e Botto revela algumas das características:

— Ela tem um toque cítrico condimentado, e a goiaba está bem presente no sabor.

A cerveja pode ser experimentada nas unidades do Brewteco, no Leblon e na Gávea.

Mais recente Próxima Leblon passa a ter sessão de cinema exclusiva para crianças autistas