Ouça o samba de Anitta para a Unidos da Tijuca sobre o orixá que rege a cantora

A cantora assina a música, que está na disputa para o carnaval 2025, ao lado de Feyjão, Estevão Ciavatta, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau, e canta a música

Por — Rio de Janeiro


Sérgio Pina e Anitta numa das cerimônias do candomblé reproduzidas no clipe 'Aceita' Reprodução/YouTube

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 07:44

Anitta compõe samba para Tijuca

Anitta compôs um samba para a Unidos da Tijuca sobre o orixá Logun Edé, regente da cantora. O enredo do carnaval 2025 foi divulgado, destacando a devoção da artista ao candomblé. A escolha do hino oficial será anunciada em setembro.

A Unidos da Tijuca divulgou, nesta quinta-feira, o samba-enredo assinado pela cantora Anitta e outros cinco compositores — Feyjão, Estevão Ciavatta, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau — que está na disputa para ser o hino oficial da escola do Morro do Borel para o carnaval 2025.

A participação de Anitta não é só na autoria: ela canta o alusivo — introdução ao samba-enredo antes da entrada da bateria — e é uma das intérpretes da música. A letra louva o orixá Logun Edé, tema do enredo da agremiação para o próximo ano: "Logun edé, Logum arô / Logun edé loci loci Logun arô / A juventude do Borel / Desce o morro pra cantar em seu louvor", diz o refrão. A definição de qual será a parceria escolhida será anunciada em 21 de setembro, data da final do concurso de samba-enredo.

Ouça o samba de Anitta, Feyjão, Estevão Ciavatta, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau:

Ouça o samba de Anitta para a Unidos da Tijuca

O enredo da Unidos da Tijuca foi explicado no Instagram da escola: “Rio que corre na mata. Num tempo, ele caça; no outro, dança no fundo do rio. Em uma mão, o ofá de Inlé; na outra, o abebé de Ipondá. O caçador e a senhora dos rios e cachoeiras. Metade pai, metade mãe. Tem a bravura do guerreiro e a beleza da iabá do ouro. Santo menino de nobreza ijexá que os mais velhos reverenciam. Em 2025, a Tijuca é Logunedé!”. Edson Pereira será o carnavalesco responsável.

Nas suas redes sociais, a cantora publicou stories em que mostra o processo de gravação que aconteceu na Europa, onde Anitta está em turnê. Durante os stories, ela diz ainda, sem entrar em detalhes, que gravou uma segunda versão da música e que não pensa em ser a intérprete da canção na avenida: "Ah gente, eu não penso em puxar nada na avenida não, que nem tenho voz pra isso. Foi só para gravar o samba que ficou lindo, eu amei.. eu gravei uma outra versãozinha também. Será que a gente solta?", disse a diva.

Quem é o orixá Logun Edé?

Filho dos orixás Oxum e Oxóssi, Logun Edé é conhecido como uma divindade ligada ao encanto, mas também um guerreiro. Entre suas cores de preferência, predominam o azul-turquesa — relacionado ao pai, Oxóssi — e o dourado — de sua mãe, Oxum. Seus fios de conta costumam ter as duas cores, intercaladas.

Logun Edé é o orixá que rege a cantora Anitta, que divulga, há anos, sua devoção pela divindade e relação com o candomblé. Filha de santo do babalorixá Sérgio Pina, sacerdote de um terreiro em Nova Iguaçu, a cantora seguiu os passos do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan, que também são adeptos da religião.

Desde que ganhou projeção nacional, a funkeira faz visitas esporádicas ao terreiro. A ida ao local jamais é anunciada, para evitar curiosos. Uma vez por lá, ela é tratada como qualquer outro frequentador. Nada de fotos ou alarde. Novamente sem divulgar antes a visita ao local na última segunda, a cantora aproveitou para celebrar Logun Edé, seu orixá protetor.

Mais recente Próxima Enredo do Salgueiro sobre ianomâmis conquista 'Oscar da publicidade' em Cannes