Eleições EUA
PUBLICIDADE

Por O GLOBO

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 13:20

Desempenho de Biden questionado após debate

Após desempenho ruim de Biden no debate, Trump e apoiadores usam gafes para questionar sua capacidade, levantando dúvidas sobre sua saúde e idade. Aliados republicanos reagem criticando a escolha do democrata como candidato, sugerindo possível substituição.

Além de acender um alerta vermelho entre integrantes do Partido Democrata, o fraco desempenho do presidente dos EUA, Joe Biden, no primeiro debate eleitoral americano, na quinta-feira, entrou na mira da campanha do ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, que aproveitou a fragilidade demonstrada pelo democrata e a reação de seus correligionários para atacá-lo e reforçar teorias de que Biden não tem mais condições físicas e psíquicas para governar o país em um novo mandato.

As redes sociais do ex-presidente não pouparam Biden pela aparente confusão mental em certos momentos do debate. Com voz rouca — por causa de um resfriado, segundo assessores — Biden hesitou ao se dirigir ao público durante o debate, às vezes de forma desconexa. Trump tratou essa fragilidade com escárnio em publicações nas redes.

Em um dos vídeos publicados nas redes sociais de Trump, as imagens o mostram dando uma tacada em um campo de golfe. Na sequência, aparece uma gravação de um evento militar com a participação de Biden, em que o presidente caiu. Na montagem feita pela campanha de Trump, contudo, o que derruba o presidente americano é a bola de golfe lançada pelo republicano.

— Quando você pensa no Joe Biden que você viu no debate, faça-se esta questão: você acredita que o cara que foi derrotado por uma escada, foi tombado pela sua própria bicicleta, perdeu a batalha contra sua jaqueta e regularmente se perde aguenta mais quatro anos na Casa Branca? — diz uma outra peça em vídeo publicada na conta do ex-presidente no Instagram. — E você sabe quem espera por trás, certo? Vote em Joe Biden hoje, receba Kamala Harris amanhã.

Uma outra publicação reproduz a manchete de um website, ironizando as batalhas judiciais do ex-presidente, com o título: "Trump indiciado por assassinar idoso na CNN".

A idade e a saúde de Joe Biden são temas constantemente atacados por Trump, mesmo antes da atual disputa eleitoral entre os dois se confirmar. Trump, apenas três anos mais novo do que o rival, aproveita todos os aparentes deslizes relacionados à idade do presidente, para justificar sua tese — algo que foi respaldado por alguns de seus aliados após o debate de ontem.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, compartilhou uma gravação do fim do debate na CNN, mostrando o presidente democrata deixando o palco do debate de mãos dadas com a primeira-dama, Jill Biden. O casal posa para uma foto e desce degraus de braços dados, o que foi apontado por Trump Jr. como uma prova da debilidade do democrata.

"Assistam Joe Biden sendo escoltado para fora do palco! Que contraste gritante entre como Trump deixou o palco e como Biden está saindo", escreveu.

Integrantes da ala mais radical do Partido Republicano e ex-candidatos à Presidência, que disputaram com Trump a indicação da legenda durante as primárias, também reagiram ao debate. Nikki Haley, pré-candidata à Casa Branca e ex-embaixadora dos EUA na ONU no primeiro mandato do republicano, fez uma publicação no Twitter questionando a real intenção de Biden de disputar as eleições.

"Guardem minhas palavras... Biden não será o candidato democrata. Republicanos, mantenham a guarda alta!", escreveu.

O também pré-candidato Vivek Ramaswamy, um seguir trumpista de primeira linha, criticou a estratégia democrata de lançar Biden à reeleição após a aparição no debate. "O jogo está mais claro do que nunca: o Partido Democrata serviu um homem idoso como cordeiro sacrificial nesta noite", escreveu. Ramaswamy também questiona se Biden será o candidato final — ou, se eleito, ele quem governará o país.

A deputada Marjorie Taylor Greene, republicana da Geórgia, usou Biden para atacar diretamente os democratas. Ela acusou a liderança do partido de esconder do eleitorado as "questões relacionadas à idade" de Biden — um tema recorrentemente atacado por Trump — e questionou como os democratas puderam "colocar o país nesta situação".

Ela também compartilhou um vídeo da transmissão oficial do debate, em que uma comentarista política aparece falando sobre o pânico e frustração entre os democratas, diante do desempenho de Biden — que classificou como uma reação mentirosa.

"Eles não estão chocados pela severidade das questões relacionadas à idade de Joe Biden. Eles SABIAM, eles veem isso TODO DIA. Isso foi de propósito. Os democratas MENTIRAM para os EUA sobre Joe Biden. Agora, eles vão tentar substituí-lo. NENHUM democrata é digno de confiança", escreveu.

Mais recente Próxima Opinião: Chorei ao assistir ao debate; Biden tem de abandonar candidatura pelo bem dos EUA
Mais do Globo

Conversa está prevista para a próxima quarta-feira, apesar da retomada das sanções de Washington contra o setor petrolífero venezuelano

Maduro anuncia retomada do diálogo com EUA

Vagas são para jovens a partir de 15 anos e tem como objetivo a geração de renda dos alunos

Projeto abre inscrições para curso gratuito de fotografia e vídeo para jovens, na Zona Sul

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal
  翻译: