Época
PUBLICIDADE

Por AFP — Paris, França

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 07:59

Marte recebe mais meteoritos

Estudo revela que Marte recebe cinco vezes mais meteoritos do que se pensava, devido à sua proximidade com o cinturão de asteroides. Sismógrafo identifica entre 280 e 360 impactos anuais, criando crateras de pelo menos oito metros de diâmetro. Dados são essenciais para futuras missões ao planeta vermelho.

O planeta Marte recebe anualmente o impacto de centenas de meteoritos, cinco vezes mais do que se pensava até agora, de acordo com um estudo publicado na sexta-feira com base em registros sísmicos.

Até então, a frequência desses impactos era estimada com modelos que combinavam a observação de crateras de meteoritos na Lua com imagens da superfície de Marte obtidas por sondas em órbita. Esses modelos eram ajustados às características do planeta vermelho, que é muito maior que a Lua.

Marte recebe muitos mais meteoritos porque está mais próximo do principal cinturão de asteroides do Sistema Solar. Além disso, sua atmosfera é quase inexistente — cerca de cem vezes mais fina que a da Terra —, o que impede que atue como um escudo protetor para desintegrar alguns meteoritos.

"Parece mais eficaz ouvir os impactos do que tentar vê-los se quisermos entender com que frequência ocorrem", disse em comunicado o professor Gareth Collins, do Imperial College de Londres, coautor do estudo publicado na Nature Astronomy.

O estudo foi conduzido por uma equipe internacional, liderada por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Zurique (ETH) e do Imperial College de Londres.

Os registros foram feitos com o sismógrafo SEIS (Experimento Sísmico para Estrutura Interna), um instrumento desenvolvido sob a supervisão da agência espacial francesa (CNES).

Uma sonda da NASA chamada InSight implantou o sismógrafo em novembro de 2018 em Elysium Planitia, uma vasta região plana de Marte, permitindo ouvir pela primeira vez o que acontece no planeta.

Ouvindo cada impacto

Inicialmente, o objetivo era medir a atividade interna de Marte e possíveis fenômenos sísmicos. Esses dados permitiram à equipe de pesquisa determinar que o planeta recebe anualmente o impacto de entre 280 e 360 meteoritos, criando crateras com pelo menos oito metros de diâmetro.

"Esta taxa é cinco vezes maior do que o número estimado a partir das imagens captadas apenas em órbita", explica Geraldine Zenhäusern, pesquisadora da ETH, em comunicado da instituição.

Identificar pequenas crateras de meteoritos a partir de uma sonda em órbita é ainda mais difícil em Marte devido às frequentes tempestades de areia.

"Novas crateras são discerníveis em terrenos planos e poeirentos, mas esse tipo de terreno cobre apenas metade do planeta", observa Zenhäusern. Portanto, a vantagem do sismógrafo era "poder ouvir cada impacto dentro do alcance da sonda".

A equipe científica identificou um tipo particular de ondas acústicas que se propagam na superfície de Marte quando um meteorito cai. O sismógrafo detecta os chamados Marsquake-VF (terremotos de alta frequência em Marte), que permitem estimar o diâmetro de uma cratera e sua distância da sonda.

Posteriormente, calcula-se o número de crateras criadas em um ano dentro de um raio determinado ao redor da sonda e extrapola-se essa cifra para a escala do planeta. "Este é o primeiro estudo desse tipo que determina, com dados sísmicos, a frequência dos impactos de meteoritos na superfície de Marte", destaca o professor da ETH Domenico Giardini.

Segundo ele, esses dados "devem ser considerados no planejamento de futuras missões a Marte".

Aproximadamente a cada mês, um meteorito atinge Marte e cria uma cratera de pelo menos 30 metros de diâmetro.

Mais recente Próxima 'Igual a 1,6 mil campos de futebol': conheça o Cogumelo do Mel, o maior organismo vivo do mundo
Mais do Globo

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal

Além do ex-presidente da Petrobras, novos membros do colegiado reforçam foco da liderança da companhia em finanças e varejo

Pedro Parente é indicado para presidir o conselho de administração da Azzas 2154, fusão de Arezzo e Soma

Com mais de 70 anos, Télam alinhará 'sua atuação com nova abordagem estratégica'

Presidente da Argentina, Javier Milei converte empresa estatal de notícias em agência de publicidade do governo
  翻译: