Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 22:32

Tensões entre Milei e Lula na política Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, recusa pedido de desculpas de Lula e critica interferência do brasileiro na política argentina. Apesar das tensões, ambos mantêm relações diplomáticas. Lula exige desculpas e destaca a importância da relação entre os dois países.

O presidente da Argentina, Javier Milei, retrucou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira após o brasileiro afirmar, há dois dias, que o argentino deve um pedido de desculpas a ele e ao Brasil. Em entrevista ao canal LN+, Milei criticou o "ego inflado" de Lula e disse que só "disse a verdade" quando o chamou de "corrupto" e "comunista" no ano passado, quando ainda disputava as eleições presidenciais.

— Qual é o problema? Que eu disse que ele era corrupto? Ele não foi preso por corrupção? E o que eu disse, comunista? Ele não é comunista? Desde quando você tem de se desculpar por dizer a verdade? — ironizou Milei. — Ou estamos tão infectados pelo politicamente correto que nada pode ser dito sobre a esquerda, mesmo que seja verdade?

O presidente de Argentina criticou a suposta interferência de Lula na disputa eleitoral de 2023 em favor do candidato peronista, Sergio Massa, rival de Milei. Segundo o argentino, Massa teria feito uma “campanha negativa promovida desde o Brasil” com a ajuda de assessores brasileiros.

Milei minimizou as diferenças com Lula, afirmando que a "discussão [é] tão pequena" que parece algo típico de "pré-adolescentes". O argentino ainda comparou o presidente brasileiro com o presidente colombiano, Gustavo Petro, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, ambos líderes de esquerda com os quais também teve atritos.

— É o mesmo mecanismo do Petro, do Sánchez. Você não acredita que Petro e Lula não fizeram coisas parecidas? No caso do Lula, se envolver na nossa campanha eleitoral — disse.

Milei, no entanto, aproveitou para colocar panos quentes e assegurou que o Estado argentino manterá boas relações com o Brasil:

— Devemos nos colocar acima dessas ninharias, porque os interesses dos argentinos e dos brasileiros são mais importantes do que o ego inflamado de algum esquerdista.

Lula e Milei evitam aproximações, embora seus governos mantenham uma relação institucional e diplomática de alto-nível. Desde que assumiu a Casa Rosada, em dezembro, eles não tiveram nenhum encontro bilateral. Em entrevista ao Uol na quarta-feira, Lula confirmou que eles ainda não conversaram:

— Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Ele falou muita bobagem, eu só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país que eu gosto muito. É um país muito importante para o Brasil, assim como o Brasil é muito importante para Argentina e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre os dois países.

Neste mês, ambos foram convidados para a Cúpula do G7, e chegaram a participar de uma mesma sessão juntos, mas não posaram juntos.

As diferenças começaram ainda durante as eleições argentinas, quando o entorno de Lula expressou apoio direto ao candidato derrotado, Sergio Massa, enquanto Milei manteve contato direto com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na posse do presidente argentino, Lula não viajou a Buenos Aires — Bolsonaro, sim.

Mais recente Próxima Juiz determina prisão preventiva de seis meses para general Zúñiga e outros dois militares por golpe fracassado na Bolívia
Mais do Globo

Conversa está prevista para a próxima quarta-feira, apesar da retomada das sanções de Washington contra o setor petrolífero venezuelano

Maduro anuncia retomada do diálogo com EUA

Vagas são para jovens a partir de 15 anos e tem como objetivo a geração de renda dos alunos

Projeto abre inscrições para curso gratuito de fotografia e vídeo para jovens, na Zona Sul

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal
  翻译: