Zona Sul
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/06/2024 - 07:00

Restaurantes no Rio: Gastronomia e Cultura

Restaurantes no Rio de Janeiro estão ampliando seus cardápios com eventos culturais, como palestras, exposições e confrarias. Locais como Padelli, Parla! Trattoria e Verso Café Cultural oferecem uma programação diversificada, conectando gastronomia e cultura para atrair novos clientes e proporcionar experiências enriquecedoras aos frequentadores. Além disso, estabelecimentos como Mercearia da Praça e Casa Camolese estão inovando ao oferecer experiências exclusivas, como degustações de vinhos e exposições de arte digital. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar momentos únicos aos visitantes.

Há alguns anos já é comum que restaurantes tenham um espaço reservado para receber grupos maiores e que desejam privacidade para eventos particulares. Uma das novas tendências é que esses estabelecimentos cada vez mais abram suas portas para lançamentos de livros, palestras, exposições, confrarias e tardes de autógrafos, entre outras atividades.

Muito além de uma panetteria, a Padelli, em Ipanema, cede seu espaço para a realização de uma confraria de vinhos e para o encontro “Sexo filosófico”, que reúne mulheres com mais de 50 de anos para discutir temas como prazer e as transformações ligadas à fase madura. O grupo se reuniu no estabelecimento pela primeira vez na véspera do Dia dos Namorados, em 11 de junho. O próximo encontro será no dia 10 de julho, às 19h30, e terá como tema o orgasmo feminino, com palestra da psicóloga Luciene Dias.

— Nosso grupo já tem dois anos, e reunimos cerca de 60 mulheres a cada encontro. Nascemos na Barra, mas queríamos um espaço na Zona Sul para quem quisesse participar sem ter que atravessar o túnel. A Padelli nos acolheu. É um lugar aconchegante, com ótimas comidas e vinhos — destaca a esteticista Renata Gazotto, uma das idealizadoras do grupo.

Público feminino durante a primeira palestra na Zona Sul do encontro “Sexo filosófico”, no último dia 11, na panetteria em Ipanema — Foto: Divulgação
Público feminino durante a primeira palestra na Zona Sul do encontro “Sexo filosófico”, no último dia 11, na panetteria em Ipanema — Foto: Divulgação

Para o estabelecimento, a dobradinha é interessante, já que é uma das formas de ajudar na divulgação do espaço e do serviço e também de aumentar a receita em dias com menos movimento.

— É uma forma de apresentar a casa para novas pessoas, complementando a nossa gastronomia com conhecimento, diversão e cultura. Muitos chegam aqui para participar do evento e acabam se tornando clientes, e outros vêm pela comida e se surpreendem com a programação. Vamos inaugurar uma unidade na Avenida Atlântica e já vislumbramos uma agenda para a nova casa — diz o empresário Thácio Chaves.

Em Copacabana, o Parla! Trattoria também recebe palestras, feiras de vinhos, tardes de autógrafos, apresentações musicais e bate-papos filosóficos.

— Acho interessante frequentar ambientes que, além da gastronomia, ofereçam uma boa carta de vinhos e uma agenda de eventos ligados a esse universo. Assim, podemos interagir com pessoas que gostam de trocar conhecimentos e vivenciar boas experiências — diz a médica Betania Paes e Melo.

O restaurante receberá dia 18 uma feira de vinhos italianos com degustação, e, no dia 25, o evento “Viagem enogastronômica no universo de Frida Kahlo”, com a historiadora Ana Roldão e a consultora enogastronômica Marília Dias. A historiadora contará curiosidades da vida artística e amorosa da pintora, enquanto Marília apresentará um cardápio com elementos culinários da gastronomia mexicana que Frida apreciava.

— Quando você tem um ambiente agradável e comida de qualidade, é extremamente importante conectar-se com pessoas que têm o mesmo propósito. Eventos culturais, que trabalham o autoconhecimento, têm um público em comum que quer algo a mais, quer ser provocado, aprender — diz Marília.

Verso Café Cultural: aulas, cursos, palestras e exposições no Leblon — Foto: Divulgação
Verso Café Cultural: aulas, cursos, palestras e exposições no Leblon — Foto: Divulgação

Já o Verso Café Cultural, no Leblon, surgiu em 2023 já com o propósito de ser um espaço que unisse cultura, cafés especiais e comidas. A ideia nasceu das sócias Ana Castro e Elisa Castro.

— A etimologia da palavra cultura fala sobre o cultivo de alimentos, bem como o cultivo de conhecimento, por isso as duas se entrelaçam. O propósito do Verso Café Cultural é juntar a alimentação com arte e conhecimento — contextualiza Ana.

O segundo andar do negócio, que ocupa um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), recebeu o nome de Sala Cultura. É lá que acontecem os eventos semanais, entre shows, cursos de história da arte, programação infantil, tardes de autógrafos, palestras, apresentações de coral e exposições de fotografia. Roberto Menescal, Ruy Castro e Cris Delanno estão entre os nomes que já passaram por lá.

Na agenda de julho, o talk show “Verso oferece um cafezinho com Patrícia Mellodi & convidados” será realizado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h. Tem ainda o curso “História da arte vai ao cinema”, com Ana Cristina Nadruz; e a Oficina de Leitura e Escrita, com Marina Ivo.

— É um lugar onde me sinto em paz. Posso tomar um café e comer bolo, mas também subir e assistir a um debate ou show. São muitas opções na programação — garante a engenheira química Virgínia Martins da Matta

Restaurante em Ipanema tem adega subterrânea para eventos

Em Ipanema, a Mercearia da Praça mantém uma adega subterrânea como um speakeasy, uma espécie de bar escondido. A decoração com luz baixa e mobiliário de madeira é para deixar o ambiente intimista. Lá, só entram 16 pessoas, que podem participar de jantares harmonizados e degustações com especialistas e produtores de vinho.

— Os eventos são muito exclusivos, e a proximidade com os produtores é incrível, ainda mais porque são poucas vagas e esgotam rapidamente —diz a advogada Márcia Medeiros.

A adega subterrânea da Mercearia da Praça — Foto: Divulgação
A adega subterrânea da Mercearia da Praça — Foto: Divulgação

A proposta é democratizar o vinho com bate-papos. Já passaram pelo local o enólogo português Paulo Laureano e outros de vinícolas como Esporão, Qualimpor e Quinta do Vallado.

— A ideia é promover encontros intimistas, e a nossa casa é uma espécie de Real Gabinete Português na cidade. Nada mais propício que o vinho para aproximar pessoas e proporcionar bons momentos —comenta o sócio Paulo Sauerbronn.

O sommelier Ezequias Almeida com a produtora de vinho Anna Jorgensen na Mercearia da Praça — Foto: Divulgação
O sommelier Ezequias Almeida com a produtora de vinho Anna Jorgensen na Mercearia da Praça — Foto: Divulgação

A Casa Camolese, no Jardim Botânico, acaba de lançar uma galeria com uma exposição de criptoarte, do artista Marlus Araújo, com curadoria de Liana Braz. A Galeria Digital Camolese nasceu para ocupar espaços não convencionais com projeções. A proposta é que a cada mês um novo artista leve o seu trabalho para o local.

— É uma arte que mistura criatividade, tecnologia e inovação numa comunidade artística que se organiza de forma descentralizada e colaborativa. As obras selecionadas têm em comum o formato criado especialmente para a galeria, com figuras abstratas feitas por partículas em movimento, evoluindo lentamente ao longo do tempo, numa experiência que só acontece no espaço da Casa Camolese — explica a curadora.

Projeção: a Casa Camolese tem mostra do artista Marlus Araújo — Foto: Divulgação
Projeção: a Casa Camolese tem mostra do artista Marlus Araújo — Foto: Divulgação

Marlus Araújo é designer, artista visual e programador criativo. Suas obras utilizam programação de algoritmos generativos para criação de peças visuais que remetem aos organismos naturais.

— “Mycelium studies” é uma série de experimentos em arte generativa desenvolvidos através do modelo de reação-difusão, também conhecido como “padrões de Turing”, que permite simular uma série de fenômenos naturais, desde as reações químicas até os processos de morfogênese biológica. As imagens remetem ao Micélio, a massa vegetativa ramificada de um fungo ou colônia bacteriana, responsável por carregar nutrientes e pelos processos de simbiose com outras espécies. As simulações orgânicas carregam meu interesse pessoal nas simbioses possíveis entre o orgânico e o eletrônico, passado e futuro, objetividade e subjetividade — detalha o artista.

Desde o iníco deste ano, o bar Hocus Pocus DNA promove o evento “Curadoria”, que são exposições de diferentes artistas que ficam em cartaz por tempo limitado, geralmente por um mês, no espaço em Botafogo. Em cada mostra, a cervejaria cria um rótulo exclusivo para o artista em cartaz. A ideia é ajudar na divulgação das obras.

Mais recente Próxima Assaltante em fuga tenta invadir prédio em Copacabana e é preso após ser imobilizado por moradores

Inscreva-se na Newsletter: Zona Sul

Mais do O Globo

Edital para 3,1 mil vagas vai conceder uma bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga por até 48 meses

Novo edital do Mais Médicos terá cota para negros, indígenas e PCD

Especialistas afirmam que modelo citado pela imprensa norte-coreana poderia, em teoria, levar armas nucleares

Coreia do Norte anuncia lançamento de mísseis com 'ogivas supergrandes'; Seul sugere que teste foi um fracasso

Ao custo de R$ 80 milhões, previsão é de conclusão da reforma do prédio principal até 2026. Sobre outros usos para o terreno Eduardo Paes disse que resolverá com o presidente da República: "No final, falo com o Lula"

Prefeitura inicia obras da Estação Leopoldina e anuncia licitação da Cidade do Samba 2 até sexta-feira

Declaração acontece após Jordan Bardella, cotado para premier em um eventual governo do Reagrupamento Nacional, condicionar ascensão ao cargo se legenda obtiver maioria absoluta

Eleições na França: Le Pen diz que partido 'quer governar' e só aceitará formar coalizão se puder 'agir'

Em menos de 24 horas foram registrados três casos na capital, dois deles com morte

Hospital onde paciente morreu após ficar preso em elevador não tinha serviço de manutenção com certificado no Crea

Se pesar com frequência pode levar a um controle melhor do peso, porém pode gerar uma obsessão e comportamentos negativos

Com que frequência você deve se pesar? Especialista explica

Consulta online permite que público comprove se o similar foi devidamente regularizado e pode substituir um remédio de referência

Anvisa divulga plataforma para paciente saber qual remédio similar pode ser usado no lugar do de referência
  翻译: