Rio
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/06/2024 - 09:12

Transferência de Ronnie Lessa para Tremembé revela envolvimento de políticos nos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Ronnie Lessa foi transferido para Tremembé após delação sobre Marielle Franco. Acordo revela envolvimento de políticos e chefes de polícia nos homicídios. Chiquinho Brazão e Domingos Brazão são acusados de ordenar os assassinatos da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Lessa aponta Rivaldo Barbosa como cúmplice. Todos negam participação no crime.

O ex-policial militar Ronnie Lessa foi transferido nesta quinta-feira pela Polícia Penal Federal da Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para o Presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. De acordo com a determinação do juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, durante o período de translado, ele deverá ser recolhido nas custódias ou celas mantidas pela Polícia Federal nos aeroportos ou quaisquer outros locais de passagem.

O ex-policial militar Ronnie Lessa — Foto: Reprodução
O ex-policial militar Ronnie Lessa — Foto: Reprodução

No despacho, do último dia 11, o magistrado havia determinado ainda o imediato cumprimento da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acerca da transferência do ex-PM.

A medida é um dos benefícios do acordo de colaboração premiada assinada com a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República sobre os homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

"Os benefícios previstos na colaboração premiada dependem, obviamente, da eficácia das informações prestadas, uma vez que trata-se de meio de obtenção de prova, a serem analisadas durante a instrução processual penal. Isso, entretanto, não impede que, no presente momento, seja realizada, provisoriamente, a transferência pleiteada – enquanto ainda em curso a instrução processual penal; medida possível e previamente acordada por esse juízo com a a Chefia do Poder Executivo bandeirante e com a Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo", escreveu Moraes, no despacho.

Na mesma decisão, o ministro determinou o levantamento do sigilo do acordo de colaboração assinado por Lessa.

Nos depoimentos prestados aos investigadores, o ex-PM relatou que, no segundo trimestre de 2017, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), então vereador do Rio, demonstrou "descontrolada reação" à atuação de Marielle para "apertada votação do projeto de Lei à Câmara número 174/2016". 


Com o projeto, ele e o irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Domingos Brazão, buscariam a regularização de um condomínio inteiro na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, sem respeitar o critério de área de interesse social, visando obter o título de propriedade para especulação imobiliária.


À PF, Lessa ainda relatou que o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa foi uma peça-chave para que os homicídios fossem consumados a mando dos Brazão. Ao delegado, caberia garantir uma espécie de imunidade aos envolvidos, ou seja, de alguma forma o inquérito que se sucederia não poderia chegar nos responsáveis pela empreitada criminosa. 

Na denúncia apresentada, a PGR afirma que “a ordem para executar os homicídios foi dada por Domingos e Chiquinho” e que os dois defendiam os interesses de milícias “junto às instituições de Estado”. Os irmãos também foram denunciados por organização criminosa.


O documento aponta que os irmãos informaram sobre o plano de matar a parlamentar a Barbosa, que teria usado sua autoridade como chefe de Polícia Civil “para oferecer a garantia necessária aos autores intelectuais do crime de que todos permaneceriam impunes”. 


Os irmãos Brazão e Barbosa estão presos preventivamente desde o dia 24 de março. Na última terça-feira, ele tornaram-se réus após ministros da Primeira Turma do STF votarem por unanimidade pelo recebimento da denúncia oferecida pela PGR. Os três negam participação no crime.

Mais recente Próxima Operação policial mira suspeitos de extorquir dinheiro de motoristas de app na Ilha, Zona Norte do Rio

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Vagas são para jovens a partir de 15 anos e tem como objetivo a geração de renda dos alunos

Projeto abre inscrições para curso gratuito de fotografia e vídeo para jovens, na Zona Sul

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal

Além do ex-presidente da Petrobras, novos membros do colegiado reforçam foco da liderança da companhia em finanças e varejo

Pedro Parente é indicado para presidir o conselho de administração da Azzas 2154, fusão de Arezzo e Soma
  翻译: