Rio
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 04:30

Expansão da milícia em Queimados

Miliciano de Nova Iguaçu expande seus negócios para Queimados, com suspeita de lavagem de dinheiro. Tiroteio entre grupos rivais na cidade levanta preocupações. Expansão da milícia após morte de líder Ecko.

Após impor o monopólio da exploração dos negócios irregulares da milícia em cinco bairros de Nova Iguaçu (Cabuçu, Aliança, Jardim Laranjeiras, Valverde e K-32), e de movimentar uma quantia de R$ 10 milhões só no ano passado, Gilson  Ingrácio de Souza Junior, o Juninho Varão, expandiu seus domínios para mais uma cidade da Baixada Fluminense. Investigações da Polícia Civil revelam que a quadrilha de Varão teria entrado em alguns bairros de Queimados.

A cidade é a mesma onde um tiroteio ocorreu, no último dia 21. Na ocasião, milicianos rivais trocaram tiros no Centro do município e uma pessoa morreu.

Câmeras de segurança chegaram a flagrar o tiroteio, ocorrido à luz do dia. As imagens mostram um carro prata sedo atacado por ocupantes de um veículo preto. Logo após a troca de tiros, a polícia encontrou o corpo de um homem, ao lado do primeiro automóvel. Perto dele, duas pistolas, 11 carregadores e dois celulares foram encontrados.  Outros bandidos conseguiram fugir. Apesar da presença do grupo de Juninho Varão na cidade, a polícia ainda não tem provas que o bando seria um dos envolvidos na troca de tiros.

Juninho Varão é procurado por chefiar milícia em Nova Iguaçu — Foto: Reprodução Cartaz Disque-Denúncia
Juninho Varão é procurado por chefiar milícia em Nova Iguaçu — Foto: Reprodução Cartaz Disque-Denúncia

Nesta quinta-feira, policiais civis e o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Rio de Janeiro (MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpriram um mandado de busca e apreensão em Queimados, em um endereço de uma pessoa suspeita de ligação com um esquema de lavagem de dinheiro da milícia de Juninho Varão. Não houve prisões, mas o material apreendido foi levado para a Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD).

Juninho Varão é ex-integrante da milícia de Wellington da Silva Braga, o Ecko. Após a morte de Ecko, em junho de 2021, houve um  racha na milícia, e os negócios explorados por paramilitares em Nova Iguaçu ficaram sob responsabilidade de Danilo Dias Lima, o Danilo Tandera. Em agosto de 2022, Delso Dias Lima, irmão de Tandera, foi morto ao trocar tiros com a polícia. Após isto, a quadrilha se fragmentou ainda mais e Juninho Varão assumiu o comando dos negócios irregulares em parte de Nova Iguaçu.

A partir daí, o miliciano se fortaleceu ao formar alianças com milicianos de Seropédica. Atualmente, o grupo tenta se estabelecer definitivamente em algumas áreas de Queimados. O paramilitar é considerado foragido e tem em seu um nome um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Mais recente Próxima Polêmica sobre novas regras para circulação de bicicleta nas ciclovias continua: prefeito só poderá sancionar lei a partir de agosto

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

Mais do O Globo

Empresa diz que medida trava inovação e que pode atrasar benefícios do uso de inteligência artificial no Brasil

Meta diz que decisão do governo de suspender uso de dados para treinar IA é 'retrocesso'

A ex-BBB apontou falas de Renata Meins, consultora de 'imagem pessoal' sobre mulheres transsexuais como desrespeitosas e cruéis

'Transfobia': Ariadna Arantes se revolta com 'coach' que afirma não atender mulheres trans em curso de visagismo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'

Tricolor perdeu últimos seis jogos e não vence há dez jogos no campeonato

Fluminense na lanterna do Brasileiro rende zoações de rivais; veja memes
  翻译: