Político
PUBLICIDADE

Sergio Moro

Natural do município de Maringá, no Paraná, o ex-juiz federal e hoje senador Sergio Moro foi um dos personagens principais da Operação Lava Jato. A investigação extrapolou o âmbito processual e foi o estopim de manifestações anticorrupção durante o Governo Dilma.

Graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, Moro ganhou notoriedade nacional e internacional por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na operação, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht. Em 2017, no âmbito dessa operação, condenou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O enfraquecimento da operação teve início pela reação dentro do Congresso Nacional, que questionou os métodos da investigação, e se consolidou a partir da divulgação de conversas privadas entre os integrantes da força-tarefa, em episódio que ganhou o nome de Vaza Jato, em 2019.

Depois de abrir mão do cargo de juiz e assumir o posto de ministro da Justiça de Bolsonaro, fortalecendo as indagações sobre suas motivações políticas, Moro decidiu deixar o governo em meio a atritos com o ex-presidente. Nas últimas eleições, foi eleito senador pelo estado do Paraná, filiado ao União Brasil.

TRE-PR decidiu, por unanimidade, não haver irregularidade na transferência do título da deputada eleita por São Paulo para Paraná

Justiça Eleitoral rejeita ação do PT contra Rosangela Moro por mudança de domicílio eleitoral

Recolhido desde tentativa fracassada de ser reconduzido por Lula, ex-chefe do MPF tenta se reabilitar após proteger então presidente em processos no STF

Gilmarpalooza: Ex-PGR que blindou clã Bolsonaro, Aras discutirá judicialização da política

Nesta quarta-feira a autoridade financeira manteve a taxa básica de juros em 10,5% ao ano

Lula reclama de decisão do Banco Central sobre taxa de juros: ‘Uma pena que manteve’

Presidente volta a buscar 'inimigo externo' diante de dificuldades na política fiscal

Com declaração, Lula pode unir Copom em torno de Campos Neto

Julgamento está previsto para a tarde desta terça-feira na Primeira Turma

Caso Marielle: STF deve colocar irmãos Brazão e ex-chefe da Polícia do Rio no banco dos réus
  翻译: