A diversificação da empregabilidade se consolidou como uma realidade pós-pandemia do covid-19, oferecendo oportunidades para diplomados (ensino superior) explorarem novas áreas. Com habilidades transferíveis, flexibilidade e desenvolvimento contínuo, é possível construir uma carreira satisfatória além da formação original.
Para enfrentar os novos desafios, é essencial aprimorar competências técnicas (Hard Skills) e, principalmente, Soft Skills. Isso permite que profissionais desenvolvam habilidades chave para se destacarem no mercado, como comunicação eficaz, liderança, trabalho em equipe, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico e criativo, além de gestão de tempo e priorização.
É fundamental identificar habilidades transferíveis, investir em cursos e treinamentos, desenvolver uma rede de contatos profissionais, manter-se atualizado sobre tendências do mercado e aprender a se apresentar e se promover. Essa abordagem estratégica permitirá que o profissional/estudante se destaque no seu ambiente e aumente suas chances de sucesso para conseguir o emprego, buscar novas posições na empresa ou realizar transições de carreira.
PESQUISA DE EMPREGABILIDADE pautando a grande mídia 💥 Por que quase 26% dos egressos de IES trabalham em áreas distintas daquelas em que eles se formaram? 👇
REPORTAGEM DO EXTRA explica o fenômeno com entrevistas de pessoas no mercado de trabalho e Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do Semesp. Confira 🗞️
#semesp #semesp45anos #emprego #pesquisa #ies #universidades #ensinosuperior #educaçãosuperior
Trabalho: um em cada quatro egressos do ensino superior que exercem atividade remunerada atua fora da área de formação
extra.globo.com
--
1 semAs inscrições se encerraram dia 17/12 /24