Você já ouviu falar das emissões de escopo 3? Esse é um olhar mais recente para o #ESG, porém de extrema importância, e que diversas empresas já estão dando a devida atenção. Basicamente, essa categoria de emissões de gases tem origem em operações comerciais que não são de propriedade ou controladas diretamente por uma companhia, como a cadeia de suprimentos, de transporte, uso ou de descarte de produtos. E apesar de não ser uma emissão direta, as emissões de escopo 3 impactam tanto nos resultados quanto nos riscos ESG.
A Lojas Renner S.A. é uma companhia que faz um trabalho muito interessante neste sentido. A varejista de vestuário, por exemplo, encerrou 2021 com 81,3% de itens de vestuário menos impactantes, um ponto porcentual acima do compromisso estabelecido em 2018, que era de 80%.
A empresa considera como menos impactantes as matérias-primas mais sustentáveis, como o algodão certificado, liocel, viscose certificada, poliamida biodegradável, fio reciclado, além de aquelas que geram menos impacto ao meio ambiente, com menor consumo de água, tingimento natural, upcycling, entre outros.
No mesmo ano, a empresa conseguiu cumprir uma meta importante: ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores de produtos têxteis com certificação socioambiental. Um detalhe importante dessa cadeia é o uso do algodão produzido de maneira sustentável.
A empresa entendeu que ela tem, sim, o poder de escolher com quais fornecedores trabalhar, e, por isso, realiza uma série de iniciativas para monitorar a responsabilidade socioambiental de seus parceiros. Há uma gestão próxima dos fornecedores de revenda e administrativos, times técnicos dedicados ao acompanhamento e suporte da cadeia de fornecimento, além de acesso à Universidade Renner (UR), uma plataforma digital de educação corporativa para a rede de fornecedores.
Outra iniciativa bem interessante é o programa de rastreabilidade digital criado pela empresa, que por meio de blockchain localiza onde os produtos foram produzidos, por onde passaram, quais atributos possuem e mensura de forma precisa, o impacto de nossa produção.
É um verdadeiro #case de como trabalhar o ecossistema de escopo 3 de maneira não só colaborativa, mas completamente transparente.
Abaixo o link para a página sobre o tema, que possui até mesmo um portal com todos os fornecedores de matéria-prima utilizados na cadeia produtiva.
https://lnkd.in/d4W-JYuQ
#escopo3 #renner #esg #fornecedores
CEO na Maxitex Indústria Têxtil Ltda.
9 mEstamos juntos. 🇧🇷♻️🇧🇷♻️🤛💪🙏