É confortável estar na zona de conforto, e sair dela é mais confortável ainda

É confortável estar na zona de conforto, e sair dela é mais confortável ainda

Ahhhhh, a zona de conforto! Um espaço familiar, previsível e seguro, onde nos sentimos protegidos e sem grandes preocupações. É um lugar em que dominamos tudo o que pode acontecer e, como diria Charles Duhigg no livro “O Poder do Hábito”, nosso cérebro procura fazer tudo o que pode no piloto automático, afinal, ele quer fazer o mínimo possível e economizar energia. 

Mas o que vou falar agora talvez seja um pouco estranho para alguns: não há algo mais gratificante do que quando saímos desse conforto todo e enfrentamos desafios que nos motivam a ser profissionais melhores a cada dia e a aprender coisas novas. É isso mesmo que você leu! 

Sair da zona de conforto é assustador. Requer coragem, disposição para lidar com o desconhecido e um esforço contínuo que muitas vezes vai contra nossa própria natureza. É um processo trabalhoso, que exige dedicação e superação de obstáculos internos e externos. Sobretudo, muito autoconhecimento, algo que infelizmente nem todo mundo tem sobre si mesmo. E é exatamente essa jornada desafiadora que faz nosso cérebro se desenvolver, nossa criatividade se aguçar e nosso pensamento se tornar cada vez mais inovador. Isso é desenvolvimento pessoal. 

É mais fácil seguir a rotina do cotidiano, cumprindo nossas tarefas habituais sem questionar. Mas, ao fazer isso, estamos limitando nosso potencial de crescimento e estagnando nossa carreira. E hoje, 2023, século XXI, o verdadeiro crescimento profissional está fora da zona de conforto, onde somos impulsionados a evoluir, a buscar soluções criativas e a desenvolver novas competências. 

Saber disso não é reconfortante para você? Pois eu, Ricardo, acho muito. Inclusive, esses dias eu estava em um curso in company que estávamos aplicando pela gonow1 falando justamente sobre isso, e um dos alunos da empresa que nos contratou estava falando como as atividades o deixaram bem incomodado (o que era nossa intenção) e que isso fez ele repensar muita coisa e na verdade o fez pensar como é até mais confortável pensar que é possível mudar e evoluir. Ele capturou exatamente a essência do negócio. 

Em um mundo em que falamos muito sobre soft skills do profissional do futuro, com certeza adaptabilidade, resiliência e essa capacidade de “se jogar no diferente” farão você se destacar anos luz no mercado de trabalho, e viver mais levemente na sua vida profissional. E para isso não tem fórmula mágica ou qualquer tipo de segredo: é cair na realidade e trabalhar um pouco cada dia para se desconstruir e refletir o que é realmente confortável.  

Sair da zona de conforto pode ser como abraçar os desafios que te motivam a ser um profissional melhor a cada dia e a aprender coisas novas. Responda sinceramente: é mais confortável pensar em viver o resto da vida igual e estagnado, ou é mais confortável pensar em novos desafios a serem superados e no quanto você pode evoluir?


 "O funcionário do mês" é uma newsletter gonow1 escrita por Ricardo Costa para falar de um dos maiores desafios do mercado de trabalho: desenvolver pessoas.

#desenvolvimentodepessoas #zonadeconforto #treinamentocorporativo #carreiradesucesso #carreiraprofissional #softskills


 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos