É possível não gostar da tecnologia?

É possível não gostar da tecnologia?

É notório que hoje em dia, precisamos cada vez mais saber e entender de tecnologia, pelo menos como usuários. O que temos, muitas vezes, são as pessoas que não gostam de fato das telinhas. O que deveria ser respeitado (e muitas vezes é), não fosse o fato de que quase tudo em matéria de serviços (públicos e privados), compras (e-commerce), qualquer empresa que você trabalhe, já use não somente os computadores como também sistemas integrados que facilitam a gestão. E não, a tecnologia não escolhe profissão. Todas já tem resquícios online, facilitadores ou aplicativos que reunam todas as informações necessárias para acertiva tomada de decisão. 

Quem não quer utilizar os equipamentos tecnológicos e as ferramentas, podem até assim o fazer, mas em algum momento esbarra com a necessidade de utilizar alguma plataforma digital, como por exemplo emitir alguma certidão online, solicitar algum serviço, efetuar uma compra do que precisa, entre outros. 

O telefone fixo deu lugar ao celular, em que, além de ligações (!), fazem uma série de outras coisas pra facilitar sua vida. 

O que diferencia a praticidade, utilidade e agilidade dessas ferramentas, aplicativos e serviços online, são justamente a divergência desses mesmos sistemas, interface e mudanças constantes para melhoria dos mesmos. Alguns usuários, como por exemplo os idosos, podem ter sérias dificuldades ou se apegar ao layout anterior, por "já saber usar daquele jeito" e se perdem no meio do processo, podendo até mesmo "largar o e-mail de lado". A diferenciação de um sistema para o outro também traz uma sensação de estar perdido. Percebo, até mesmo como usuária de sistemas corporativos, que nem tudo fica tão auto-explicativo e intuitivo. Sempre tem uma informação que deveria ter colocado de forma que não foi corretamente explicada ou algum problema interno de sistema mesmo em que um dado deveria "conversar" com o outro, mas não está fazendo por algum problema da programação do sistema. 

Porém, mesmo que ainda tenhamos usuários que estejam resistentes à tecnologia, não é mais possível ficar 100% alheio à tecnologia nos dias de hoje. Há que se ter o mínimo de conhecimento e utilizar o mínimo pelo menos para conseguir concluir algumas demandas, processos e necessidades. 

E você? Curte ou não a tecnologia? Deixe seu comentário.

Não sou obrigado a usar todas as tecnologias, utilizo o que é necessário, não morro de paixão pela tecnologia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos