É Reactivo ou Proactivo?...

Espera que os outros conduzam ou toma a iniciativa? Estas são questões de personalidade, associadas aos Metaprogramas da PNL. Todos nós temos percentagens de uma e outra característica, mas há pessoas que, por serem mais acentuadas num dos lados, são facilmente identificáveis... Através da linguagem ou do comportamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se é Reactivo, tem tendência a esperar pelos outros para iniciar algo ou pelo menos até que o momento seja conveniente. Os reactivos levam muito tempo a considerar e a analisar sem agir. Precisam saber e entender tudo para poderem motivar-se, sendo que acreditam em sorte ou oportunidade. Usam mais palavras como considerar, investigar, analisar, detalhes, entender, sorte... Querem certezas absolutas, segurança e previsibilidade. Por isso preferem esperar que os outros façam primeiro e se correr bem avançam, depois de analisarem tudo ao pormenor. Facilmente ficam sentados, aguardando o «momento certo».

Se é Proactivo, tende a iniciar sem esperar pelos outros. Estas pessoas gostam de passar à acção com pouca informação e análise e arriscam sem pensar muito ao detalhe. São pessoas muito boas para efectuar o trabalho. Como influenciam os outros a avançarem, elas usam palavras como: vamos lá, faz, é hora de agir, segue em frente, porque esperar?, é já, avança. Usam verbos activos e referem-se às situações como se tivessem todo o controlo. Têm dificuldade em ficar sentadas, à espera do «momento certo», ao contrário dos Reactivos. Nos Proactivos encontram-se os líderes inspiradores, onde os outros buscam a energia para se moverem.

Não há mau ou bom, são apenas atributos que caracterizam o indivíduo e que o conduzem a escolhas mais específicas na vida. Haverá situações em que ser Proactivo é melhor do que ser Reactivo e vice-versa. Porém, nos dias de hoje, o que acha melhor desenvolver?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos