De onde vêm as boas ideias?

De onde vêm as boas ideias?

O título desse artigo é também o título de um vídeo que eu recomendo para todo mundo que fala comigo sobre criatividade e inovação. Nele podemos ver que as ideias revolucionárias quase nunca surgem num surto repentino de inspiração. As ideias mais importantes levam tempo de amadurecimento para serem úteis e geralmente surgem da colisão de dois (ou mais) palpites que estão permeando em outras cabeças. Ou seja, para sermos mais criativos é muito importante que tenhamos ambientes que propiciem essas colisões. E quando digo ambiente quero dizer tanto o espaço físico quanto a nossa ação de compartilhar com outras pessoas os nossos palpites e fazermos com que eles evoluam e sejam complementados.

Ser uma pessoa criativa está fortemente relacionado a liberdade que você encontra para fazer o que precisa e acredito que temos três figuras principais que podem permitir ou bloquear todo o potencial criativo: você, sua liderança e sua empresa.

Do ponto de vista individual, você pode se questionar sobre o quão livre você mesmo se permite ser para criar. Você aceita os seus erros e comemora seus acertos? Você acredita que pode fazer as mesmas coisas de formas diferentes? Você tem coragem de tentar? Você procura por temas e pessoas diferentes?

Existe o movimento de algumas empresas para tornar os ambientes dos escritórios menos formais, com áreas de descompressão e locais que permitam conversas, interações e brainstorming. Porém, não adianta um ambiente descolado com um gerenciamento engessado. O líder tem um papel fundamental como incentivador para que a equipe se sinta segura para criar e experimentar formas diferentes de fazer as coisas (isso é assunto para outro artigo).

Pensando no que cabe a nós como indivíduos únicos, o mais importante para mim é o quanto nós estamos aproveitando esses espaços e incentivos de verdade. Quantas vezes estamos nos sentindo improdutivos e sem conseguir chegar na solução para alguma coisa e ficamos apenas sofrendo calados (ou pior, reclamando).

Quando falo de criatividade existem alguns pontos que fazem toda a diferença para mim e quero compartilhar com você hoje:

  1. Me questionar sobre como assuntos aleatórios se aplicam nos meus projetos: É muito comum ver essas reflexões com mensagens de filmes, mas costumo fazer esse questionamento com tudo o que recebo de informação, principalmente se eu aprender coisas novas sobre outras áreas.
  2. Anotar pensamentos: muitas ideias e conexões surgem no banho, na volta para casa, durante uma aula e segundos depois eu já não me lembro mais o que estava pensando. Por isso, anotar tudo o que penso foi uma alternativa importante.
  3. Contar para outras pessoas sobre esses pensamentos: não basta anotar os devaneios e não compartilhar com outras pessoas. É ai que acontece a mágica das boas ideias.
  4. Não entregar a versão final no mesmo dia: a primeira versão de qualquer coisa que eu faço será sempre um protótipo. Usando a mesma linha de raciocínio do começo do texto, o nosso cérebro precisa respirar e se distrair para conseguir ter uma olhar melhorado para algo, por isso, sempre que posso eu vou para casa e no outro dia reflito sobre o que foi construído. Se tiver tempo de mostrar para um amigo criticar é melhor ainda!

Ser criativo não é um dom, é uma habilidade que qualquer um pode desenvolver. Você está utilizando mecanismos para melhorar sua criatividade?

Vanessa Gomes

Recrutamento e Seleção | Talent Acquisition | Recruiter | Varejo | Recursos Humanos | Treinamento | Diversidade e Inclusão #VemProMagalu

3 a

Maravilhosa Let!!!

Raquel Ferreira

Analista de Treinamento e Desenvolvimento SR | Magazine Luiza

3 a

Obrigada por compartilhar esse texto tão cheio de insigths!

Samir José e Silva

Sr. HR Manager na Cofco International

3 a

Tenho certeza que virão muitos bons projetos pela frente!

Patricia Barbi de Assis

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | T&D | DESING INSTRUCIONAL | GESTÃO DE EQUIPES

3 a

Show! Criatividade é sim uma habilidade e a liderança tem papel fundamental no processo de desenvolvimento de uma equipe criativa, um ponto importante é saber que nenhuma idéia é louca demais para não ser compartilhada, adoro nossos momentos de bate papo onde as idéias mais loucas são aperfeiçoadas e percebemos que podemos viabilizar.

Luana Souza Skopek

Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional no Grupo Vamos | Especialização em ESG, Liderança e Inovação

3 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leticia Barbi

  • O dia em que discordei do Stephen Hawking!

    O dia em que discordei do Stephen Hawking!

    Há 15 anos atrás, eu que adorava as aulas de português, sempre que tinha a oportunidade de escrever uma redação com…

    5 comentários
  • A curiosidade é faísca para o aprendizado

    A curiosidade é faísca para o aprendizado

    Criatividade e aprendizagem são dois assuntos que adoro e sempre falo, tanto no LinkedIn quanto no dia a dia. Hoje não…

  • Coisas que aprendi estudando psicanálise sem trabalhar na área

    Coisas que aprendi estudando psicanálise sem trabalhar na área

    Em 2019 comecei a conviver com psicólogos e profissionais de recrutamento e seleção. Foi quando percebi que seria muito…

    3 comentários
  • É tempo de reaprender a aprender

    É tempo de reaprender a aprender

    Não é de hoje que os profissionais da Educação Corporativa falam sobre o Ensino à Distância (EAD) e o protagonismo…

    3 comentários
  • 4 dicas para ser mais mais criativo

    4 dicas para ser mais mais criativo

    Não é novidade que cada dia que passa precisamos ser mais criativos independente da nossa área de atuação. Também já…

    1 comentário
  • Você já utilizou os Modelos Online do Excel?

    Você já utilizou os Modelos Online do Excel?

    Se você utiliza o Excel 2016 já deve ter notado que toda vez que a ferramenta abre aparece uma barra de pesquisa. Mas o…

    4 comentários
  • 3 Dicas de Outlook que vão te ajudar no dia a dia

    3 Dicas de Outlook que vão te ajudar no dia a dia

    O Microsoft Outlook é uma das principais e mais usadas ferramentas no dia a dia dos escritórios para receber e enviar…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos