De onde vêm as boas ideias?
O título desse artigo é também o título de um vídeo que eu recomendo para todo mundo que fala comigo sobre criatividade e inovação. Nele podemos ver que as ideias revolucionárias quase nunca surgem num surto repentino de inspiração. As ideias mais importantes levam tempo de amadurecimento para serem úteis e geralmente surgem da colisão de dois (ou mais) palpites que estão permeando em outras cabeças. Ou seja, para sermos mais criativos é muito importante que tenhamos ambientes que propiciem essas colisões. E quando digo ambiente quero dizer tanto o espaço físico quanto a nossa ação de compartilhar com outras pessoas os nossos palpites e fazermos com que eles evoluam e sejam complementados.
Ser uma pessoa criativa está fortemente relacionado a liberdade que você encontra para fazer o que precisa e acredito que temos três figuras principais que podem permitir ou bloquear todo o potencial criativo: você, sua liderança e sua empresa.
Do ponto de vista individual, você pode se questionar sobre o quão livre você mesmo se permite ser para criar. Você aceita os seus erros e comemora seus acertos? Você acredita que pode fazer as mesmas coisas de formas diferentes? Você tem coragem de tentar? Você procura por temas e pessoas diferentes?
Existe o movimento de algumas empresas para tornar os ambientes dos escritórios menos formais, com áreas de descompressão e locais que permitam conversas, interações e brainstorming. Porém, não adianta um ambiente descolado com um gerenciamento engessado. O líder tem um papel fundamental como incentivador para que a equipe se sinta segura para criar e experimentar formas diferentes de fazer as coisas (isso é assunto para outro artigo).
Recomendados pelo LinkedIn
Pensando no que cabe a nós como indivíduos únicos, o mais importante para mim é o quanto nós estamos aproveitando esses espaços e incentivos de verdade. Quantas vezes estamos nos sentindo improdutivos e sem conseguir chegar na solução para alguma coisa e ficamos apenas sofrendo calados (ou pior, reclamando).
Quando falo de criatividade existem alguns pontos que fazem toda a diferença para mim e quero compartilhar com você hoje:
Ser criativo não é um dom, é uma habilidade que qualquer um pode desenvolver. Você está utilizando mecanismos para melhorar sua criatividade?
Recrutamento e Seleção | Talent Acquisition | Recruiter | Varejo | Recursos Humanos | Treinamento | Diversidade e Inclusão #VemProMagalu
3 aMaravilhosa Let!!!
Analista de Treinamento e Desenvolvimento SR | Magazine Luiza
3 aObrigada por compartilhar esse texto tão cheio de insigths!
Sr. HR Manager na Cofco International
3 aTenho certeza que virão muitos bons projetos pela frente!
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | T&D | DESING INSTRUCIONAL | GESTÃO DE EQUIPES
3 aShow! Criatividade é sim uma habilidade e a liderança tem papel fundamental no processo de desenvolvimento de uma equipe criativa, um ponto importante é saber que nenhuma idéia é louca demais para não ser compartilhada, adoro nossos momentos de bate papo onde as idéias mais loucas são aperfeiçoadas e percebemos que podemos viabilizar.
Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional no Grupo Vamos | Especialização em ESG, Liderança e Inovação
3 aLaís Serra